BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

domingo, abril 06, 2014

A galinha e a sombra> Estímulos literários > 06/04/14


Logo ao nascer do sol, uma galinha medrosa, que acordou antes das outras, saiu
do galinheiro.
Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a própria sombra atrás dela e levou o maior
susto:
- Cocó... cococó... cocoricó... socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo!
Cocoricó... cocoricó...
E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é
lado.
A barulheira acordou as outras galinhas que, assustadas saíram do galinheiro (...)
 Fonte: LACOCCA, Liliana e Michele. A galinha e a sombra. SP: Ática, 1990.
3. De acordo com o texto, o que provocou medo na galinha:
a) Acordar com o nascer do sol.
b) Ver sua própria sombra.
c) Acordar antes das outras.
d) Ver um bicho no galinheiro




A GALINHA MEDROSA

 LOGO AO NASCER DO SOL, UMA GALINHA MEDROSA, QUE ACORDOU ANTES DAS OUTRAS, SAIU DO GALINHEIRO.
AINDA TONTA DE SONO E MEIO DISTRAÍDA, VIU A PRÓPRIA SOMBRA ATRÁS DELA E LEVOU O MAIOR SUSTO:
- COCÓ… COCOCÓ… COCORICÓ… SOCORRO! TEM UM BICHO HORROROSO ME PERSEGUINDO!
E SAIU CORRENDO PRA LÁ E PRA CÁ, TODA ARREPIADA, SOLTANDO PENAS PARA TUDO QUANTO É LADO.
A BARULHEIRA ACORDOU AS OUTRAS GALINHAS QUE, ASSUSTADAS, SAÍRAM DO GALINHEIRO:
- O QUE FOI QUE ACONTECEU? CADÊ O BICHO? QUE SUSTO! COCORICÓ… COCORICÓ… COCORICÓ…
E SAÍRAM CORRENDO PRA LÁ E PRA CÁ, TODAS ARREPIADAS, SOLTANDO PENAS PARA TUDO QUE É LADO.
SÓ DEPOIS DE MUITO TEMPO E DE MUITA CORRERIA É QUE ELAS SE DERAM CONTA DE QUE NÃO ESTAVAM VENDO BICHO NENHUM.
- ONDE ESTÁ O BICHO? – PERGUNTOU UMA DELAS AINDA MEIO SEM FÔLEGO.
- ALI – RESPONDEU A GALINHA MEDROSA E APONTOU PARA A PRÓPRIA SOMBRA.
LILIANA E MICHELE LACOCCA.
QUESTÕES
1)    QUAL O TÍTULO DO TEXTO?
2)    QUEM É O AUTOR DO TEXTO?
3)    ONDE SE PASSA A HISTÓRIA?
4)    A GALINHA MEDROSA SE ASSUSTOU COM O QUÊ?
5)    A BARULHEIRA DA GALINHA MEDROSA ACORDOU QUEM?
6)    QUAL É O TEMA DO TEXTO?
Mais atividades
1. De acordo com o texto, o que provocou medo na galinha:
(   ) Acordar com o nascer do sol.
(   ) Ver sua própria sombra.
(   ) Acordar antes das outras.
(   ) Ver um bicho no galinheiro.
        
2. Analise as expressões das galinhas abaixo, em seguida assinale aquela que melhor representa a personagem da história:

3. Observe o uso do ponto de exclamação no seguinte trecho:
“- Cocó... cococó... cocoricó... socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo! Cocoricó... cocoricó...”
O uso deste sinal de pontuação revela a expressão da personagem. Agora, assinale a frase cuja expressão se assemelha ao do texto:
(   ) Que satisfação reencontrá-lo tão bem de saúde!
(   ) Minha nossa, um bandido!
(   ) Adoro surpresas!
(   ) Não vejo a hora de passar férias na praia!

4. Observe a seguinte frase retirada do texto: “Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a própria sombra atrás dela e levou o maior susto”.
Assinale o significado correto da palavra sombra, utilizado no texto:

5. Observe a seguinte frase retirada do texto: “E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é lado.”
Assinale a frase que contém o mesmo significado da expressão em destaque:
(   ) Que pena que não conseguiu embarcar no trem a tempo.
(   ) Ele conseguiu cumprir a tarefa, a duras penas.
(   ) Não quero que sinta pena de mim.
(   ) As penas de aves são ótimas para confeccionar travesseiros.

6. Observe o título do texto. A palavra medrosa poderia ser substituída por qual outra expressão?

7. O texto que acabou de ler foi retirado de qual fonte?
(   ) Revista Recreio.
(   ) Revista Ciência Hoje para Crianças.
(   ) Do livro infantil: “A Galinha e a Sombra”.
(   ) Do site uol para crianças.

FONTE AQUI
Livro também
AQUI









Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios