BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, fevereiro 02, 2013

Família alegria > Estímulos literários > Oficina de construção > Moradia >Maquetes> Tridimensional>02/02/13

Oficina de construção
Casa de bonecos

Eixo temático: Jeitos de morar

Objetivo :
Proporcionar aos alunos, sob a perpectiva lúdica, momentos de vivência de sensações e percepções sobre as formas de abrigo e proteção dos seres vivos : características, finalidades e peculariedades das moradias.

Elemento desencadeador : Construções alternativas

Vivência : Construção de  casas de brincar com material.

Sugestão de desenvolvimento:
Propor construir uma ou mais casas de bonecos ( as ) para nelas brincar .
Ouvir e registrar opiniões, ideias e sugestões sobre modelos, tamanhos,estruturas e material utilizado reciclado, ( caixas de fogão e similares ).
Deixar as crianças  a vontade para incorporarem o desafio. Intervir, na organização e produção, caso haja necessidade.

Situação-problema:
Organizar e compártilhar, coletivamente, material, espaços e ideias de trabalho.

Outros encaminhamentos:
Após a vivênciaa com sucatas, construção das casas e o brincar nelas e com elas:
Descrever oralmente o processo de construção das casas:
As etapas, escolha do modelo,confecção, dimensões, distribuição interna e externa,etc.
Registras as ideias em painel, portifólio, mural ou outra forma sugerida pelas crianças.
Organizar pesquisas com o grupo sobre tipos de moradias existentes e conhecidas que servem de abrigo aos seres vivos e expor resultados em forma de painéis ou maquetes.
Socializar efetivamente este momento da brincadeira, organizando visitas de outras turmas da escola.

Desdobramento literário:
Leitura do livro família alegria.
Esta obra permitirá uma interdisciplinaridade com ciências, pois descreve as moradias de animais e aves. Trazendo a oportunidade de reconhecimento da natureza, formas de vida, preservação, alterações naturais, relacionadas a moradias dos seres vivos.
O lado afetivo é bem explorado , de forma natural e graciosa, numa linguagem simples, gostosa e lúdica, claro.

Dirigido especialmente às crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental, empreende uma criativa viagem porta adentro de casas as mais diversas.
Assim, estimula os pequenos a refletirem sobre questões do dia a dia que se revelam essenciais à construção da cidadania.
Ou, em outras palavras, faz “um convite à leitura compartilhada, que reforça elos de afeto, permite a troca de impressões e encoraja a expressão de opiniões”, como explica o Guia de Leitura que integra o volume.

" A CORUJA FAZ SE NINHO NO OCO DO TOCO. TEM CORUJA QUE FAZ
NINHO EM BURACO. O TUCANO MORA EM UM NINHO TAMBÉM.
CASA DE TATU É TOCA. CASA DE ONÇA TAMBÉM. A TOCA DA ONÇA
FICA NA MATA.
O PEIXE MORA NO RIO. NO RIO E NO MAR TAMBÉM. O SIRI VIVE NA
AREIA E A ARANHA VIVE NA TEIA."
E questionou:

" FAMÍLIA ALEGRIA " é um convite à leitura compartilhada, que reforça os elos de afeto, permite a troca de impressões e encoraja a troca de opiniões.
No final do livro "FAMÍLIA ALEGRIA" , Cristina Villaça preparou uma surpresa para os pais e educadores, que forem mediar a leitura deste livro.

Ler o livro Família Alegria, da Cristina Villaça, que é repleto de ilustrações de casas, foi uma alegria – com direito a trocadilho.
Tem casa de passarinho, casa de tatu, casa de peixe e até casa de siri.
Ah, e claro, tem o caracol que carrega sua casa nas costas, de lá pra cá. (...)
Cristina vai contando essa história com uma linguagem ao mesmo tempo simples, para alcançar os pequenos, e poética, para encantar os pequenos e os nem tanto.
“A coruja faz seu ninho no oco do toco”, escreve ela.
E a gente se embrenha no oco do toco em busca da coruja.
“O siri vive na areia e a aranha vive na teia”, continua, tecendo palavras que vão costurando a melodia.
Mas em meio a tanta casa cheia de gente e de bicho, eis que surge um personagem que difere de toda aquela alegria: Juca, que vive na rua.
E por um breve momento, a alegria cede espaço à reflexão, mais sugerindo do que explicando.
E as ilustrações de Carla Irusta acompanham muito bem essa troca de clima.
Os tons leves e lúdicos que representam as diferentes moradas dão lugar ao tom noturno, quase opressivo, incômodo, porém sem perder o traço delicado de suas figuras.
Mas sem demora a família Alegria está de volta, agitando tudo à sua volta.
E quando “a bola bateu no vaso.
O vaso bateu no bule.
O bule bateu na caneca de café.
A caneca de café do vovô caiu.
O bolo da vovó caiu também”
Quer saber também? Espia lá a Família Alegria.
Fonte:
http://odonodalua.wordpress.com/2012/06/08/da-estante-do-nick-familia-alegria/

Vá além do desenho
Discuta as funções das casas e suas divisões em cômodos. Proponha que transformem desenhos bidimensionais em maquetes tridimensionais.


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios