BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, março 28, 2017

Arapuca/O rouxinol e o imperador>Contos>Estímulos e reciclagem>28/03/2017


Daniel Cabral
Graciosa e instigante, esta narrativa visual recria o conto “O rouxinol e o imperador”, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, trazendo como pano de fundo uma paisagem bem brasileira e retratando uma realidade que nos é bastante familiar.
O personagem principal desta história é um menino que, transformando lixo em arte, cria um painel na parede do seu quarto e passa a ser admirado por toda a vizinhança.
Um dia, entretanto, a beleza do canto de um pássaro acaba desviando o interesse das pessoas, o que o deixa muito descontente  e o leva a procurar alguma saída para prender a atenção de todos.
Vejam mais
Propostas de trabalhos


PROJETO RECICRIAR
UMA IDEIA BACANA
A ideia do artesanato através do reaproveitamento de sucatas surgiu através da pergunta básica:
O que eu estou fazendo para o planeta?
Somei a literatura com as artes e as adequei as necessidades para dinamizar as aulas de Linguagem com os alunos do Tempo Integral. E por que não ensino infantil??
Vamos adequar a nossa realidade?

AQUI

O rouxinol e o imperador
O Rouxinol e o Imperador é uma das mais conhecidas histórias de Hans Christian Andersen. Trata com simplicidade de temas complexos, como as relações de poder e hierarquia, a superficialidade das cortes antigas em contraponto com a beleza do mundo natural e as trocas possíveis entre os seres de diferentes classes sociais.
A história
Ouvindo: AQUI,  AQUI
Resumindo
O imperador da China mandou pegar o rouxinol para cantar só para ele. 
Ele ganhou um de corda e esqueceu do de verdade. 
O pássaro quebrou e não teve conserto. 
O rei ficou doente. 
A morte chamou mas ele não morreu porque o rouxinol voltou para cantar para ele.

O rouxinol em cordel é um reconto da obra de Hans Christian Andersen, O Rouxinol do Imperador. Sua recriação para o cordel homenageia uma tradição literária com profunda contribuição para a formação da identidade brasileira.
Atividades:
AQUI
Neste livro há um conto
Dum rouxinol muito amado,
Que nasceu, cresceu e viveu
Na China e foi venerado.
Esta história percorreu
Mar e terra e resolveu
Virar cordel encantado.




O rouxinol e o imperador da China:  Projeto de leitura:  AQUI

PLANO DE AULA/reciclagem
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Linguagem oral
CONTEÚDO/ASSUNTO:
Reciclagem e criatividade
OBJETIVOS:
Estimular as crianças à criatividade com vários tipos de papéis recicláveis.
MATERIAIS:
Jornais cortados, pedaços de papelão, revista, plástico, cola branca, pincel ( opcional) e papel 40 quilo.
DESENVOLVIMENTOS
Primeiro momento: Em sala de aula as crianças ficarão dispostas em círculo, e iniciará  a leitura do livro “Arapuca” de Daniel Cabral contada por Patrícia. O livro é bem criativo, pois sua leitura é somente através de imagens, sendo indispensáveis os questionamentos: O que vocês estão vendo de interessante na história? As árvores, casas, pássaros e o quarto da personagem feito de algum material reciclável? Qual? È possível fazer coisas bonitas com materiais recicláveis?
Segundo momento: Despertando a criatividade das crianças, vamos propor uma atividade voltada ao reaproveitamento de vários tipos de papéis. Assim será realizada em sala e afastaremos todas as cadeiras, para que haja espaço. Colocar o papel 40 quilo no chão e construir objetos ou elementos da natureza com colagens de papéis recicláveis.
AVALIAÇÃO
Será através de observação das crianças e no desempenho de suas atividades.
Fonte  ( outras sugestões nesta fonte )( lixo, meio ambiente)







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios