BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, setembro 14, 2015

Meu avô espanhol entre outros>Estímulos literários>Inclusão>Imigrantes>PDF>14/09/2015


Meu Avô Espanhol

João Anzanello Carrascoza

Em 'Meu avô espanhol', João descobre que seu avô veio da Espanha de navio e que lhe deixou de herança muito mais que um simples sobrenome. Por meio dos livros e de conversas com seu pai, o menino conhece a cultura espanhola e tem um encontro mágico e emocionante com seu avô espanhol.                                                              

A COLEÇÃO "IMIGRANTES DO BRASIL"  RESGATA AS ORIGENS E A CULTURA DOS
POVOS QUE AJUDARAM A CONSTRUIR A NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA.
Objetivo da coleção: É para que os leitores conheçam hábitos e costumes de outros povos e possam identificar as influências culturais (espanholas, africanas, portuguesas, japonesas, gregas e italianas) no Brasil.
Apolo e seus irmãos sempre passam as tardes de domingo ao lado do avô, que adora contar histórias da mitologia grega e de seu país natal. Petros revela aos netos como era sua vida na Grécia, os costumes de seu povo, os motivos que o fizeram vir para o Brasil e as dificuldades no novo país. Nesses vários encontros, Apolo aprende sobre suas origens, a importância da Grécia na história da civilização e, principalmente, o valor da família. 
Na sala de aula A coleção Imigrantes do Brasil propõe uma introdução à cultura do imigrante. 
O objetivo é que os leitores conheçam outros hábitos e costumes e identifiquem as influências culturais deste Brasil tão heterogêneo. Neste volume, o leitor descobrirá a importância da cultura grega na história da civilização, os mitos e as obras que contam a história desse povo, a guerra civil que culminou na emigração de grande parte da população e as atividades que os imigrantes desenvolveram ao chegar aqui. Ao final do livro há uma seção informativa com fotos e dados da cultura grega.

MEU AVO GREGO

Inclusão
Aceitar ou não os refugiados?
Uma noção para as crianças...

 O Brasil tem uma população de origem muito diversa que só nos enriquece.  
Cada grupo de imigrantes nestes países veio por não aguentar situações de guerra, de pobreza, de fome, perseguições políticas e religiosas em suas terras natais.  As terras do Novo Mundo eram a oportunidade do Eldorado (por mais defeitos que o país adotivo tivesse), eram a oportunidade de sobrevivência decente.  Este espírito empreendedor de quem veio de terras distantes para as Américas caracteriza todos os recém-chegados que sonham em construir um país diferente de onde vieram e marca seus filhos de maneira visível.
Só agora no final do século XX e início do XXI, que os brasileiros — tendo adquirido um melhor e mais democrático nível de educação e maior interesse na sua história, tem-se conscientizado da saga vivida por seus antepassados, dos sacrifícios que nossos pais, avós, bisavós fizeram para chegar aqui e suas contribuições para a cultura brasileira.
Veja mais
AQUI
Proposta de atividades> PDF: AQUI

A chegada de povos estrangeiros ao Brasil ajudou a escrever a história da miscigenação no País. Alguns deles vieram de seus países de origem fugindo da pobreza para trabalhar em terras brasileiras. Mamma Mia! História de Uma Imigrante Italiana, de Ricardo Dreguer, conta a vida da jovem Luiza e retrata a realidade destes imigrantes.Chegando de Veneto, na Itália, no final do século 19, depois de uma longa e sofrida viagem de navio, Luzia vai trabalhar nas fazendas de café, no interior de São Paulo. Lá, ela dá de cara com a precariedade das condições de trabalho e a indignação pelo modo como os trabalhadores eram escravizados.Naquela época, o Brasil vivia a efervescência da transição do período imperial para o republicano e das campanhas abolicionistas pelo fim da escravidão, e estes fatos influenciaram a vida da jovem.Mas esses não eram os únicos motivos que faziam a moça se indignar. O amor da sua vida, que ela conheceu no duro trabalho das fazendas, era um trabalhador escravizado que enfrentou com ela os obstáculos e preconceitos em busca de uma vida melhor. A imigração não era nada fácil e, ainda hoje, não é em muitos países do mundo.O título conta com as ilustrações da premiada Bruna Assis Brasil e integra a coleção Antepassados, que conta com outros dois livros publicados: O Homem-Pássaro: História de Um Migrante e Kiese: História de Um Africano no Brasil.                                                                                                        
O processo de imigração começou no Brasil com o período colonial, por volta de 1530. Passado algum tempo, no final do século XIX, mais especificamente na década que se seguiu à Abolição da Escravatura, a chegada de imigrantes aumentou e no caso do estado de São Paulo, por exemplo, chegaram mais de 900 mil pessoas.
A partir do século XIX, muitos europeus atravessaram o Atlântico em busca de melhores oportunidades de trabalho, mas durante o século XX, chegaram também imigrantes que fugiam das grandes guerras mundiais. Eles vieram de todas as partes, a citar Portugal, Itália, Alemanha, Japão, Espanha, Polônia, entre tantos outros países.
Esses imigrantes contribuíram significativamente para a formação da cultura brasileira. Suas influências foram desde a indústria, passando pela agricultura, culinária, artes e muitos outros aspectos!
Assim, para aproveitar essa data tão importante, a Callis preparou algumas sugestões de leitura, como é o caso do livro "Keiko do Japão", da autora Cristina Von, que conta a história de uma garotinha que nasceu no Japão e que veio com sua família para o Brasil.
Além dele, em "Bernardo e a princesa de cristal", de Flávia Reis, os leitores poderão embarcar em uma emocionante aventura com esse francês recém chegado ao país.
Fonte:  AQUI

Tiago vai passar o dia com sua tia Angélica, onde está aprendendo a arte de uma antiga tradição de sua família portuguesa: a pintura de azulejos. Ao ficar sozinho no estúdio, algo fantástico acontece: seus avós, pintados nos azulejos pendurados na parede, começam a falar com o garoto. Nesta incrível narrativa, Tiago aprenderá com seu avô a história de seus antepassados, como e por que os portugueses migraram para o Brasil, a adaptação de sua família ao novo país e muito mais.
Interpretação de texto " Meu avô"
Aula
História de outros tempos
AQUI
A partir da leitura de uma coleção de livros da Editora Panda Books que traz questões e informações sobre imigrantes que colonizaram o Rio Grande do Sul, foram selecionados os livros Meu Avô Alemão, Meu Avô Italiano, Meu Avô Árabe, Meu Avô Português, Meu Avô Africano, Meu Avô Espanhol, para desencadear a pesquisa sobre imigração no 5º Ano. 
Características, informações, costumes destes seis países foram pesquisados, bem como a contribuição destes imigrantes para o Rio Grande do Sul e Ijuí. 
A pesquisa envolveu as disciplinas de Estudos Sociais, Informática Educativa e Língua Portuguesa e foi apresentada em Power Point para a turma. 

Meu avô japonês
Meu avô judeu: AQUI
Meu avô africano: AQUI
Proposta todos os imigrantes : AQUI
Leitura e interpretação: A casa de minha avó: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios