BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, maio 14, 2013

Literatura infantil> Jogos online > Atividades variadas > 14/05/13




"Literatura infantil é um fenômeno praticamente
 tão recente quanto a ideia de infância que temos hoje."
Sugestões de Atividades para Literatura Infantil
Dramatização
Máscaras
Dobraduras
Fantoches
Maquetes
Desenhos, colagens, pinturas, esculturas
Expressão corporal
Criar outros finais para a história
Criar novas histórias com os mesmos personagens
Criar novas ilustrações
Selecionar palavras da história e criar outras histórias contendo estas palavras.
Identificar nos personagens semelhanças com pessoas que fazem parte da vida da criança, comentar, encaixá-las na história, brincar com isso.
Explorar as possibilidades de trabalhar a ortografia, gramática e vocabulário, de forma criativa e divertida, fazendo jogos com o significado das palavras, com antônimos e sinônimos, separação de sílabas, som das palavras, rimas etc.
Descobrir na história o que pode ser relacionado com as outras disciplinas e trabalhar.
Ex.: Onde a história acontece, características do lugar, clima, hábitos regionais, roupas, etc. Dependendo da história, é possível encontrar associações com a matemática, história, ciências, artes, idiomas, enfim, basta o tema e o objetivo serem definidos para o trabalho não ter limites.
É fundamental que as crianças sejam ouvidas. Cada criança terá a sua impressão pessoal sobre a história, que nem sempre será positiva e isto deve ser respeitado e, nesse caso, deve-se trabalhar no sentido de levar a criança a identificar o que não agradou e permitir que ela crie novas soluções para a situação, observando que de alguma forma a situação está presente em sua vida.
Jogo de dados
Objetivo :
Demostrar uma das técnicas de se contar história e o quanto à Literatura Infantil e a Matemática, contribuem para o trabalho com os conteúdos curriculares.



A técnica do dado foi usada como um recurso interdisciplinar, enfocando a sequência textual de forma lúdica e prazeirosa. Pois jogar é importante para a criança em seu desenvolvimento, contribuindo significativamente para que ela construa e potencialize conhecimentos.



A oficina teve início com a apresentação de uma história da literatura infantil "Bom dia Todas Cores" da autora Ruth Rocha através do ábum seriado, após a apresentação e exploração da história, partimos para a confecção dos dados, ilustração das imagens que foram coladas no dado para recriação da história obedecendo a uma sequência lógica (começo-meio-fim), já que a escrita deve ser entendida como uma representação da linguagem em transformação sendo ela fundamental para que o ensino deixe de se fixar em seus aspectos motores e possa ser compreendida em seu valor e uso social.


Sugestões encontradas : Jogos
Chapeuzinho vermelho : Jogo dos erros

Clássicos da literatura infantil
Educação para crescer


Canal kids
Este blog tem de um tudo sobre utilização das mídias, além da literatura...

Smartkids
Passatempos, quiz, jogos , teatro

Jogo de memória
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jogo-memoria-personagens-monteiro-lobato-627860.shtml

Uol
Vários jogos
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/jogos.htm

Cinderela
http://ultradownloads.com.br/jogo-online/Infantil/Criador-de-Livros-da-Cinderela/

O conto do dragão
http://jogueaki.ig.com.br/jogos-online.php?jogo=a-dragons-tale

Tem de tudo aqui...
http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/
http://www.kidleitura.com/
http://revistaescola.abril.com.br/jogos/

Histórias infantis
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=est%F3rias-infantis



Regras de jogo e literatura infantil
Autor: Miriam R.P.Machado
Reconhecer as regras de um jogo
Identificar o jogo presente na história
Experienciar as regras de um jogo.
Escrever um texto de instrução para o jogo, de forma coletiva.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer textos de instrução, como por exemplo, uma receita culinária.
Estratégias e recursos da aula
1ª aula:
1) Iniciar a aula propondo a brincadeira: "Pedra, Papel, Tesoura" ou "Joquempô":
Os alunos podem brincar em pares ou trios. As mãos ficam escondidas nas costas e ao se falar "Pedra, Papel, Tesoura", os participantes mostram as mãos. Mão aberta é papel, mão fechada é pedra e dois dedos é tesoura. A tesoura corta o papel, a pedra amassa a tesoura e o papel embrulha a pedra. Em cada rodada tem-se um vencedor.
2) Terminada a brincadeira, a professora apresentará o livro a ser trabalhado com o seguinte título: Dona Pedra, Seu Papel e Dona Tesoura, de Maria da Conceição Torres Garcia.
A professora perguntará o que o título sugere à turma. Após ouvir os comentários, a professora apresentará o livro.
Os alunos farão a leitura silenciosa (caso a escola conte com um exemplar por aluno), a fim de verificar suas hipóteses sobre o tema do livro.




3) Após a leitura silenciosa feita pelos alunos, a professora fará perguntas para verificar a compreensão:
a) Quem são as personagens principais do livro? Quais eram as características de cada uma?
b) Onde elas moram?
c) O que faziam?
d) Qual era o desejo da menina?
e) Como ela realizou seu desejo?
f) O que você tem em comum com as personagens da história?
4) Os alunos poderão registrar em seu caderno o título do livro e nome da autora. Depois, poderão copiar a parte que acharam mais emocionante e ilustrar.
2ª aula
1) Releitura oral do livro pela professora. Pedir que alguns alunos recontem oralmente a história trabalhada.
2) Propor que os alunos façam as atividades abaixo baseadas no livro.
 
 
 
Fonte: Atividades produzidas pela publicadora da aula.
3) A professora poderá fazer a correção na lousa ou os alunos poderão trocar os cadernos a fim de que corrija o do outro.
3ª aula:
1) No livro aparece um jogo, mas a menina não sabia como jogar. Vamos fazer um texto de instrução a fim de ensinar outras pessoas a jogá-lo.
2) A professora proporá a escrita coletiva do jogo: os alunos darão as sugestões e a professora anotará na lousa.
Poderá ficar assim:
Jogo: Pedra, Papel, Tesoura
Preparação:
O jogo pode ser jogado em trio ou duplas.
Mãos para trás, só poderão ser mostradas após o sinal de "Pedra, Papel, Tesoura".
Regras:
Mão fechada - Pedra - amassa a tesoura
Mão aberta - Papel - embrulha a pedra
Dois dedos - Tesoura - corta o papel
Vencedor:
Vai depender do que o oponente apresentar:
Se um coloca pedra e o outro a tesoura, quem colocou pedra ganha.
Se colocar tesoura e o outro papel, a tesoura ganha.
Se colocar pedra e o outro papel, o papel ganha.

 
 
3) Em duplas, os alunos poderão brincar utilizando as mãos.
 

4) Após essa atividade, propor o jogo utilizando o corpo para representar a pedra, o papel e a tesoura. As duplas combinarão primeiro o que significará cada parte do corpo escolhida.

5) Os alunos também poderão jogar uma equipe contra a outra. Dessa forma, a turma poderá ser dividida em duas equipes. A cada rodada, a equipe combina como irá jogar.

Recursos Complementares
Outras informações sobre o jogo "Pedra, Papel, Tesoura" podem sem acessadas a partir do link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra,_papel_e_tesoura

Avaliação
Observar se os alunos compreenderam o jogo presente na história.
Verificar se a turma foi capaz de reconhecer as regras do jogo e se foi capaz de escrever um texto de instrução.
Observar se os alunos conseguiram brincar com o jogo a partir do texto de instrução escrito.


Jogo online:
 http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=2618

Pedra, Papel E Tesoura  
Xuxa
Composição: Vanessa Alves / Ary Sperling / Rafael Sperling



Pedra, papel e tesoura
Quem for o mais forte
E tiver muita sorte
É quem vai ficar
Pedra, papel e tesoura
Não pode parar
Tem que continuar
Quem vai ganhar?
Pedra fecha o punho
E papel de mão aberta
Dois dedos se for a tesoura
Papel ganha da pedra
Porque pode embrulhar
Tesoura do papel
Porque pode até cortar
A pedra se dá bem
Se der de cara com a tesoura
Porque é dura e quebra quase tudo...
Em caso de empate
Preste muita atenção
Tem que seguir jogando
Não pode parar
Pedra, papel e tesoura
Não pode parar
Tem que continuar
Quem vai ganhar?
Joga, joga, joga
Até pode acelerar
Cada vez mais rápido
É engraçado de jogar
Joga, joga, joga
Um, dois, três
Mais uma vez
Quem tiver mais sorte
Vai ganhar, vai se dar bem !!!!


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios