BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, março 21, 2011

O Grande Rabanete>História cantada >Alimentação e afins>Sequência didática>Atividade remota> 21/03/11


Resultado de imagem para livro infantil o grande rabanete

O Grande Rabanete
Tatiana Belinky
Sobre o livro:
Apresenta uma forma bem peculiar que serve de atrativo: a história é contada como um conto cumulativo, forma que encanta e diverte a garotada, sendo também um excelente treino para a memória.
Outro ponto interessante é o fato das frases serem curtas, o que é bastante adequado para os que estão iniciando o processo de leitura (caso venha a ser contada para alunos de primeira série).
No entanto, por serem curtas, não significa que elas sejam pobres, pois trabalha muitos aspectos lingüísticos utilizando-se de recursos originais, como a repetição: “o rabanete cresceu-cresceu e ficou grande-grande”.
Além do aspecto linguístico, é possível explorar, por meio da narrativa, o lado humano: a questão da solidariedade, da cooperação, da divisão de bens e até da auto-estima exacerbada, aspecto representado pelo ratinho, no bem humorado e imprevisto final.
È possível explorar e envolver várias disciplinas tais como literatura, língua portuguesa, matemática, educação artística, ciências...
E também temas transversais como éticas e pluralidade cultural.



Blog da Alessandra: Todas as imagens coloridas:

http://educacao-ale.blogspot.com/search/label/EDITORA%20MODERNA
Como esta:





Interdisciplinaridade: Matemática
Peço licença aos professores de matemática e ensino infantil para postar atividades de matemática,pois não é muito minha "praia".
Ofereço a colega Kátia, que me deu inspiração para pesquisar Tatiana Belinky.
A Escola Municipal Carmo Cascardo, de Itajubá,MG, não sabe ainda que bela profissional ganhou de presente este ano.
Desejo sucesso à Kátia e sua turminha!

No blog da Zandrinha retirei  esta atividade de matemática:
Ela pesquisou no livro Matemática da minha vida de Ana Cristina Souza Rangel.
Livro :Matemática da minha vida/ Ana Cristina S.Rangel
1-Confeccionar um jogo com os personagens do livro( pode ser usado como memória ou dominó é só imprimir duas cópias)

2-Com essa atividade se trabalha noção de tamanho.
Após ordenar, brincar recontar a história com os personagens colá-las na outra folha ordenando do maior para o menor ( como aparecem na história).
 As fichinhas de papel ao lado dos personagens foram usadas em outra atividade.


3-Essa é uma forma dos pais também participarem das atividades feitas em aula.



4-O grande rabanete é um livro muito bom.
 Usei para introduzir os números até 6.
Fiz várias atividades para trabalhar a sequência numérica:
5-jogo da memória com os números: (reproduzí-los 2 vezes)

No Front Page de Dania retirei:
"Fazer matemática é expor idéias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados de experiências não realizadas, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas entre outras coisas."
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. MEC, 1998.
PCNs de Matemática
O currículo da matemática para o Ensino Fundamental abrange o estudo dos números e das operações (Aritmética e Álgebra) , o estudo do espaço e formas (Geometria) e o estudo das grandezas e das medidas (Aritmética, Álgebra e da Geometria).
Blocos de conteúdos:
•Números e Operações;
•Espaço e Formas;
•Grandezas e medidas;
•Tratamento da informação.
Esses conteúdos depois de selecionados, são organizados em ciclos, sendo adaptado regionalmente e organizado de acordo com o projeto educacional de cada escola, onde cada professor trabalhara ao longo do ano letivo.
A avaliação de matemática é contínua e baseada em uma variedade de situações de aprendizagem. Cada aluno é constantemente observado em relação ao seu desempenho e também através de resultados dos instrumentos de avaliações, como provas, trabalhos, participações em aula, etc
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO:
Trabalho na Educação Infantil com o Nível 4, crianças com 5 anos. No momento, estamos trabalhando com classificação e seriação através da história " O Grande Rabanete".
Escolhi está história para trabalhar com matemática, devido as possibilidades de atividades: seriação, classificação, tamanho, ordem memorial, ordem crescente e decrescente, quantificação numérica e correspondência termo a termo.
Atividades de Matemática:
Educação Infantil
Atividade 1
Após a história "O grande Rabanete", cada aluno recebeu os personagens para colorir e depois fizeram a colagem dos personagens em uma folha onde deveriam colar na sequência da história, ficando do maior para o menor.
Seriação dos personagens por tamanho e ordem.
Atividade 2
Foram confeccionados diferentes tamanhos de rabanetes em EVA para que os alunos colocassem em ordem crescente e decrescente na horta.
Classificação dos rabanetes de acordo com o tamanho.
Atividade 3
Confeccionado pela turma cartões com os numerais até 7, correspondentes ao número de personagens da história. Foi solicitado para que cada aluno colocar os numerais em ordem crescente e decrescente.
No final da atividade as fichas foram coladas em uma tira de papel colorida em ordem crescente.
NÚMEROS EM MINHA VIDA
Desde que acordo, já estou em contato com os números:
Hora para acordar;
Hora para tomar banho;
Hora para tomar café;
Hora de sair para escola;
Quando chego na escola:
Quantos alunos foram na aula;
Quantos meninos;
Quantas meninas;
Horários das atividades;
Horário do lanche;
Horário de saída;
Número de telefones das mães para recados......
Números dos ônibus na rua;
Números das casas;
Horários para fazer inúmeras atividades......
E mais números de documentos;
de contas.... de dinheiro.....
créditos e débitos cuidados a cada dia,
 a cada hora,
a cada segundo......
Números para tudo que se vai fazer.....
Números e Operações:
Proposta de atividades:
Jogo 1
Prática com a turma: divisão de palitos
Foi combinada com o grupo a melhor maneira para repartir igualmente os palitos de um pote.
Ficou decidido passar o pote de palitos, onde cada um retirava a quantidade combinada até acabar todos os palitos.
Constantemente era solicitado para que o grupo dissesse o número de palitos que já tinha adquirido.
1ª rodada: 2 palitos
2ª rodada: 2 palitos
3ª rodada: 2 palitos
4ª rodada: 1 palito
5ª rodada: 1 palito
Total de palitos: 8 palitos.
Jogo 2
Prática com a turma: Adição com BALAS
O grupo trabalhou com dois dados.
1º dado, com seis faces, numeradas de 1 a 3.
2º dado, com seis faces, numradas de 1 a 6.
Foi desenvolvida uma atividade em duplas com balas.
Cada integrante da dupla joga um dado para a bala rosa e outro para bala azul.
Em seguida, a quantidade de balas azuis e rosas, recebidos através de sorteio nos dados, é representada através de fichas por cada dupla.
Em cada ficha, foram colados os papéis azuis e rosas, representando as balas, onde foi registrada a quantidade de balas recebidas por cada dupla.
Cada um da dupla pode realizar sua própria adição através de suas fichas.
Jogo 3
Jogo para trabalhar com a subtração
Dividir a turma em grupos de 4 crianças.
Entregar para cada grupo 5 palitos de picolé.
A professora faz um sorteio através de fichas de 0 a 4 referentes a quantos palitos cada grupo irá devolver para professora.
Cada grupo preeche uma tabela desenhando ou escrevendo os numerais, de quantos palitos tinha, quantos devolveram e com quantos ficaram.
Durante a realização da atividade, verificar se as crianças estão fazendo a marcação correta dos dados.
Reportagem Especial da Zero Hora:
Domingo/4/maio/2008
Título: Medo + despreparo + complexidade
Desempenho sofrível
Nos últimos anos, as avaliações de qualidade do ensino de matemática mostram a deficiência da aprendizagem dos alunos.
Especialistas alegam que toda ess dificuldade no ensino da matemática se resulta também da formação dos professores e de sua desatualização.
Sistemas de avaliação como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), Saeb (Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica), ENEM (Exame Nacional deEnsino Médio) e também o Saers (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul mostram em seus resultados, dentro de cada área, essa grande deficiência no ensino da matemática que começa nas séries iniciais e abrange até o ensino médio.
A matemática é uma disiplina extremamente importante para desenvolver o raciocínio dos alunos. As dificuldades abrangem todos os níveis de educação no Brasil, deixando órgãos competentes, como a Secretaria da Educação e o Ministério da Educação, preocupados diante de números tão baixissímos e que comprovam um aprendizado deficitário.
Na reportagem de Monique Ravanello é mostrado que a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) destaca os Estados Unidos e a China os países que mais investem na disciplina de matemática.
A repórter Monique, destaca que no Colégio Militar a aprendizagem do ensino da matemática apresenta-se de uma forma divertida, alcançando os melhores índices nas avaliações,estimulando o raciocínio lógico e oportunizando conteúdos que estão ligados as situações comuns que seus alunos vivenciam.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a formação mínima dos professores para trabalharem com Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental é o magistério. Como afirma, o professor Fernando Becker da UFRGS , "é fundamental que haja domínio e compreensão do conhecimento transmitido aos alunos para que o aprendizado seja de qualidade". Portanto a estimativa do governo federal, lançada no Plano Nacional de Educação,é de que 70% dos professores apresentem uma formação específica de nível superior até 2011, garantindo assim um aprendizado de maior qualidade de seus alunos.
A reportagem apresenta esta "Receita para virar o jogo":
> Aliar teoria à prática, usando situações do dia-a-dia para explicar o conteúdo da aula
> Oferecer aos alunos atividades interativas, como jogos e computadores, independentemente da série em que estão
> Estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico
>Despertar nos estudantes a capacidade de interpretar. Por exemplo, em vez de apenas perguntar o resultado de 12x2, diga:
"Sua mãe lhe mandou comprar duas dúzias de laranjas. Quantas laranjas você deve comprar?
> Aconselhar os pais dos alunos a nunca dizer aos filhos frases como "odeio matemática", ou "matemática é muito difícil"
> Manter-se atualizado sobre novas propostas pedagógicas e aprofundar o conhecimento científico, buscando cursos de aperfeiçoamento, especialização e pós-graduação.
A reportagem também traz uma dica com o título "Para seu filho ler", que diz o seguinte:
"Os números fazem parte de sua vida. Eles estão na data do seu nascimento, no telefone da sua casa e nos preços dos alimentos que seus pais compram para você comer.Então, já imaginou a confusão que se formaria se os números desaparecessem? Você nem conseguiria dizer qual é a sua idade.
Se você acha que estudar matemática só com livros é chato, busque uma maneira divertida de aprender, como ir ao supermercado com seus pais.
 Lá, você pode cacular quanto custa meio quilo de laranja, ou dois quilos de tomate.
No final, some todos os gastos. Você pode também ver os seus pais pagarem a conta, observar quanto usam de dinheiro e calcular se recebem o troco certo no caixa.
Comentário(Dania):
Minha própria experiência com matemática nas séries iniciais foi negativa. Minha impressão da matemática sempre foi relacionada ao "bicho-papão", termo conhecido por muitos para se referenciar ao estudo desta disciplina.
Durante o Ensino Fundamental, apresentei muitas dificuldades relacionadas à matemática. Sempre tive professores que trabalhavam em cima de conteúdos pré-estabelecidos, onde a avaliação era o resultado de provas.
Os conteúdos desta disciplina não apresentavam nenhuma ligação e nem podiam ser aplicados em nossa vivência.
Quando fui cursar o magistério, não havia nenhuma matéria relacionada à matemática e foi o maior desafio quando comecei a lecionar.
Precisei fazer cursos sobre matemática para séries iniciais e até procurar aulas particulares para poder ensinar meus alunos.
Hoje "os números em minha vida" se apresentam de uma forma prazerosa, pois passei a gostar mais de matemática e procurar aprender cada vez mais, possibilitando também um melhor aprendizado para meus alunos.
Trabalho as noções de quantidades e números com meus alunos com material concreto.
As quatro operações são trabalhadas de uma maneira informal através de brincadeiras e na hora do brinquedo pedagógico.
Proponho, constantemente, atividades com os brinquedos para os alunos:
- separar as peças dos brinquedos em diferentes potes e depois quantificar;
- juntar as peças da mesma cor e quantificar;
- tirar algumas peças seguindo algum critério de cor ou tamanho e depois quantificar o que ficou;
- colocar a mesma quantidade de peças em potes iguais e depois quantificar.
Dentro de cada projeto semanal, construído através de histórias infantis,trabalho com atividades que envolvam as quatro operações.
Essas atividades são realizadas através da quantificação dos personagens; conceitos que envolvam o que tem mais, o que tem menos;
- completar as atividades com desenhos seguindo critérios que envolvam alguma operação e depois quantificar.
Para cada projeto com histórias criamos as oficinas de matemática enfatizando cada vez uma operação de acordo com as possibilidades das histórias.
Fonte:http://dania.pbworks.com/w/page/16734695/FrontPage


Leitura Informativa:
Rabanete:
Rabanete (Raphanus sativus) é uma planta da família das Brassicaceae, originária da região mediterrânea.
A sua raiz apresenta-se como um bulbo comestível de cor vermelha e sabor picante.
Devendo ser consumido cru, em saladas, o rabanete tem a capacidade de limpar os dentes e desenvolver os músculos mastigadores das crianças.
Ele também é um bom expectorante natural e estimulante da digestão.
A raiz tuberosa apresenta grande variação de tamanho e de forma, podendo ser redonda, oval ou alongada.
A casca é de cor branca, vermelha, ou vermelha e branca, enquanto a polpa é sempre branca.
O rabanete redondo de casca vermelha é o preferido no mercado brasileiro.
O rabanete é uma excelente alternativa para diversificar a dieta.
O uso mais comum é na forma crua, em saladas.
Devido à sua cor e formato, ajuda a decorar a salada quando cortado em rodelas e servido com tomate, aipo e pepino, estimulando assim o consumo de outras hortaliças.
 Quando grandes, podem ser consumidos cozidos ou com picles.
Quando cozidos, o sabor é menos picante.
Os rabanetes podem também ser preparados na forma de petiscos, uma alternativa mais saudável do que os pratos ricos em calorias geralmente utilizados.
Combine-os com recheios e molhos de sua preferência.
O rabanete não precisa ser descascado para ser consumido.
O rabanete é fonte de vitamina C e Niacina, além de conter os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro.
A vitamina C dá resistência aos tecidos e age contra infecções; a Niacina evita problemas de pele, estimula o apetite e o crescimento.
Os minerais são importantes pois contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.
Cru e bem lavado, o rabanete limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores.
Ele também é expectorante, estimulante da digestão, purificador do sangue, dos rins e da bexiga.
Esta hortaliça é considerada ainda um bom medicamento para os que sofrem de reumatismo, gota, artritismo, bronquite, catarros, resfriados, inflamações internas, erupções cutâneas e febres.
Ao comprar escolha rabanetes lisos, firmes, sem rachaduras e irregularidades.
O rabanete sem folhas, quando conservado em geladeira, pode permanecer em boas condições até 3 semanas e, o rabanete com folhas, 5 a 7 dias.
Seu período de safra é de julho a novembro e janeiro.
Fonte:
 http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/rabaneteorientacao.htm
Dramatização:
O grande rabanete (Tatiana Belinky)
É com grande carinho que elaborei estas atividades como ferramenta facilitadora em parceria do planejamento diário em sala de aula.
A prática na Educação Infantil deve ser bem organizada para que as crianças vão desenvolvendo e ampliando os seus conhecimentos.
Sendo assim, a mamãe Michelle trouxe uma dramatização do livro: O grande rabanete e nos contou:
Mamãe Michelle puxa o rabanete, puxa e puxa e puxa e nada.
Mamãe chama o Paulo Victor.
Mamãe puxa o rabanete e Paulo Victor puxa a mamãe e Geilda (secretária) puxa e puxa e puxa e nada.
Geilda chama Pitty, o cachorro.
Mamãe puxa o rabanete, Paulo Victor puxa a mamãe, Geilda puxa Paulo Victor e Pitty puxa Geilda e puxa e puxa e puxa e nada.
Pitty foi chamar papai Paulo Sérgio da Silva.
Mamãe puxa o rabanete, Paulo Victor puxa a mamãe, Geilda puxa Paulo Victor, Pitty puxa Geilda e papai Paulo Sérgio puxa Pitty e puxa e puxa e puxa e PLOCK.
Diz Paulo Victor: "Eu sou o mais forte, porque consegui arrancar o rabanete”.
É assim, utilizando diferentes linguagens (corporal, musical,oral e escrita) em diferentes situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressando suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançando cada vez mais no processo de construção de significados, enriquecendo cada vez na contextualização do nosso programa de leitura.
Fonte:http://fotolog.terra.com.br/concei1
Sugestão para dramatizar
AQUI
Avental:
http://cantinhoinfantil.loja2.com.br/83169-AVENTAL-O-GRANDE-RABANETE


Varal de histórias

Fafá conta
Sequência Didática




Sugestão/Atividade domiciliar

UMA SUGESTÃO ENGRAÇADINHA E LINDA
O VÍDEO   COM A DRAMATIZAÇÃO







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios