BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, setembro 21, 2017

Produção de textos>Vários gêneros textuais>Reescritas e afins>21/09/2017


Vamos escrever?
Vários projetos sugestivos

Construindo um texto poético
identificação de um texto poético
-ordenação de ideias de um texto
-percepção da função dos sinais de pontuação

Apagar a luz e criar, na sala de aula, um ambiente acolhedor com uma música instrumental ao fundo ou de sons da natureza e objetos como lua, sol, estrelas, caixinha de música, coração de pelúcia, relógio, um livro de poesia, um quadro de Monet ou de um pintor da sua escolha e tudo mais que a sua imaginação mandar.
 É importante que o ambiente deixe as emoções das crianças fluírem.

Tudo: AQUI

Brincando com rótulos
As embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar. 
Dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de armazenar o produto… Veiculam textos escritos curtos e utilizam imagens.

Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal.   

Tudo: AQUI

 Reescrita de fábulas
 reescrita é uma atividade de produção textual com apoio. É a escrita de uma história cujo enredo é conhecido e cuja referência é um texto escrito. Quando os alunos aprendem o enredo, junto vem também à forma, a linguagem que se usa para escrever, diferente da que se usa para falar. A reescrita é a produção de mais uma versão, e não a reprodução idêntica. Não é condição para uma atividade de reescrita – e nem é desejável – que o aluno memorize o texto. Para reescrever não é necessário decorar: o que queremos desenvolver não é a memória, mas a capacidade de produzir um texto em linguagem escrita.
Tudo: AQUI


Como fazer uma reescrita
A rapose e o corvo
Vídeo
Sequência didática
A raposa e o corvo
BILHETES
Este é mais um gênero textual proposto pelas guias de alfabetização. 
A dica é recortar estes modelos, colar nos cadernos dos alunos, e passar as atividades na lousa.
Esta atividade consiste em trabalhar diferentes bilhetes, sua função e na sexta-feira pedir aos alunos para elaborar um bilhete.
Com esta atividade podemos trabalhar os 5 eixos: 

1-Compreensão,valorização da cultura escrita; 
2-Apropriação do sistema da escrita; 
3-Leitura; 
4-Produção da escrita; 
5-Desenvolvimento da oralidade.
Tudo:AQUI


Produção textual> Bilhetes
Escrevendo bilhetes




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios