BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

quarta-feira, julho 09, 2014

Ciranda das vogais > Cantigas e parlendas > Estímulos alfabéticos > 09/07/2014

TEMAS:

Formação de palavras; alfabetização; parlenda como gênero narrativo.
Um livro direcionado para leitores iniciantes que trabalha desafios, versos e cantigas populares do universo infantil. 
Os diálogos dos personagens e as rimas proporcionam ao leitor um gostoso momento de se envolver com a formação das e sílabas e das palavras. 
As hipóteses e as descobertas do ato de ler e escrever são representadas pelas ilustrações que utilizam cores vibrantes, ricas em detalhes de colagem de tecidos, com traços que constroem cenas divertidas e atraentes.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

  • • Fazer desafios que apresentem trocas de vogais;
  • • Trabalhar as parlendas do texto;
  • • Produzir textos e brincadeiras a partir de outras parlendas;
  • • Dramatizar a história.

Atividade sinais da pontuação utilizando esta obra
AQUI
Livro: AQUI A obra traz um estudo com a intertextualidade (cantigas e parlendas), lançando desafio, envolvendo o reconhecimento da diferença de sentidos entre as palavras e as rimas, possibilitando ao leitor uma reflexão sobre as semelhanças sonoras e gráficas entre as palavras. 
Neste trabalho, priorizaremos o Eixo Leitura, porque nele estão as capacidades que os alunos precisam consolidar para avançar no processo de leitura e escrita.

Conteúdos: 

• Gênero textual: Cantigas e Parlendas

Eixos: 
• Leitura; • Oralidade; • Escrita

Objetivos: 
• Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios;
• Dialogar sobre o texto
• Ler para eles pausadamente na sala;
• Compreender que se trocarmos uma letra transformamos uma palavra em outra palavra.
• Identificar as palavras que rimam no texto;
• Identificar nomes dos animais que aparecem no texto.

Mais sequência didática: AQUI


Aula sobre poema,verso estrofe,rima:

Quiz sobre esta obra


O SAPO NÃO-LAVA-O-PÉ-PORQUE-NÃO-QUER,
DEPOIS QUE APRENDEU A LER,
LÊ TODOS OS LETREIROS, COPIA TUDO O QUE VÊ,
ESCREVE LISTAS DE COMPRAS
E BILHETES PARA A NAMORADA TETÊ.


DEBAIXO DO LIMOEIRO,
UM CRAVO JOGAVA CAXANGÁ.
BRINCAVA COM AS LETRAS,
TROCAVA TUDO DE LUGAR.
DESTA VEZ TINDOLELÊ,
DE OUTRA VEZ TINDOLALÁ!

Ilustradora
Sandra  Lavandeira

Desafiando a bicharada....

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE:
FACA E FOCA,
PRATO E PRETO,
SAL E SOL?

BALA E BOLA,
VELA E VILA,
DADO E DEDO?

DESAFIO PRA CÁ E PARA LÁ...

MALA E MULA,
FOLHA E FILHA,
BRANCO E BRINCO?

E  foram chegando mais bichos e mais desafios, misturados as cantigas de roda...

AGORA É SUA VEZ DE COM AS LETRAS BRINCAR.
AGORA É SUA VEZ DE TAMBÉM DESAFIAR!


LINGUAGEM E AFINS
FOLCLORE
ALFABETIZAÇÃO
ESTÍMULOS LITERÁRIOS

O Folclore é uma tema extremamente rico para ser trabalhado na alfabetização. 
Trava-línguas, parlendas, quadrinhas, poemas, adivinhas e cantigas são textos da cultura oral apropriados para se trabalhar a aquisição da base alfabética e ortográfica; por serem de fácil memorização, geram atividades que favorecem a percepção de que é preciso corresponder o falado ao escrito, além de brincar com o som, a forma gráfica e o significado das palavras.

Procedimentos:

1) Anunciar que vai ler um trava-língua ou uma parlenda ou uma quadrinha ou um poema ou uma cantiga . O professor deverá criar expectativas nos alfabetizandos com relação ao texto que irá ser trabalhado, fazendo as seguintes perguntas:
- Qual o tipo de texto que vamos ler? Para que serve? Onde pode ser encontrado? Registrar na lousa as respostas e fazer a comparação no final do trabalho.

2) Em seguida, perguntar aos alunos se eles sabem o que é uma --------.  Explicar as características do texto escolhido.

3) Apresentar para os alunos numa cartolina o texto ou escrevê-lo na lousa.

4) Ler o texto em voz alta, pausadamente e com entonação adequada.

5) Reler o texto apontando palavra por palavra. Em seguida, fazer a leitura coletiva apontando para cada palavra.

6) Distribuir texto xerocopiado e explicar o que se pede na atividade.

DIVULGANDO O TRABALHO DA PROFESSORA GLAUCE

O Professor que tiver interesse em adquirir material completo sobre o tema, tenho para venda um Kit Folclore com os itens abaixo ao valor de R$ 60,00 com despesas de envio pelo correio inclusas:

CD PROJETO FOLCLORE - O projeto contém 100 atividades, além  de capa, justificativa, objetivos, desenvolvimento, culminância e avaliação.

CD DE MÚSICAS E LENDAS DO FOLCLORE com 15 faixas.

KIT DE LIVRINHOS INFANTIL "FOLCLORE DIVERTIDO" 10 livrinhos ilustrados com 8 páginas cada.

LIVRO "FOLCLORE & COMPANHIA"  com 263 páginas.

Outra indicação do mês é o Projeto Dia dos Pais com 50 atividades ao valor de R$ 10,00 para envio por email ou R$ 15,00 para envio em um CD pelo correio.

 Abraço,
 Glauce


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios