BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, agosto 17, 2012

Dona Baratinha> Ana Maria Machado> Atividade literária/Escrita>> 17/08/12



ANA MARIA MACHADO, CONTANDO HISTÓRIAS.
Vida e obra
Conhecendo o Rio de Janeiro

Autor: Luzia Luzinete Pereira
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno, na faixa etária de cinco anos, poderá aprender a:
■Conhecer vida e obra de Ana Maria Machado;
■Conhecer o contexto histórico do Rio de Janeiro nos anos de 1941 (nascimento da autora);
■Localizar o Brasil, Rio de Janeiro e Santa Tereza no mapa mundi/ globo terrestre e Google earth;
■Conhecer alguns aspectos da cultura de Santa Teresa (alimentação, músicas, festas típicas, pontos turísticos).
Duração das atividades
Quatro aulas de quarenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noção de "região".
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E A OBRA DE ANA MARIA MACHADO.
1ºMomento:
Professor, mostre às crianças vários livros de Ana Maria Machado, oportunizando que elas entrem em contato com as obras, oriente-as a prestarem atenção na capa, nas ilustrações. Depois questione-os:
■Quem já leu algum livro de Ana Maria Machado? Quais?
■Quem saberia contar uma dessas histórias?
■Onde será que ela nasceu?

2º Momento: Professor, agora peça às crianças que, em casa com o auxílio de um adulto, façam uma pesquisa sobre a Ana Maria Machado, sua vida e sua obra.
Oriente-as também que tragam o material encontrado, sobretudo as fotos.
3º Momento: Após a pesquisa, a turma deve ser organizada em círculo, então, professor, comece a questionar os alunos:
■Quem poderia me falar sobre a infância de Ana Maria Machado?
■Onde nasceu?
■Onde morava?
■Onde estudou?
■Formou-se em que?
■Ela era casada? Teve filhos?
■E sobre suas obras?
■Ela só escreve para crianças?
■Quais livros vocês conhecem da autora?

http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/2010/03/dona-baratinha-ana-maria-machado.html


4º Momento: Professor, organize um cantinho na sala de aula para as leituras dos livros de Ana Maria Machado.
Obs: Disponibilize livros da autora para as crianças.

ATIVIDADE 02 - “VIAJANDO” AO RIO DE ANA MARIA.
1º Momento: Professor, proponha um estudo sobre a cidade natal da autora (Rio de Janeiro) da década de 40, período em que a autora era criança.
Para isso, recorra aos seguintes vídeos:
Bairro de Botafogo na década de 40:

Questione-os:
Como as crianças se vestiam?
Como eram as brincadeiras e brinquedos daquela época?
Como eram os meios de transportes?
Carnaval carioca dos anos 40

Futebol dos anos 40:

Desfile de moda dos anos 40:

O bonde, meio de transporte da época:

2º Momento:
Professor, agora colha as impressões das crianças sobre os filmes assistidos, fazendo-as estabelecerem relações existentes entre os hábitos e costumes exibidos nos filmes e os da atualidade.
ATIVIDADE 03 - LOCALIZANDO O RIO DE JANEIRO.
1º Momento: Professor, leve um globo terrestre para a sala de aula e peça para que as crianças localizem o Brasil. Depois, localize com as crianças, no google earth o estado do Rio, sua capital e os bairros cariocas, sobretudo o de Santa Tereza.
Obs.: Durante a atividade, professor, procure fazer com que as crianças percebam a função social do mapa e qual a importância da legenda para a leitura do mesmo. ex: azul = mar.



ATIVIDADE 04 - CONHECENDO O BAIRRO DE SANTA TEREZA.
1º Momento:
Professor, primeiramente faça uma explanação sobre o bairro de Santa Tereza, evidenciando suas peculiaridades.
Depois, proponha às crianças a pesquisa sobre o bairro em questão, abordando aspectos como festas, culinária, a fim de divulgar à comunidade escolar o estudo que está sendo realizado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Teresa_(bairro_do_Rio_de_Janeiro)

2º Momento:
 Elabore e organize uma exposição com fotos, textos e desenhos produzidos pelos alunos acerca do Bairro de Santa Tereza, .
3º Momento:
Proponha a montagem da maquete de um bonde, como o de Santa Tereza.
Para isso, professor, recorra a materiais, como: garrafa pet, caixas de fósforo, pasta de dente, isopor, palitos de picolés, entre outros.
O importante não é que a maquete retrate fielmente o bonde, mas que as crianças consigam estabelecer relações de proporção, tamanhos e medidas, criar a partir de materiais simples, utilizando para isso sua imaginação..
Bondinho de Santa Tereza:

4º Momento:
Durante a exposição, as crianças poderão comentar sobre a vida e obra da escritora, bem como aspectos importantes do bairro.
Recursos Complementares

Avaliação
O aluno será avaliado:
■Pelo conhecimento angariado sobre Ana Maria Machado e sua obra;
■Por sua dedicação na realização das atividades;
■Por sua prática oral nos momentos em que essa se fizer necessária.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28139

Sugestão de atividades> Receita>Caldo de feijão entre outros

Preparação hora do conto

COMO UTILIZAR A HISTÓRIA DA DONA BARATINHA
PARA ESTIMULAR A LEITURA E A ESCRITA

"O envolvimento com valores é fundamental para a formação integral da pessoa.
A amizade, o respeito, o carinho, a solidariedade e
a ajuda mútua permeiam o cotidiano das atividades escolares."

Trabalhe essa história encantadora desenvolvendo a alfabetização,
o conhecimento da natureza, trabalhos manuais e a formação humana
Sequência didática
AQUI
AQUI
AQUI
Aulas
Aprendendo com D.baratinha
AQUI
AQUI
AQUI
AQUI
Máscaras




Link para essa postagem


Um comentário:

  1. “A permanência de uma pessoa em nossa vida, seja em qualquer esfera de relacionamento é como uma Flor, frágil e especial. Se não a cultivarmos com dedicação e carinho ela murcha e desaparece mesmo deixado marcado seu perfume. O carinho de uma Amizade sincera fornece o calor dos sentimentos, aquece a alma e torna a vida mais bela e cheia de carinho...”
    Passei para lhe desejar um final de semana abençoado. Fica com Deus.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios