BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, março 27, 2014

2 patas e 1 tatu - bola >Papo de pato >Estímulos literários> Alfabetização> Matemática>27/03/14

"A criança precisa do bonito e do novo, pois o velho e  o  usado ela já tem."Bartolomeu Campos de Queirós

Alfabetizar e Provocar os Alunos com Bartolomeu Campos de Queirós

Dicas para Alfabetizar e Provocar os Alunos com Bartolomeu:

Texto e livros sugeridos deste autor
Cliquem no link
Vejam papo de pato no link:
O texto conta a história de dois patos, um pelado, outro penado, problema cuja solução é original e criativa. Cheio de rimas e aliterações, jogos de sílabas e palavras exploradas com humor e nonsense (quebra repentina do sentido lógico), o texto também visa ser um treino de leitura para crianças recém-alfabetizadas




SEQUENCIA DIDÁTICA - O PAPO DE PATO

  APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO

Leitura da História: “Papo de pato”
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós.
OBJETIVOS
Instigar para a literatura infantil e infanto-juvenil, enfatizando o mundo real, lúdico e utópico;
- Aprender as diferentes maneiras de escrever bilhetes, cartas e convites, para fazer uso no seu dia a dia;
- Instigar para a compreensão dos trava-línguas, objetivando o conhecimento cultural e social;
- Compreender o uso do masculino e feminino, para melhorar a escrita e a produção textual;
EIXOS
- Oral;
- Escrita;
- Leitura;
- Análise Linguística.
  PROPOSTA E ATIVIDADES
- Leitura do livro;
- Leitura de imagem;
- Interpretação Oral
a- O que acontecerá nesta história?
b- Qual é o título do livro?
c- Quem escreveu o mesmo?
d- O que você mais gostou na história?
e- Quais são os personagens da historia?
f- O que você mudaria na história?
- Produção de bilhetes, cartas (para o melhor amigo (a)), convites (para a homenagem para a família, dia 12 de julho de 2013)...
- Trava-línguas (produção de trava-línguas);
- Uso do dicionário;
- Ditado de palavras;
- Gênero masculino e feminino;
- Atividades matemáticas: multiplicação, adição e subtração;
- Dinâmicas, jogos e brincadeiras:
. Desafio do trava-línguas (Após a produção do trava-línguas os discentes irão juntar os mesmos numa caixa mágica; a turma será dividida em 2 grupos e iniciará o desafio do trava línguas; o 1º jogador irá tirar um bilhete e junto a sua equipe irão responder o mesmo; se estes responderem de maneira correta irão marcar um ponto, se errarem o ponto será da equipe adversária e assim sucessivamente, ganhando a equipe que marcar mais pontos).
  AVALIAÇÃO
- A avaliação será feita de maneira contínua e qualitativa;
- Avaliação da construção do trava-línguas, cartas, bilhetes e convites;
- Avaliação escrita e oral.
Fonte:
http://pedagogarosilei.blogspot.com.br/2013/08/sequencia-didatica-o-papo-de-pato.html
Mais atividades ( primeira unidade)
AQUI

Tatu, patas e matemática

Esta história tem 2 meninas e 1 menino, 2 patas e 1 tatu-bola. 
A Taninha ama a Pata Tá e a Tininha ama a Pata Ti. 
Já o tatu-bola é o amor do Toninho. 
Cada um ama de um jeito:  
Neste gracioso e criativo texto de Bartolomeu Campos de Queirós, o pequeno leitor é convidado a brincar com o sentido das palavras, dos números e dos sinais matemáticos.

Cliquem aqui 









Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios