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Colaboração e Direitos

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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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quinta-feira, agosto 02, 2012

Só sei que nada sei> Gênero literário opinião>Poesia>02/08/12



Gênero literário de opinião
Desdobramento do livro
Só sei que nada sei
Neusa Lozano Peres



"Só sei que vejo muitas estrelas na escuridão.
Nada sei de como chegar àquela constalação."

Para ilustrar a leitura deste livro cheio de perguntinhas...
Trouxe estas páginas da coleção Nana Nenê, de Sonia Robatto.
Editora Globo
São pequenos textos baseadas em dúvidas, escolhas próprias,
pensamentos diversos ao redor
de opiniões e decisões.








Observação do Linguagem
A sugestão de aula abaixo é sobre reciclagem.
Porém,achei interessante a disposição metodológica,que pode ser transportada para outros temas.
No caso, o livro Só sei que nada sei, trata-se de uma reflexão poética, onde nós percebemos que o eu poético fica na dúvida, e questiona incessantemente situações que "não existem respostas únicas". Proponho um levantamento de hipósteses, onde os alunos irão "passear" em torno de seus sentimentos filosóficos, e que ,certamente ,usufruirão de seus dons criativos.
Cada poesia de Sonia Robatto ( acima) proporcionará momentos ricos para produções de textos coletivos ou individuais.
Linguagem tem como finalidade trazer obras literárias que possam se multiplicar de forma interdisciplinar,contextualizando o saber e o sabor literário de forma mais abrangente.
Aproveitando assim da obra em vários conteúdos e oportunidades.
Precisamos deixar de lado de que "livrinho de historinha" é apenas para uma aula básica de literatura.
Vejam outras sugestões desta obra.
Boa aula!
Aprendendo a escrever textos de opinião

Autor :Fernanda Maurício Simões
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·Compreenda as funções do gênero texto de opinião e a forma como ele se organiza;
·Aprenda a produzir textos de opinião, planejando e revisando a escrita de acordo com os seus objetivos, seu destinatário, seu tema central e seu contexto de circulação.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Essa sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético.
Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema) é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.
Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades 1 e 2 junto com um colega que tenha mais de experiência com a leitura e com a escrita.
Esse aprendiz poderá auxiliá-la na leitura do texto e na realização das tarefas solicitadas.
É importante orientar os alunos a trabalharem de forma colaborativa, incentivando-os a escutarem a opinião do colega e a darem oportunidade para que cada um tente ler o texto.
É interessante também convidar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem contribuir com o aprendizado do outro.
Estratégias e recursos da aula
Caro professor, o processo de ensino da escrita de textos não se limita à atividade de sua produção.
 É preciso que os alunos conheçam as funções do texto em questão, os suportes em que pode ser encontrado, o seu contexto de circulação etc.
Além disso, antes de as crianças escreverem individualmente, é importante que participem de atividades que buscam ensinar o modo como o texto se organiza (os alunos deverão saber, por exemplo, que o texto de opinião é organizado de forma diferente da história ou da notícia).
A escrita coletiva representa uma das intervenções que podem ser feitas.
Durante essa atividade, o professor deve chamar a atenção dos aprendizes em relação às características do texto e a forma de estruturar as informações
Sugerimos essa sequência didática para iniciar o trabalho com a leitura e a escrita de textos de opinião.
Atividade 1: Apresentação de um texto de opinião
Objetivo: Conhecer as funções de um texto de opinião e as suas características centrais, bem como iniciar a observação a respeito dos diversos contextos de circulação e dos suportes nos quais circulam esses textos.
Escreva no quadro a expressão “TEXTO DE OPINIÃO” e pergunte às crianças o que lhes vêem a mente ao lerem esse termo.
 Deixem que levantem suas hipóteses e anote-as em uma parte do quadro negro.
Se necessário, oriente a turma em relação à análise da palavra.
Você pode perguntar:
- “O que lhes vem à mente ao lerem a palavra opinião?”
- “Para que deve servir um texto de opinião?”.
É importante enfatizar que escrevemos um texto de opinião para que outras pessoas conheçam o nosso ponto de vista sobre determinado assunto, geralmente, de interesse público.
Após a conversa, distribua à turma um texto de opinião para ser analisado.
Sugerimos o texto abaixo:
“As inundações ocorridas em época de chuvas devem-se à falta de cuidado das pessoas com a cidade. É comum vermos crianças e adultos sujarem ruas e passeios, jogando papel de bala, garrafa pet, copos e sacolas no chão e não nas lixeiras. Essas pessoas parecem não perceberem que estão fazendo mal a si mesmas. Dessa forma, quando chove, os bueiros ficam entupidos, muitas ruas são alagadas e muita gente fica prejudicada.”

Leia o texto com a turma e, em seguida, pergunte:
- “Sobre o que o texto fala?”
- “Qual a opinião do autor sobre esse assunto?”,
- “Que argumento ele usa para defender sua opinião?” ,
- “Vocês concordam com ele? Por quê?” ,
- "Que solução ele propõe para o problema?",
- “Podemos dizer que o texto lido é um texto de opinião? Por quê?”,
“Um texto como esse, que trata de um assunto importante para todos nós, pode ser encontrado onde?”
Solicite aos alunos que relembrem as hipóteses levantadas sobre o que seria um texto de opinião e peça que avaliem se elas correspondem às características do texto lido. Se necessário reformule com a turma a definição de um texto de opinião.
Disponibilizamos a seguinte definição para o texto de opinião, adaptada do site:






“O texto de opinião é um texto argumentativo, ou seja, é um texto que expressa uma opinião, apresentando exemplos, provas ou argumentos para defendê-la.
O texto de opinião integra, geralmente, três partes: a introdução – indicação da ideia que se vai defender, o desenvolvimento – apresentação das razões/exemplos que justificam a opinião; a conclusão – síntese das razões apresentadas" ou apresentação de soluções para o problema focado.
Sugerimos também que você peça aos alunos que:
1.Sublinhe no texto a parte em que o autor diz a sua opinião sobre a causa das inundações.
2.Sublinhe no texto o argumento que o autor apresenta para defender sua opinião.
Como o processo de compreensão da organização de um texto não ocorre em uma única intervenção, recomendamos que você repita a atividade com outros textos.



Atividade 2: Estudo sobre o tema do lixo
Objetivo: Aprofundar os conhecimentos em relação ao tema a ser abordado na escrita do texto de opinião.
Caro professor, proponha à turma a escrita de um texto de opinião sobre o lixo.
O texto poderá ser colocado no mural ou no jornal da escola.
Esclareça que, para a produção desse texto, é importante conhecer bem o assunto e ter argumentos para defender um ponto de vista.
Por isso, antes de escrevê-lo, as crianças deverão ler outros textos que falem sobre o assunto.
Para o estudo sobre o tema do lixo, propomos o desenvolvimento de três intervenções:
1. Estudo da notícia, adaptada do site:
LIXO+JOGADO+NAS+RUAS+ACENTUA+POLUICAO+DOS+RIOS+TIETE+E+PINHEIROS+EM+SP.html
Lixo jogado nas ruas acentua poluição dos rios Tietê e Pinheiros em SP (28/04/2009)
300 toneladas de resíduos são coletadas todos os dias só com a varrição. Algumas ruas da cidade chegam a ser varridas dez vezes diariamente.
Mais de um terço da poluição dos rios Tietê e Pinheiros é originada do lixo que as pessoas jogam na rua.
Em toda a cidade de São Paulo, o número de resíduos coletados é impressionante: são 300 toneladas todos os dias, apenas com a varrição das calçadas.
As 4 mil pessoas que participam da limpeza de 6 mil quilômetros da capital paulista encontram de tudo: pote de iogurte, fralda descartável, garrafa de água.
A campeã de sujeira, entretanto, é a bituca de cigarro.
O mais impressionante é que boa parte da sujeira é encontrada próxima a lixeiras.
“Se todo mundo jogar lixo [na rua] não vai adiantar dinheiro nenhum, prefeitura nenhuma para manter a cidade limpa”, disse o administrador José Geraldo Ubaldo.
No Centro da cidade, as ruas chegam a ser varridas até dez vezes por dia.
“Vai tudo para os bueiros, fica entupindo, dando enchente, e depois ficam reclamando do governo”, disse o técnico de trânsito José Benedito da Silva.
No fim, tudo é uma questão de educação. “Se a criança tiver uma boa educação ela não vai fazer isso na rua. Se os pais explicarem, falarem para colaborar na limpeza não vai acontecer isso nunca”, opina a auxiliar de limpeza Adriana Bertolli.
Antes de iniciar a leitura do texto, leia o título da notícia e pergunte aos alunos que informações pensam encontrar no texto.
Registre-as no quadro. Após a leitura, peça à turma que verifique se suas hipóteses se confirmaram.
Solicite aos alunos que identifiquem na notícia os prejuízos que o lixo nas ruas pode trazer. Solicite também que sublinhem as partes do texto que trazem essa informação.
Registre-as em um cartaz, numerando cada uma delas.
Em seguida, peça aos aprendizes que localizem no texto a opinião dos entrevistados sobre o assunto.
Registre-as em outro cartaz e pergunte às crianças se concordam com o ponto de vista dessas pessoas.
Explique às crianças a função do registro: servir como fonte de consulta no momento da produção do texto. Assim, poderão utilizar as informações para a construção de sua opinião e dos argumentos que a fundamentarão.
2. Em outra aula, proponha à turma um estudo sobre a reciclagem do lixo.
Ao final da litura do texto, você também pode propor às crianças o registro das principais informações obtidas e da opinião da turma sobre a questão da reciclagem.
Sugerimos o seguinte texto, adaptado do site:




A Reciclagem
O que é a reciclagem?
A reciclagem é o resultado de um conjunto de técnicas e atividades que tem o objetivo de reaproveitar e reutilizar o que seria o lixo.
Hoje, já se en­contram várias alternativas de reaproveitamento destes materiais em confecções de produtos artesanais, vestuário, acessórios etc., dos lixões.
Quais as vantagens da reciclagem?
Redução da quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário;
Redução dos prejuízos ambientais durante a produção de novas matérias primas;
Redução no consumo de energia elétrica;
Redução da poluição do ambiental;
Ampliação do desenvolvimento econômico pela geração de novos empregos nos negó­cios relativos à reciclagem
Quais são os materiais que podem ser reciclados?
Papel, plástico, metal e vidro. É importante lembrar que todos esses itens devem estar limpos, ou seja, não devem conter nenhum tipo de resíduo orgânico para garantir a qual­idade do produto. Quanto maior a qualidade, maior o valor comercial
METAL: Metais que podem ser reciclados: Lata de bebidas e ali­mentos; Tampas de recipientes de vidro; Lata de biscoi­to; Bandeja e panela; Ferragem; Grampo; Fios elétricos; Chapas; Embalagem marmitex; Alumínio; Cobre; Aço; Lata de produtos de limpeza. Metais que NÃO podem ser reciclados: Lata de aerosóis; Lata de tinta; Pilhas; Lata de inseticida; Lata de pesticida.
PAPEL: Papéis que podem ser reciclados: Jornal; Papel de computa­dor; Saco de papel; Papel de escritório; Cadernos. Papéis que NÃO podem ser reciclados: Papel engordurado; Carbono; Celofane; Papel plastificado; Papel parafinado (fax).
PLÁSTICO: Plásticos que podem ser reciclados: Embalagem de ali­mentos; Embalagem de produtos de beleza; Embalagem de produtos de limpeza; Tampas; Brinquedos; Peças plásticas; Canetas esferográficas; Escovas de dentes; Baldes; Artigos de cozinha. Plásticos que NÃO podem ser reciclados: Celofane; Embal­agem a vácuo; Fraldas descartáveis; Adesivos; Embalagem engordurada; Siliconizados.
VIDRO: Vidros que podem ser reciclados: Copo; Frasco de remédio; Jarras; Garrafa; Vidro colorido. Vidros que NÃO podem ser reciclados: Vidro de automóvel; Vidros de janelas; Pirex; Espelho; Tubo de TV; Lâmpada; Óculos; Cristal; Ampolas de medicamentos; Vidros temper­ados planos ou de utensílios domésticos.
3. A fim de proporcionar aos alunos um conhecimento maior sobre o tema, também sugerimos os jogos e sites relacionados à reciclagem do lixo, apresentados pelo portal:
Reciclagem



Separar os lixos






Atividade 3: Elaboração coletiva de um texto de opinião
Objetivo: Planejar, escrever e revisar o texto de opinião sobre o lixo
Para a elaboração do texto de opinião, leve para a sala de aula o cartaz com o registro feito nas atividades anteriores e retome com os alunos a discussão sobre o tema do lixo.
Sugerimos que você observe as seguintes instruções para escrita do texto:
1. Primeiramente, proponha o planejamento do texto.
 Explique à turma que quando escrevemos um texto é preciso planejar o que vamos escrever e organizar nossas idéias antes de iniciar a escrita do texto.
Peça aos alunos para lerem as informações proporcionadas pelo estudo feito nas aulas anteriores e discuta com a turma sobre cada uma delas.
Em seguida, deverão decidir qual a opinião que pretendem defender em relação ao lixo.
Pontue que você irá registrar no canto do quadro a que for escolhida pela maioria dos alunos para que, no momento da produção do texto, lembrem-se do que deverão escrever.
2. Pergunte aos estudantes que argumentos usarão para defender sua opinião. Registre-os no quadro e explique à turma que, quando escreverem o texto, deverão consultar o esquema no quadro para que não se esqueçam de nenhuma informação.
No momento da escrita do texto, você pode fazer intervenções como:
- “Como vamos começar o texto?”,
- “Depois de escrita nossa opinião, como vamos colocar os argumentos para defender o que pensamos?”
- “Será que o leitor vai entender o que escrevemos?”
Sempre que, se necessário, a turma consulte o esquema elaborado anteriormente.
3. Agora, é o momento da revisão do texto.
Após a escrita, faça uma leitura coletiva do texto com os alunos e pergunte se eles conseguiram seguir o esquema feito anteriormente.
Pergunte também em que parte do texto está escrita a opinião que defendem e onde apresentam seus argumentos.
Os aprendizes também devem avaliar se desejam alterar alguma frase do texto.
4. Outra sugestão é convidar um aluno de outra sala, que seja um leitor fluente, para avaliar o texto produzido.
A turma pode perguntar ao colega se ele é capaz de identificar a opinião defendida e os argumentos utilizados.
Ao final, é importante pedir para que diga aos aprendizes se todas as informações estão claras e se tem alguma sugestão a fazer em relação à escrita do texto.
5. Terminado o texto, as crianças deverão colocá-lo em local de ampla circulação, para que todos possam lê-lo.



Recursos Educacionais
Nome            Tipo



Reciclagem  Animação/simulação



Reciclagem  Animação/simulação



Reciclagem  Animação/simulação



Reciclagem Animação/simulação



Recursos Complementares



Para ampliar os conhecimentos relacionados ao tema, sugerimos que o professor consulte as seguintes cartilhas:









Avaliação
Para avaliar se os alunos avançaram na aprendizagem da escrita de um texto de opinião, compreendendo sua função social e seu modo de organização, você poderá fazer uma avaliação ao final da sequência didática. Abaixo algumas sugestões:
- Faça um levantamento oral, junto ao grupo, das características de um texto de opinião.
- Entregue aos alunos uma folha com um pequeno texto de opinião e peça que identifiquem a opinião defendida pelo autor e um argumento usado.
- Selecione algum tema de destaque no grupo e peça aos alunos que escrevam um pequeno texto de opinião sobre ele. Ressalte que é necessário desenvolver pelo menos um argumento para defender a opinião apresentada.
Essas atividades oferecerão elementos para verificar o que foi aprendido pelos alunos e que aspectos desse conteúdo necessitarão ser mais trabalhados.







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