BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS... QUEM SABE UMA SUGESTÃO,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:
krika.56@gmail.com

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) blogueira (o),
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto,será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes , experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos .
Se você leu ,experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog ,ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente,assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo,por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog,não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu ,que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem- vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
OBRIGADA!
VOLTEM SEMPRE!

domingo, novembro 03, 2013

Uma zebra fora do padrão > Estímulos literários instrucionais >Zebra Zezé> 03/11/13


Esta é a história de uma zebra diferente. 
Ela é bagunceira, mas adora se arrumar; leitora e que também adora escrever; animada, mas dorminhoca, cabeça de vento, mas imaginativa. 
Seu caderno de listas, que enumera coisas de todo tipo - coisas amarelas, objetos que voam, coisas redondas e até rimas que não combinam -, procura ser um convite ao pequeno leitor à brincadeira.

Com ilustrações alegres e engraçadas – que enchem os olhos até dos mais desatentos – e textos curtos, mas cheios de humor, a autora vai traçando o dia a dia dessa zebra nada comum, vaidosa, sempre na moda e, além de tudo, culta e organizada. 
Sempre agarrada ao seu coelhinho de pelúcia, ela toma banho de banheira entre bolhas de sabão, dança animada no meio da sala, cria novos figurinos para o seu guarda-roupa e lê vários livros de uma só vez, até que decide, com muita imaginação, fazer um caderno de listas bem curioso!

 Sequência didática a partir de um dos livros do PNLD. 
 Uma zebra fora do padrão de Paula Browne, 
Atividade:
http://smecsananduvars.blogspot.com.br/2013/08/escola-municipal-gentil-antonio-tonial.html



Criatividade desta turma: Uma elefantinha fora do padrão...



Outra zebra
A Zezé...


Autora: Ana Aventura
Ilustrações: Alberto Faria
Temática(s): diversidade cultural, relações familiares estruturantes, meio ambiente.

PROJETO PEDAGÓGICO
Sinopse: Você sabia que as zebras se conhecem pelas listras? 
Quando elas nascem, ficam com os pais, e somente com eles, para se habituarem às listras, porque depois será necessário reconhecê- los na confusão de listras que é a manada de zebras. 
Mas imagine que, apesar dos esforços, isso não aconteça!

Ao longo dessas divertidas páginas cor-de-savana, repletas de diversidade africana, você vai descobrir as peripécias da zebra Zezé…
Recomendação: A partir dos 6 anos – Educação infantil
Tema transversal: Ética. 
Introdução
Objetivo geral
Este projeto tem por objetivo levar o aluno a desenvolver o conceito de identidade e família através da observação de imagens e costumes das zebras.
Objetivos específicos
- Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade possibilitando a identificação de si mesmo e do próximo;
- Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
- Conhecer o animal zebra e suas características gerais;
- Levar a criança a perceber suas características e comparar as diferenças que existem entre elas;
- Proporcionar por meio de uma visita pedagógica momentos de conhecimento do meio e comparação com diferentes animais;
- Observar fotos, imagens e situações;
- Tomar medidas de precaução para evitar desencontros com a família;
- Respeitar e valorizar a diversidade humana e estruturas familiares;
ESPAÇO CLIQUE
- Utilizar a tecnologia como forma de registro;
SUGESTÃO SEQUENCIA DIDÁTICA
Atividade prévia
Identifique titulo da obra, autor e biografia, gênero textual, editora etc.
a) Promova uma pesquisa sobre o animal Zebra e suas peculiaridades:
- Características físicas;
- Habitat;
- Tempo de vida;
- Alimentação.
b) Faça uma visita ao zoológico para observar a zebra e outros animais. Solicite que cada aluno reproduza com sucata o animal que foi de seu maior apreço, registrando também algumas curiosidades.

c) No livro a Zebra Zezé de A. Ventura e Alberto Faria, a zebrinha sempre se perdia. Retome a leitura dessa página com os alunos e questione o que deve ser feito quando você se perde dos pais em locais públicos e o que podemos fazer para evitar que isso ocorra.
Promova uma dramatização simulando uma entrevista. Separe os alunos em duplas, onde um será o entrevistador e ou entrevistado. Os papéis podem ser trocados. O importante é que sejam feitos questionamentos como o nome dos pais ou responsáveis, seu endereço e telefone.Caso seja detectado que os alunos não sabem essas informações, uma pesquisa deve ser feita e os alunos deverão decorar esses dados pessoais.

Sem esquecer de citar medidas de precaução para não se perder em locais públicos como: andar sempre de mãos dadas, ficar próximo dos responsáveis, na praia sempre utilizar roupas bem coloridas e chamativas, combinar pontos de encontro etc.
d) Segundo o dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa, identidade é o conjunto de características que distingue uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá–la. No livro A Zebra Zezé uma estratégia utilizada pelos pais para reconhecer sua família foi o desenho dos membros com suas singularidades físicas.
Leve até a sala material de pesquisa e observação para uso das crianças referentes às diferentes características físicas dos seres humanos, permitindo a observação de igualdades e diferenças do grupo (pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, cor dos olhos, cabelos, altura, comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas etc.).

Entregue a cada aluno um circulo em papel cartão e solicite que eles completem com  varetas, utilizando a imaginação.

e) Faça um dado da identidade. Em cada face do dado a criança deve reproduzir as características de um amigo destacando suas singularidades. Assim, os amigos serão pequenos bonecos que os representam. Para iniciar a brincadeira basta que os alunos joguem o dado e adivinhem quem está reproduzido ali.

f) O nome próprio nos acompanha no decorrer de nossas vidas. É um elemento que compõe a personalidade do ser humano. Faça com os alunos um móbile com foto e nome da criança. Você pode personalizá-lo utilizando o fundo de uma garrafa pet, cortada e enfeitada com gliter.

g) Complete a imagem de um R. G. com seus alunos. Inclua também uma foto.
h) Solicite uma foto da família e explore as diferentes estruturas familiares. Faça como Zezé e observe as outras famílias também falando sobre atividades que gostam de fazer juntos. Este deve ser um momento de aprendizagem, respeitando a diversidade de famílias e atividades diferentes que praticam juntos.
Com as fotos, faça um mural.
i) Promova jogos na sala para despertar a observação e atenção dos alunos como:
- Um aluno deve sair da sala, enquanto este se encontra fora as crianças podem trocar de lugar, de roupa, ou acrescentar algum objeto pessoal. O aluno que se encontrava ausente deve relatar as mudanças que aconteceram dentro da sala de aula.
Também utilize jogo dos sete erros (disponibilize duas imagens com apenas 7 aspectos diferentes).
j) Finalize o projeto com uma exposição de todos os registros. Deixe em uma sala específica passando no aparelho de televisão a entrevista efetuada pelos alunos.
ESPAÇO CLIQUE
- Utilizando uma máquina filmadora grave as entrevistas efetuadas pelos alunos solicitando seus dados pessoais.
Multimídia
Filme Madagascar
Duração (1h20min)
Gênero: animação, aventura, comédia
Sinopse e detalhes do filme
O leão Alex é a grande atração do zoológico do Central Park, em Nova York. Ele e seus melhores amigos, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótamo Gloria, sempre passaram a vida em cativeiro e desconhecem o que é morar na selva. Curioso em saber o que há por trás dos muros do zoológico, Marty decide fugir para explorar o mundo. Ao perceberem a fuga do amigo, Alex, Gloria e Melman decidem partir à sua procura. O trio encontra Marty na estação Grand Central do metrô, mas antes que consigam voltar para casa são atingidos por dardos tranquilizantes e capturados. Eles são embarcados em um navio rumo à África, onde serão colocados em liberdade por um grupo de humanos que quer tirar os animais da vida estressante em cativeiro. Após um grupo de pinguins, que também está no navio, sabotá-lo, o grupo vai parar na ilha de Madagascar, onde precisa encontrar meios de sobrevivência em uma selva verdadeira.
Zebras In Etosha
Curiosidades
As listras das zebras são sempre iguais?
Não. Cada zebra tem um desenho diferente, como acontece com nossas impressões digitais.
Foi à forma que a natureza lhes deu para se defender dos predadores. O maior predador da zebra são os leões e outros felinos.
Acontece que esses caçadores, quando estão se preparando para atacar, se fixam em um único animal e depois partem para o ataque. As zebras, ao perceberem à investida, começam a correr e como elas estão em manadas, as listras começas a se misturar em um movimento que deixa qualquer atacante confuso e até hipnotizado. Eles perdem o referencial. Ou seja, é uma defesa bem eficaz…


Avaliação
A avaliação acontece paulatinamente através da mudança de hábitos e atitudes, cumprimento de tarefas e registros visando:
- O conhecimento de si, dos outros colegas, e do animal em foco, neste caso a zebra;
- Compreensão do conceito de família e respeito à diversidade;

dobradura-zebra-origami


Atividade do livro
Uma zebra fora do padrão
     Autora Paula Browne
Será que esta _____,
Debaixo da coberta,Vai ficar de pé?
A ___________ só se levanta
Quando a fome aperta!
E vai direto pra ______
Preparar o seu café!
O que faz essa danada
Na _________ cheia d’água
_________ a espuma pelo chão?
Toma um banho perfumado
E sopra _______ de sabão!
Mas que zebra bagunceira!
Dá até gosto ver a __________ feliz,
No  meio da sala, sacudindo os ______!
Eta, ________animada!
Que rebola ________
E não pensa em mais nada!
Para onde vai esta zebra levada
Com um ________ de aba larga
E um vestido de _________?
A lugar ______________!
Esta zebra inventa moda,
Ela ________ pra chuchu!
A zebrinha lê bastante,
Nesta _______ nem tem pó!
Mas precisava ler tudo
De uma vez só?
 - Opa, zebra! O que você está fazendo agora?
-Estou _________ uma lista.
- Lista do quê? Do que você tem pra fazer?
-Não - respondeu ________.
 O que será,então,
Que esta zebra ____________.
Tanto anota no caderno
Desta forma  ______________?
Deixe-me dar uma ___________...

....UAU! Mais que imaginação!
Esta zebra não perde tempo!
E eu nem __________ pensado
Que tinha tanta coisa legal
Nesta cabeça de  ___________!                                                       

 COMPLETE O TEXTO COM AS PALAVRAS ABAIXO

ZEBRINHA   -   DORMINHOCA  -   COZINHA -    - VENTO  
BANHEIRA –   -  BOLHAS        - QUADRIS        – ZEBRA -    
ESPALHANDO  -  SOZINHA        -   CHAPÉU        -  URUBU         
  NENHUM    - OLHADA       - DESLIGADA   -  INSPIRADA
INVENTA       -   ESTANTE      -     ESCREVENDO    -
DESPREOCUPADA –    IMAGINAÇÃO          -   HAVIA

LEITURA FEITA PELOS ALUNOS, EM DUPLA, DAS LISTAS DA ZEBRINHA.

LISTAS DE: COISAS REDONDAS
BOTÃO
LUA CHEIA
UMBIGO
TAMPA DE PANELA
BOLA DE FUTEBOL
UVA – LARANJA- MAÇÃ LIMÃO
O PINGO DA CHUVA DEPOIS DE FAZER PLOFT NO CHÃO
BOLHA DE SABÃO


LISTAS DE: TUDO QUE VOA
 BORBOLETA
PIPA
AVIÃO DE PAPEL
BALÃO
PENSAMENTO
SEMENTE DE GIRASSOL
NUVEM
BALANÇO DA PRACINHA


LISTAS DE:  RIMA QUE NÃO COMBINA
 FERRAMENTA  COM  PIMENTA
PIPOCA  COM  COROCA
CAFUNÉ  COM  JACARÉ
FLAUTA  COM   ASTRONAUTA
PIANO    COM   PELICANO
REPOLHO  COM  PIOLHO
FADA MADRINHA   COM   CACA DE GALINHA


ESCRITA  DOS ALUNOS
LISTAS DE:   

Fonte: Recebi via email do grupo sugestões de atividades
                                                            








Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Blog Widget by LinkWithin

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios