BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, junho 27, 2013

O Peralta > Estímulos literários animais > Leitura de imagens >27/06/13


Enriquecendo o imaginário infantil....
O peralta
Jeferson Galdino
Resultado de imagem para atividades do livro o peralta
A leitura de imagens, além de ser muito prazerosa aos leitores, permite que se reconheça o valor simbólico da arte e se descubra uma linguagem com a qual muitos se identificam.
Além disso, a apreciação de imagens possibilita que percebamos o mundo que nos rodeia e que se estabeleçam relações com o nosso cotidiano.
E você? Conhece algum cachorro muito peralta, esperto e brincalhão?
Pois aqui você vai ver um que, além de tudo isso, também é muito curioso e só quer saber de diversão. É aí que começam as várias confusões...
Assunto: a posse responsável de animais de estimação.
Interdisciplinaridade: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Matemática, Língua Portuguesa e Literatura, Geografia e Ciências da Natureza.
Transversalidade: meio ambiente, saúde física e emocional, ética e cidadania.
Propostas: entendimento das imagens e discussão sobre animais domésticos e seus comportamentos.
Indicações:
- Educação Infantil e séries inciais do Ensino Fundamental











Instrucional e informativo
Posse responsável

Ter um animal de estimação é uma responsabilidade que pode durar anos.
Antes de receber um cão ou gato em sua casa, reflita sobre os deveres de um dono responsável.


Os Dez Mandamentos da Posse Responsável de Cães e Gatos


1. Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.


2. Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.


3. Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, peculiaridades, espaço físico.


4. Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.


5. Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.


6. Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.


7. Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.


8. Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.


9. Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).


10. Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a unica medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
Fonte: Arca Brasil

http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/leiseprotecao/posseresponsavel.jhtm
 
Meu amigo...É o bicho!
Autor: Mª Emília Rodrigues
Valorizar e respeitar a vida animal;
Conhecer os cuidados necessários ao trato animal;
Conhecer os direitos dos animais;
Conhecer o que é e qual a importância da posse responsável;
Prevenir o abandono e maus-tratos contra os animais de estimação;
Estimular a adoção em vez da compra de um animal;
Entender regras de convívio para os proprietários de animais na sociedade.
Enfatizar os benefícios que a convivência com os animais proporciona para os seres humanos de diversas faixas etárias.
Duração das atividades
20 dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
CONVERSA INFORMAL COM OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS:
Quem possui um animal de estimação?
Qual animal?
Como ele é?
Como é a sua alimentação?
Quanto tempo você dedica ao seu animal brincando/cuidando dele?
Você e sua família tem o hábito de recolher as fezes que seu animalzinho faz na rua? E sua vizinhança, adota esse comportamento?
Vocês conhecem algum animal diferente do seu que as pessoas criam? Qual?
Que tipo de animal é mais comum ao redor do seu bairro?
No local onde você mora existem regras para os proprietários de animais? Quais são?
É comum a presença de animais abandonados perto da sua casa?
Por que você acredita que isso acontece?
O que você acha que deveria ser feito para que isso não ocorra?
Você já presenciou algum ato de violência contra animais?
O que você acha que deveria acontecer com uma pessoa que maltrata os animais?
Você acredita que os animais que vivem presos em gaiolas ou jaulas são felizes?
É justo que animais trabalhem em circos para "divertir" as pessoas?
- APÓS AS RESPOSTAS REGISTRAR TEXTUALMENTE O QUE FOI ABORDADO E SUAS OPINIÕES.
Estratégias e recursos da aula
Apresentação em vídeo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais (DUDA);
Elaborar um novo artigo para a "DUDA";
Visita a uma feira ou outro local de adoção de animais;
Elaboração de um mural de fotos "MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO" com fotos pessoais dos alunos e seus respectivos animais;
Entrevista com um veterinário sobre a saúde, a alimentação e outros cuidados com os animais;

PESQUISA EM GRUPO NA COMUNIDADE
Por meio de questionário:
1 - Você costuma levar seu cão ou gato para passear de carro junto com a família?
( )Sempre
( )Às vezes
( )Nunca



2 - Você leva seu cão ou gato ao veterinário com que frequência?
( )Duas vezes ao ano
( )Uma vez ao ano
( )Só quando ele adoece



3 - Você compra brinquedos ou mimos para seu cão ou gato?
( )Sempre
( )Às vezes
( )Nunca



4 - Quando vai comprar o alimento para seu animal, sua maior preocupação é:
( )Se o produto é saudável
( )Se é saboroso
( )Apenas o preço



5 - Você se preocupa com a saúde e o bem-estar do seu cão ou gato?
( )Sempre
( )Às vezes
( )Nunca



6 - Quando você viaja, o que prefere fazer com seu cão?
( )Levá-lo junto
( )Deixá-lo num hotel
( )Deixá-lo em casa com água e comida



7 - Você vê seu cão ou gato hoje como:
( )Parte da família
( )Um amigo
( )Um animal de estimação



8 - Você arriscaria sua vida para salvar seu bicho numa situação de perigo?
( )Sim
( )Talvez
( )Não



9 - Quando você deixa seu cão ou gato sozinho em casa, preocupa-se se ele vai ficar bem?
( )Sempre
( )Às vezes
( )Nunca



10 - Você faria uma festa de aniversário com convidados para seu bicho de estimação?
( )Sim
( )Pode ser
( )Nunca



A) vale 03 pontos
B) vale 02 pontos
C) vale 01 ponto
TOTAL:___PONTOS.

RESULTADO:
10 a 14 pontos O PROPRIETÁRIO
15 a 24 pontos O AMIGO
25 a 30 pontos O PAI (OU MÃE)



ELABORAÇÃO DE UM GRÁFICO , com os resultados obtidos.
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: pesquisa de poesias, contos, músicas e reportagens sobre animais (CADA ALUNO ESCOLHERÁ O QUE FOR DE SUA PREFERÊNCIA PARA POSTERIORMENTE TRANSFORMAR EM UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS); construção de um blog apresentando as etapas de desenvolvimento do projeto, visando envolver toda a comunidade escolar e apresentar os dados coletados.
JOGOS: " DAR COMIDA PARA OS ANIMAIS "; " ANIMAIS ONLINE "; " ALIMENTAÇÃO ANIMAL "



EXIBIÇÃO DE VÍDEOS:
"Olhar e Ver"

"Criando um Amigo"



"Fulaninho, o cão que ninguém queria"

DISCUSSÃO SOBRE OS FILMES ASSISTIDOS E REGISTRO TEXTUAL SOBRE OS MESMOS;
RELATO TEXTUAL SOBRE O QUE APRENDEU E O QUE MAIS GOSTOU DE CONHECER E REALIZAR;
PRODUÇÃO DE TEXTO: " MEU AMIGO...É O BICHO!"
ELABORAÇÃO DE DESENHOS E CARTAZES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS ANIMAIS E SUAS NECESSIDADES;
EXPOSIÇÃO DO PRODUTO FINAL DO TRABALHO (postagens finais no blog, fotos, desenhos, frases, cartazes...).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Declaração Universal dos Direitos dos Animais (DUDA)
SEVICOZ (Serviço de Vigilância Combate e Controle de Zoonozes)
Recursos Complementares
Computador com acesso à internet;
Biblioteca;
Aparelho de Som;
DVD;
Data show;
Registro fotográfico.
Avaliação
Contínua, durante todas as etapas de desenvolvimento do projeto, por meio da observação da participação e contribuição individual e coletiva, registros textuais e fotográficos.
Por meio de autoavaliação individual, registrada textualmente.

Animais de estimação: escrevendo histórias

A presença do animal no universo familiar

Direitos dos animais






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios