BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, outubro 31, 2016

O menino que via com as mãos>Inclusão>Visão>31/10/2016


É, principalmente, no ambiente escolar que se inicia o respeito pelas diferenças. 
Conheça Juquinha e saiba por que ele é uma criança muito especial. 
Neste livro, são tratados temas como - comportamento, os cinco sentidos, visão, deficiência visual, ética, pluralidade cultural, saúde etc.

Resultado de imagem

A história de Juquinha, contada em verso e prosa,
 demonstra que a visão é apenas uma das muitas formas
 de se fazer descobertas e explorar o mundo...
Livro

Faça a leitura completa do texto  com os alunos e, no final, pergunte: 
 No que Juquinha era diferente?  
A partir das respostas,  pergunte se eles consideram  Juquinha doente. 
Diante das  respostas, leia a primeira frase  da página 1:
 “Juquinha é um menino  sadio e inteligente”.Comece a discussão, levantando  as características do personagem: inteligente, alegre, curioso, leitor (afinal, ele identifica a boneca como sendo a Emília, do Sítio do Pica-pau Amarelo).  
A deficiência visual do menino não o impedia de descobrir e desfrutar as coisas, pois ele utilizava um outro sentido: o tato. 
Essa é uma boa oportunidade para dialogar sobre os sentidos e a função de cada um.
Pergunte aos alunos se conhecem a escrita em braile, que é própria para pessoas com deficiência visual ou de baixa visão.
Em Ciências, aborde a classificação  e a diferenciação das características  dos seres, bem como elementos  dos reinos animal, vegetal  e mineral. 
Após a leitura, visando à sensibilização dos alunos quanto à questão da deficiência visual, proponha a brincadeira da cabra-cega e peça que adivinhem quais os objetos que estão tocando.

Mais atividades
AQUI
AQUI Essa história fala da falta da visão e do uso das mãos para compensá-la.
 Explorar os vários aspectos da história.
- Conversamos sobre a importância das mãos tanto para quem tem todos os órgãos do sentido perfeitos, como para os que os têm deficientes.
Os deficientes visuais necessitam do tato para reconhecer objetos, pessoas e lugares, e os surdos-mudos para se comunicar. Falei da escrita em Braille e dos sinais dos surdos-mudos.
- Fizemos uma lista do que podemos fazer com nossas mãos. As crianças falaram: pegar coisas, brincar, abrir (torneira e porta), bater palmas, desenhar, pintar, ver livros e comer.
- Colocamos as mãos sobre os olhos para imaginar a situação do menino da história.
Fonte

O menino que aprendeu a ver
AQUI

Inclusão e cidadania
Metodologia
AQUI
Inclusão/Deficiência visual/aula
AQUI








Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios