BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

quinta-feira, setembro 13, 2012

Árvore> Era uma vez uma semente>Literatura> 13/09/12

Plantas: Era uma vez uma semente...

O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar e classificar uma semente mediante suas características.
2. Compreender sua função.
Duração das atividades
4 dias, com cerca de 60 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar familiarizado com a anatomia vegetal (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente).
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1:
1. O professor iniciará a aula, apresentando a música: Semente, de Armandinho.
SEMENTE
Armandinho

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

De onde veio
De onde apareceu
Porque que o meu destino
É tão parecido com o seu?

Eu sou a terra
Você minha Semente
Na chuva a gente se entende
É na chuva que a gente se entende
Oh Semente!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente eu sei
Tem gente que ainda acredita
E aposta na força da vida
E busca um novo amanhecer
Lá vem o sol
Agora diga que sim
Semente eu sou sua terra
Semente pode entrar em mim...

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Se conseguir
Aquilo que você quer
E conseguir manter
A nobreza de ser quem tu é
Tenha certeza

Que vai nascer uma planta
Que a flor vai ser de esperança
De amor pro que der e vier
Oh Mulher!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Se conseguir
Aquilo que você quer
E conseguir manter
A nobreza de ser quem tu é
Tenha certeza

Que vai nascer uma planta
Que a flor vai ser de esperança
De amor pro que der e vier
Oh Mulher!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Não mente!

*O vídeo da música está disponível no seguinte endereço:

2. Após ouvirem e cantarem a música, o professor realizará com a turma uma discussão sobre a música, questionando-lhes:
- Sobre o que fala a música?
- O que é uma semente? (é parte da planta que dá início a uma nova geração).
- Onde encontramos sementes? (árvores, plantas, frutas etc.).
- Vocês conhecem as partes das plantas?
* Sobre as partes e funções das plantas, o professor poderá consultar a aula:
Plantas: As partes da planta, suas funções e utilidades para os seres vivos.
Plantas -  O que é o que é?

- Em que parte da planta as sementes são encontradas?
- Por que será que algumas sementes ficam guardadas dentro dos frutos? (O fruto é uma espécie de proteção para as sementes).
- Quem gostaria de dizer o nome de um fruto (a) que conhece?
- Ela possui muitas ou poucas sementes?
- Onde ficam as sementes no fruto?
- Vocês conhecem alguma semente que não fica dentro do fruto? (castanha de caju)
- Para que servem as sementes?
- O quea semente dá origem?
- Todas as plantas nascem de sementes?
- Utilizamos sementes em nossa alimentação?
- Todas as sementes são comestíveis?
- Quais sementes são utilizadas em nossa alimentação? (amendoim, castanhas, feijão, semente de girassol, noz etc.).
*Para maiores informações, o professor poderá consultar:

3. Ao final da discussão, o professor levará para a classe alguns frutos (como: laranja, maçã, pera, mamão, manga, abacate, mexerica, melancia, melão, tomate, pepino, pimentão etc), para se sejam cortadas e observadas suas sementes.
4. Findada a observação dos frutos e suas respectivas sementes, o professor, retirará as sementes do fruto, as lavará e colocará, separadamente, para secar.
Distribuirá a classe em grupos de 3 crianças, as quais escolherão uma das frutas para ilustrar em um papel de tamanho A4, pintando-as com tinta guache.
A fruta deverá ser ilustrada nos dois momentos: em seu aspecto original (inteira e sem corte) e após seu corte (evidenciando as sementes).
Secas, as sementes deverão ser coladas nas respectivas frutas ilustradas.
As ilustrações das frutas e suas respectivas sementes serão recortadas e coladas em um painel coletivo, que será exposto em sala. Junto à turma discutam e escolham coletivamente um nome para o painel.
ATIVIDADE 2:
1. No dia anterior a realização desta aula, o professor solicitará aos alunos que tragam de casa, algumas sementes, nomeadas e separadas em saquinhos.
* Sugestões de sementes: linhaça, pimentão, abóbora, girassol, fava, feijão (branco, preto, fradinho, carioca etc), milho, grão de bico, ervilha, lentilha, mação, melancia, laranja, pêssego, nectarina, cenoura, salsa, abacate, manga, acerola, jabuticaba, pitanga, caqui etc..
2. Na sala de aula, o professor disporá as sementes, trazidas pelos alunos, em uma placa de ovos de papelão, identificando-as por uma plaquinha (construída com palitos de dente e pedacinhos de papel cartão), contendo nome e o desenho do fruto em que é encontrada; de modo a formar cerca de 4 ou 5 mostruários de sementes iguais, que serão distribuídos em grupos, na atividade seguinte.
3. Organizada a sala em grupos, cada um receberá um dos mostruários de sementes, para que estas sejam manipuladas e observadas suas características.
Se possível, o professor deverá fornecer nesta atividade, lupas para uma melhor visualização das sementes.
4. O professor construirá com a classe um cartaz, no qual os alunos deverão: organizar, agrupar e classificar as sementes do mostruário de acordo com sua textura, cor, tamanho, forma.
TAMANHO TEXTURA COR FORMA
*Para maiores informações, o professor poderá consultar:
Sementes
ATIVIDADE 3:
1. Neste terceiro momento, o professor realizará com a classe uma aula passeio a um pomar ou horta, de modo que possam:
a) observar árvores e plantas, seus respectivos frutos e sementes, sementerias, plantio, germinação, cultivo, rega, instrumentos e cuidados no cultivo etc;
b) entrevistar o pomareiro/horticultor sobre curiosidades e interesses suscitados pelo tema da aula etc.;
c) colher a fruta/legume do pé, cortá-lo, experimentá-lo e observá-lo.
* É importante que esta atividade seja registrada por meio de fotos ou vídeos para que, posteriormente possa ser retomada pelo professor com as crianças. Estes recursos podem, ainda, servir para a organização de uma exposição sobre o tema.
2. No retorno da aula passeio, as crianças poderão:
a) construir uma maquete do pomar visitado, utilizando massa de modelar.
Organizados em grupos, serão responsáveis pela representação das árvores e frutos, instrumentos de plantio, organização das sementeiras e mudas etc.
b) Ou mesmo, se a escola tiver um local disponível, organizar e construir um pomar ou horta com os alunos.
3. O professor também apresentará à classe a música: Pomar, CD Canções de Brincar (Palavra Cantada).
* Disponível em:
4. Construirá com a classe um mural com as árvores, frutos e sementes.
ÁRVORE FRUTO NOME SEMENTE
(Colagem das figuras)
5. Para a finalização da aula, sugerimos a leitura e discussão do livro: Era uma vez uma semente, de Judith Anderson e Mike Gordon. Coleção Milagres da Natureza. Ed. Scipione.



E a apresentação de alguns vídeos e músicas sobre o tema:
Sou a menina semente.
Cuide bem da árvore.
As árvores (Arnaldo Antunes)
/Dona árvore (Bia Bedran)
*Para maiores informações, o professor poderá consultar:
Recursos Educacionais
Nome         Tipo
Plantas      - atividade 4: O que é o que é? Experimento prático
Sementes    Experimento prático
Recursos Complementares
Livros sobre o Ensino de Ciências para Educação Infantil:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.htm
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
Sites e experimentos:
Livros sobre o tema:
- BÉDOYÈRE, Camilla de la (2009).Ciclo de vida: de semente a girassol. São Paulo: Zastras.
- GRINBERG, Delphine (2008). Experiências: vamos plantar. São Paulo: Moderna, Coleção Primeira Ciência.
- AZUL, Anabela M.; REIS, Catarina S. e PIMENTA, Maria C.(2007). Da semente ao fruto: à descoberta do mundo das plantas. Portugal: Sersilito: Empresa Gráfica.
- ARLON, Penelope (2006). Árvores. São Paulo: Caramelo, Coleção Primeiras Descobertas.
- ARLON, Penelope (2006). Plantas. São Paulo: Caramelo, Coleção Primeiras Descobertas.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar as ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- BURKE, Lisa. Pequenos cientistas no Jardim. Ed. Publifolha.
- ALVES, Rubens.O medo da sementinha.
- LOUREIRO, Maria Isabel. A viagem da sementinha.
- KENNEY, Patrícia; MCFADDEN, Richard. A sementinha que não queria nascer.
- SANTOS, Antonio Carlos Affonso dos.A sementinha.
- CASTRO, Andreia; GOMES, Karina. A sementinha.
Avaliação
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo; bem como as falas, as observações e as conclusões individuais realizadas pelos alunos após cada uma das atividades.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos.
O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Era uma vez uma semente,
há muito tempo escondida,
num canto escuro do subconsciente,
ansiando dia a dia,
exercer o seu direito de crescer,
gerar fruto e novas sementes.
Mais ali ela jazia sem utilidade,
sucesso e virtude em potência,
aguardando ser descoberta,
para o desejo de crescimento,
a curiosidade despertar.
Pelas mãos do sonhador ser lançada a terra,
plantada em solo fértil de criatividade e vontade,
para ser o que é seu destino,
REALIZAÇÃO.
Idéia que floresce no consciente,
gerando ação como seu fruto,
alimentando os homens,
com a essência divina do criar.

Era uma vez uma semente.
E já queria florescer,
brincar com borboletas,
namorar passarinhos...
Esquecia-se de germinar,
lançar raízes,
vir à luz, erigir um tronco e soltar-se,
em galhos, ramas e folhas
fazer clorofilas no ar...
Um dia viu como se faz,
seguiu todas as etapas,
e...
quem te viu e quem te vê...
os beijaflores sabem-lhe a doçura das pétalas
e as carícias em cores de que é capaz.

MILAGRES DA NATUREZA( Anne Lieri)
Como se fosse um bailado
Desabrocham lindas flores!
De olhar hipnotizado,
Pelas nuances e cores!
É um milagre da vida,
Que a natureza nos dá!
É chegada e é partida,
Nesse abre e fecha que há!
Ritmo de bela valsa,
Tons vermelhos, alaranjados...
Pequeninas se realçam
No abrir do seu gingado!
Jardins de belas crianças,
Que nascem, floreiam o dia!
No coração, a esperança
No olhar, a alegria!
Recomeça a contradança.
Tudo é renovação!
Tiara de aliançaFlores: que linda visão!


 


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios