BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, março 19, 2015

Clact,clact,clact >A tesoura mandona> Atividades literárias>Cores/formas> Matisse>19/03/2015


Liliana Iacocca

Este livro possibilita à criança a percepção

 das cores e formas, além de trabalhar

 a lateralidade: esquerdo/direito


O livro Clact... clact... clact..., de autoria de Liliana e Michele Iacocca, ressalta a história de uma tesoura mandona que encontra vários papeizinhos coloridos picados e fica horrorizada com a bagunça.
Bem que ela tenta colocar ordem ali, pede para os papéis amarelos ficarem do lado esquerdo e os papéis azuis do lado direito, possibilitando, assim, mostrar à criança a lateralidade: esquerdo/direito.
Depois, a tesoura solicita aos papéis que se transformem em formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, mas ela não fica satisfeita com a arrumação.
Dicas pedagógicas
Fases para o uso da tesoura

Livro
PDF: AQUIAQUIAQUI

Ouvindo: AQUIAQUI  Varal de histórias: AQUI
DESTAQUE
Aula de literatura/Estudo da capa/Geometria/Produção textual e muito mais!

Projeto
O trabalho com histórias é uma ferramenta de suma importância, pois promove aprendizagens significativas para a criança, visto que o enredo de uma história possui elementos primordiais para a imaginação, a vivência e a criação de novas ideias, contudo, de novas aprendizagens e habilidades.
· noções de limite, espaço, cores, formas geométricas, direita / esquerda.
· reconhecimento e distinção entre cores e formas.
· memória auditiva e visual.
· controle corporal no recorte com maior coordenação dos movimentos finos.
· interpretação oral e concreta através do desenho.
· noções matemáticas (adição, medidas, distância, linhas retas e curvas,etc).
· identificação de partes de um todo com agregação de elementos semelhantes.
· expressão plástica com o recorte e colagem de figuras com a ideia de representação artística.
· criatividade na confecção de fantoches das formas da historia;
· elaboração de histórias orais com dramatização na casinha de fantoches;
· produção de um livro a partir de figuras recortadas de livros e jornais envolvendo uma tesoura mágica...
Atividade no chão....
Literatura e Matemática
 Ao ler a história pela primeira vez para os seus alunos, aproveite
 para explorar os aspectos matemáticos referentes às formas geométricas que aparecem no livro: 
quadrado, círculo, triângulo, trapézio, paralelogramo e pentágono.
 Para isso, antes de ler algum trecho da história em que será 
dito o nome de uma delas, por exemplo, triângulo, 
faça questionamentos do tipo:
  Quem já viu uma figura como essa?
  Quem sabe o nome dela?
  Há na classe algum lugar onde essa figura apareça?
Quando terminar a discussão volte para o texto e discuta as respostas com as crianças. 
Esse procedimento permite que os alunos mostrem qual o conhecimento que eles têm sobre determinada figura e possam com a sua ajuda (pelo uso que você fará do nome da figura) e do texto, se apropriar do termo após algum tempo. 
Dança das figuras.
Continua
 AQUI
Sequência didática
AQUI
AQUI

Sugestão de atividade
Conteúdos, objetivos e habilidades: 
Recomendamos o uso do livro em sala de aula com crianças de cinco
 e seis anos. Com o uso do livro Clact... clact... clact... 
Você pode trabalhar a identificação, comparação, descrição, 
classificação e desenho de formas geométricas planas., 
visualização e representação de figuras planas, compreensão 
das propriedades das figuras geométricas, perceber 
a regularidade em uma seqüência dada e criar sequências. 
Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas 
habilidades tais como a visualização, percepção espacial,
 análise, desenho, escrita e construção. 
Lendo a história O trabalho com a leitura e com as explorações 
literárias da história deve ser o início de todo o processo a ser
 desenvolvido a partir do livro. 
Ao analisar a capa, proponha aos seus alunos que façam a
 leitura intuitiva, levando-os a colocar suas expectativas em relação
 ao texto a ser lido, procurando discutir as palavras novas e os 
sons onomatopaicos fortemente presentes na história. 
Escute e perceba as críticas e opiniões dos alunos sobre a história. 
Você também pode parar a leitura do livro em um determinado
 momento e discutir com a classe o que será que vai acontecer 
em seguida, como eles acham que a história continua, podendo 
mesmo registrar em forma de texto coletivo a continuação 
imaginada pelas crianças. 
Depois, você pode sugerir aos alunos que comparem a
 versão dada pela classe com a originalmente proposta no livro. 
Vale ressaltar que esse é um livro sem final definido, pois
 após organizar todos os papéis, a tesoura espirra e tudo fica
 como ela encontrou no início, você pode discutir esse fato com 
os alunos e propor a eles que elaborem um outro final para a história.
Fonte: AQUI

O jardim de Matisse: Ouvindo: AQUI
As tesouras de Henry: AQUI
Mais Matisse: AQUI
No Linguagem Matisse: AQUI
Aula: Matisse e o uso de tesouras: AQUI










Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios