BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, setembro 21, 2015

Cores em cordel>Estímulos poéticos e coloridos>21/09/2105


CORES EM CORDEL

Slides
Maria Augusta de Medeiros pretende trazer neste livro uma descrição das cores, começando por aquela que é a ausência de todas elas - o branco, viajando pelas cores primárias e suas composições que formam as secundárias e terciárias.

cores em cordel_pag6-7

cores em cordel_pag8-9

cores em cordel_pag14-15

cores em cordel_pag20-21

cores em cordel_pag30-31

Os encantos da literatura de cordel
Projeto incluindo esta obra e mais

Sequência Didática
          A partir da leitura de um livro desenvolvi uma sequência didática aplicada com a minha turma de alunos da Escola Municipal Taquaral, com as turmas de 2° ,3° e 4° ano dos Ensino Fundamental, a escola do tema foi sugerida pelos alunos pelo interesse de trabalhar com tintas e de acordo com o currículo da Rede Municipal de Ensino.
        São muitos os livros recebidos pela Escola pelo programa Biblioteca na Escola do Governo Federal tive que realizar varias leituras para a escola do livro, e a escolha se deu pelo interesse dos alunos pelas cores, assunto ainda não abordado neste ano, o livro escolhido foi Cores em Cordel de Maria Augusta de Medeiros.
        Realizei atividades por etapas, em 3 dias de aula, na terça-feira agucei a curiosidade realizando uma leitura para deleite O castelo Amarelo, sugeri pela orientadora do curso onde já falava das cores e suas misturas, sem trabalhar mais afundo as cores.
      Com aquela leitura realizada foram muitas as ideias e comentários que surgiram durante a aula, então na quarta-feira apresentei o livro em questão Cores em Cordel, apenas mostrei o livro todo, somente com as imagem e os títulos maiores que conseguiram ler, então realizamos uma roda de conversa referente ao titulo o que esperavam desta leitura, como seria o livro, então alguns alunos já haviam o lido e relataram que ele contava a mistura das cores em forma de poesia. Eles logo queriam que começa-se a leitura , expliquei que leríamos duas partes por dia e trabalharíamos em partes o livro.
       Antes de ir para a escola preparei a aula, elaborando as atividade e buscas na internet referentes ao tema digitei todo o livro para que os educandos podem manuseá-los, neste dia trabalhei as cores neutras e primárias, realizei a leitura das poesias das cores referentes, comentamos e discutimos  acerca das cores seus tons e utilidades . Para o próximo passo dividi a turma por cores, o 2° e 3° ano obtiveram as cores neutras (branco, preto e cinza) então entreguei a poesia referente a cada cor em tiras para que reescreve-se em uma cartolina, realizando um texto de memorias, e a partir desta poesia referente as cores neutras cada grupo iria produzir um desenho utilizando somente a cor que tinha na poesia e apresentar para os colegas.
      Como somos professoras alfabetizadoras de escolas do campo e multisseriada, possuímos também o 4° ano, então eles trabalharam com as cores primárias (verde, amarelo e vermelho), onde deveriam a partir da poesia montar uma história em quadrinhos somente ilustrada, onde demostraria cada cor de acordo com a poesia apresentando também para os demais colegas a sua representação.
       Como atividade de casa para todos deveriam criar um desenho livre utilizando apenas as cores trabalhadas durante a tarde. Observei durante esta aula que quando trabalhamos com atividades e textos em que os aluno gostam de ler e entendem o que esta escrito fica muito mais fácil de trabalhar as palavras e o valor sonoro das mesmas, principalmente  com os que apresentam  mais dificuldade de leitura e pronuncia.
         Na quinta-feira os alunos tiveram uma atitude que me chamou a atenção, não trabalharíamos o livro, pois tínhamos aula de inglês e uma trilha ecológica, então saímos juntamente com os alunos do 1° e da pré-escola, durante o passeio identificavam as cores trabalhadas e falavam dela para os outros alunos, foi interessante, pois percebi que estava fazendo a diferença trabalhar este livro, onde observam e tentavam criavam algumas poesias  e rimas referentes  ao que viam.
      Na sexta-feira, voltamos a trabalhar o livro, então trabalhamos com as cores secundárias, cada um recebeu uma copia da poesia com lacunas, nos leríamos todos juntos criando suposições para as palavras que faltariam, após a leitura e preenchimento das lacunas, tiveram uma atividade de classificação das palavras e separação de sílabas, identificando-as com as cores elencadas pela professora.
      No laboratório de informática, pesquisamos sobres grandes pintores da história que utilizavam somente cores primárias e secundárias, o autor de maior renome encontrado foi Van Gog, então lemos sua biografia e características de suas obras, e cada aluno escolhe uma delas para realizar a releitura, em uma folha de cartolina dividida em quatro partes. Durante toda a atividade ouve muita conversa em relação à utilização de cores bem como suas técnicas de misturas e tons. Como tema de casa realizar uma produção textual bibliografia do autor sobre as partes mais marcantes de sua vida.
      Como continuidade nesta segunda-feira  terminar o livro trabalhando com as cores terciárias, onde utilizamos a técnica das misturas das cores na prática, onde faram o que realmente esperam, cada um recebera uma estrofe da poesia das cores terciárias para cria a cor e apresentar o verso somente com a tinta produzida. Para terminar a história cada um irá produzir uma tela com uma cartolina representando todas as cores pintando e utilizando as cores produzidas por eles próprios. Para finalizar trabalharemos com as estimativas de compra e venda de obras de artes onde cada um fará o valor (significativo ) e venderia para os colgas onde trabalhariam com o dinheirinho , cada um receberia a mesma quantidade e teria que pesquisar e ver qual será a melhor forma de comprar e também de pagar para adquiri a obra , após a suposta compra registrará no caderno como efetuou a compra , os prazos, preços , prestações , juros como foi sua forma de compra, como tema de casa carda um ira criar uma poesia referente ao tema cores para expor no blog da escola.
Cordel ecológico







Link para essa postagem


2 comentários:

  1. trabalhando com alunos do quinto ano , de forma q nas aulas de artes eles ilustrem as poesias assim reescrevemos o livro e ilustramos,para finalizar, em um recital apresentaremos as poesias em forma de jogral... amei trabalhar este livro e as crianças tbm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso. Isto que eu pretendo com o blog. Agregar artes,principalmente,aos conteúdos e afins. Fiquei curiosa sobre o jogral. Eu poderia enriquecer mais esta postagem com ele, que tal?

      Excluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios