BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2016
7 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

terça-feira, setembro 17, 2013

Orelha de limão >Estímulos literários > 17/09/13


Importância as diferenças
Orelha de limão
Garantir o desenvolvimento integral das crianças.
   Oportunizar contato com a expressão literária;
 Desenvolver a expressão cultural infantil;
Contato com conceitos relacionados com a diversidade e inclusão/exclusão.


"Era uma vez uma pequena ovelha, igual a todas as outras. Só uma coisinha nela era diferente: uma de suas orelhas era amarelo-limão.
" Mas quanta diferença! 
Por conta desse pequeno detalhe, uma orelha amarelo-limão, nada dava certo para a ovelha e ela sofria muito.
 Em Orelha de Limão, a autora fala das diferenças: muitas vezes pequenos detalhes que nos fazem sofrer geram grandes transtornos.

Saber lidar com as diferenças é a proposta deste interessante livro. 
 
Motivação para a leitura 
 
· Quem gosta de apelido? Eis um versinho de um autor desconhecido: 
"Apelido é um outro nome, diferente do que temos./ 
Mas nem sempre é por carinho que apelido recebemos./ 
Muitas vezes o apelido é usado para xingar./ 
Para não causar tristeza, eu preciso perguntar:/ 
Por favor, me responda, como devo te chamar?" 
Vamos refletir: você tem algum apelido? 
Você gosta? 
O que acha dos apelidos que aparecem entre seus colegas? 
 
Propostas de atividades: 
 
· O que você achou da atitude do carneiro? 
Ele agiu como um verdadeiro amigo, mesmo enganando a pequena ovelha? 
 
· Como você explicaria a mudança de comportamento da pequena ovelha, depois de pensar que estava realmente com a orelha igual a todos os outros? 
 
· Na sua opinião, por que as diferenças não são bem aceitas? 
O que você considera "ser diferente"? 
 
· Você sabe o que é caricatura? 
Procure exemplos e traga para a escola. Vamos brincar! Faça sua própria caricatura (uma maneira bem-humorada de retratar-se). 
 
· Converse com seus amigos e professor, e faça um trabalho de redação, colagem, desenho etc. a partir da frase: 
"Trate as outras pessoas como deseja ser tratado".

http://www.brinquebook.com.br/livro.php?livro=187&exibe=sgprof

Livro aqui:

Diversidade, semelhanças e diferenças.
Os objetivos destas atividades são explorar as semelhanças e diferenças das crianças e o que significa ser exclusivo.
Materiais:
Folha de informação pessoal
Livros sobre diferenças. Existem livros infantis que o tema central são as diferenças entre os personagens como:


Elmer o elefante xadrez de David Mckee.

Tudo bem ser diferente de Todd Parr. http://www.youtube.com/watch?v=DgrFIgvF7KU

Sugestões da Márcia Madalozzo (mãe de uma linda menina no espectro):

A felicidade das borboletas de Patrícia Engel Secco.

Orelha de limão de Katja Reider e Angel Von Roehl.

Uma joaninha diferente de Regina Célia

Rodas, pra que te quero de Angela Carneiro e Marcela Calamo
entre outros.
Você pode conversar com as crianças sobre as formas em que todos nós somos únicos como altura e peso; cor do cabelo e dos olhos; atividades que gostamos; como aprendemos; nossas vozes .

Atividade 1: Folha de informação pessoal

Peça aos alunos para completarem a ficha de informações pessoais.
Você pode colocar os alunos em pequenos grupos para esta atividade. Depois que os alunos completem a folha,converse sobre os resultados, na aula de matemática vocês podem fazer tabelas e usar a atividade como um meio para explorar semelhanças, diferenças e singularidade.

Ficha de Dados Pessoais
Circule as frases que são verdadeiras para você. Você pode adicionar mais frases nos espaços em branco.
1. Eu gosto de assistir filmes.
2. Eu tenho um irmão.
3. Eu tenho uma irmã.
4. Gosto de comer espaguete.
5. Eu tenho um animal de estimação.
6. Tenho o cabelo castanho.
7. Eu gosto de jogar no computador.
8. Eu venho a pé para a escola.
9. Eu já fui à praia.
10. Eu sei subir em árvores.
11.
12.

Atividade 2: Livros sobre diferenças
Use os livros infantis que tenham temas as diferenças e semelhanças para facilitar a discussão de classe.

Atividade adicional: Jogo: Morto ou Vivo
Esta é uma atividade divertida para usar como um meio de explorar as semelhanças, diferenças e singularidade.
Nesta versão de Morto ou Vivo, os alunos irão responder apenas quando o comando é válido para eles. Por exemplo, "Quem tem olhos,castanhos levanta!”. "Todos os alunos de olhos castanhos levantam.”
Outras frases podem incluir:
• “Quem gosta de futebol, fique em um pé."
• "Quem tem um gato de estimação, coloque sua mão esquerda sobre o sua cabeça ".
Após o jogo os alunos sentam em círculo. Peça a cada aluno apontar um colega que de alguma maneira ele / ela e o outro aluno são semelhantes. Peça aos alunos comentarem algo que não conheciam sobre um colega antes do do jogo.

Consulte:
Hopkins, G. (2004). Simon Says "Who Are You?". Retirado do Décimo Sétimo Encontro Mundial de Educação.- fevereiro de 2005. http://www.education-world.com/a_lesson/00-2/lp2061.shtml

Faherty, C. (2000). Asperger ... O que isto significa para mim? Arlington, TX: Futuro Horizons, Inc.

* Recurso extra: Autism Society of America. Crescendo Juntos. (2004).
http://www.autism-society.org/site/DocServer/Growing_Up_Brochure_May _2004.pdf? Docid = 1561 = 1041 & AddInterest

Maguire, A. (2000). Pessoas Especiais maneiras especiais. Arlington, TX: Futuro Horizons, Inc.


Projeto







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios