BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, setembro 04, 2012

Dia e noite>Literatura>Mary França> Música> 04/09/12

Dia e noite: literatura infantil



O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver o interesse pela leitura.
Produzir texto, mesmo que de forma não convencional.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
a) A professora iniciará a aula apresentando 2 gravuras retratando o dia e a noite.
Em seguida, tecer comentários sobre cada fase e sobre o que as pessoas, geralmente fazem nesses horários..
b) Fazer a leitura das imagens do livro "Dia e Noite", de Mary e Eliardo França, pedindo que relatem o que estão vendo em cada página.
Depois, ouvir a história a partir do link:
c) A seguir, fazer a leitura modelar da história.


undefined

d) Após ouvir a história, pedir aos alunos que façam comentários sobre o que eles gostam de fazer de dia e o que gostam de fazer à noite. Qual a parte do dia de que mais gostam?
e) A partir desses comentários, propor aos alunos que escrevam, mesmo que de forma não convencional, sobre a parte do dia de que mais gostam, como também o que mais gostam de fazer.
Esses trabalhos serão apresentados para a turma.
Caso o aluno ainda não esteja na fase alfabética, a professora poderá escrever, abaixo do texto do aluno, de forma ortográfica.
Avaliação
Avaliar os textos escritos pelos alunos para detectar em que fase da aquisição da escrita se encontram (pré-silábica, silábica, alfabética ou ortográfica), a fim de propiciar atividades para fazê-los avançar.
Outra aula AQUI

Atividades com medidas de tempo: dia e noite
Dia e Noite - Mary França e Eliardo França
Livro:

•Fazer um gráfico para ver se as crianças gostam mais do dia ou da noite.
•Listar o que costumamos fazer de dia e a noite. Pode ser de forma coletiva em um papel pardo, em grupos ou individualmente.
•Construir um painel ilustrando o que fazemos durante o dia e a noite, utilizando recortes ou desenhos feitos pelos alunos.
•Pesquisar os hábitos das famílias: o que costumam fazer diariamente?
•Explorar o relógio, marcando as horas do dia e da noite.
•Ilustrar a história:

Atividade artística: Pintura em telas

- Representar o “dia” e a “noite” através da pintura, recorte e colagem.
Objetivos:
- Entender os movimentos da terra: rotação e translação e o que eles provocam na terra, nos planetas, nas pessoas, animais, vegetação, etc.
- Refletir sobre a importância do dia na realização de todas as atividades que nos propomos e da noite para que nosso corpo possa descansar e recarregar as energias para o dia seguinte.
- Desenvolver o gosto pela leitura.


Vejam tudo aqui:
http://www.acrilex.com.br/educadores.asp?conteudo=23&visivel=sim&mes=12
Rotação e translação ao som de uma canção

Autor :Sandra Maria Rocha de Arruda
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-perceber a Terra como um planeta
-identificar seus movimentos (translação e rotação)
-reconhecer a importância de seus movimentos para a vida no planeta
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1
Receba as crianças com a metade do rosto pintada de branco e a outra metade pintada de preto.
Divida a sala de aula em dois ambientes, utilizando um pano azul e outro preto.
Pendure no lado azul um Sol e nuvens para representar o dia e no lado preto uma Lua e estrelas para representar a noite.
Convide a turma para sentar em roda e apreciar a história “Dia e Noite” de Mary França e Eliardo França.
Não sei se gosto do dia.
Não sei se gosto da noite.
De dia, eu posso brincar.
Mas de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso balançar.
Vou alto, bem alto, no meu balanço.
Mas, de noite, eu posso sonhar.
De dia, eu posso ler.
Mas, de noite, ah!...
de noite, eu posso sonhar.
Não sei se gosto mais do dia.
Não sei se gosto mais da noite.
Depois da contação, desperte a curiosidade dos alunos para o tema a ser abordado, perguntando:
_ O que é o dia?
_ O que você faz durante o dia?
_ O que é a noite?
_ O que você faz durante a noite?
_ Por que existe o dia e a noite?
Ouça o que as crianças têm a dizer e aproveite para descobrir as experiências dos alunos sobre o assunto.
Atividade 2
Apresente o vídeo “De onde vem o dia e a noite?” da série “De onde vem?” com duração de 4 minutos e 38 segundos e destaque a sua importância sobre o dia e a noite, estimulando as crianças a assisti-lo atentas a essas descobertas.
Após assistir o vídeo, oriente a discussão para as questões apresentadas e anote com os alunos.
Interrompa a discussão, quando achar necessário, para complementar as explicações sobre os conceitos trabalhados (movimento aparente do Sol, rotação, dia, noite, translação).
Utilize um globo terrestre apoiado em um eixo inclinado e uma lanterna, para fazer simulações e deduções ao longo das explicações:
_ O dia acontece ao mesmo tempo em todos os lugares da Terra? E a noite?
_ O que gera o dia e a noite?
_ Por que não percebemos o movimento da Terra?
_ A Terra só gira em volta do seu próprio eixo?
Aproveite o momento para destacar a ideia de que, a cada aniversário que fazemos, a Terra completa uma volta em torno do Sol.
Atividade 3
Divida a turma em 2 grupos e dê para cada grupo uma bola de isopor e massinha de modelar nas cores azul, marrom, verde, vermelha, amarela, laranja, branca.
Proponha que um grupo confeccione a Terra e o outro grupo o Sol, utilizando as características descobertas.
Durante a construção dos astros, o professor apresenta a música “Dança dos movimentos da Terra” de Sheila Cantuária.
 As crianças confeccionarão o Sol e a Terra ao som dessa canção:

São dois os movimentos
Que ao mesmo tempo eu faço
Seguindo o compasso
Desse meu coração
Eu danço, danço, danço
Eu danço sem parar
Levo a vida fazendo piruetas no ar
O meu nome é Terra
Eu gosto de girar
Em volta de mim mesma
Pra me apreciar
Eu danço um dia inteiro e não me canso não
E a esse movimento chamam rotação
Eu tenho um namorado
Que eu vivo a rodear
O nome dele é Sol, me dá luz e calor
Pra ele eu danço um ano e trago as estações
E não me canso não E a esse movimento, chamam translação.
Depois, o professor coloca novamente a música para as crianças ouvirem, cantarem e dançarem livremente.
Explore a música e faça as perguntas:
_ Como se chama o movimento da Terra?
_ E o movimento do Sol?
_ Quanto tempo dura o movimento da Terra?
_ E o do Sol?
_ Qual a importância desses movimentos para a vida na Terra?
O professor debate com as crianças as descobertas feitas e faz o registro das conclusões com a turma no caderno.
Proponha uma dramatização da música.
Uma criança pode ser o Sol, a outra a Terra e as demais, estrelas, lua e outros planetas e astros.
Pode criar o cenário, roupas e apresentar para as outras turmas.
Recursos Complementares
C.D. Dona Árvore – Bia Bedran - Música: Dança dos movimentos da Terra - Sheila Cantuária
Livro Dia e Noite - Mary França e Eliardo França - Editora Ática
Avaliação
Durante o desenvolvimento das atividades, avalie nas falas, respostas, confecção dos astros, na construção do registro das descobertas e na dramatização se a aluno consegue identificar os movimentos de rotação e translação da Terra.

Estações do ano> Atividades





Link para essa postagem


Um comentário:

  1. Obrigada por citar meu blog! Seu trabalho é excelente! As crianças precisam de professores dedicados assim! Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios