BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2016
7 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Azul e lindo planeta terra > Estímulos literários e ambientais > Dinâmica > Meio ambiente > 14/02/13



“Mas para que a Terra continue a nos dar tudo aquilo de que precisamos para viver, temos que cuidar dela como cuidamos de nossa própria casa.
E melhor ainda.
Pois da nossa casa nós podemos nos mudar.
Da Terra não.”



É um livro sensacional para crianças cursando o ensino fundamental I, pois promove discussões sobre a proteção dos recursos naturais, manejo de solo, poluição do ar e uso racional da água, proteção dos animais e equiíbrio da natureza, utilizando uma linguagem simples, clara e direta.
As ilustrações estimulam discussões que podem ser problematizadas pelos professores, enriquecendo ainda mais a leitura do livro, que não pára na leitura do texto, mas se expande para a leitura das imagens de excelente qualidade.
E, além disso, é um excelente livro de divulgação de Ciências:
“Tudo que a humanidade sabe hoje, toda a Ciência, deve ser usada para descobrir novas formas de viver, para evitar todas as formas de desperdício e para combater todas as formas de poluição.
Devemos, para isto, olhar mais para a natureza, procurar compreendê-la e aprender com ela”.
Livro aqui







Planeta terra casa que eu te aluguei



AZUL E LINDO: PLANETA TERRA, NOSSA CASA
Ruth Rocha e Otávio Roth

Este é o planeta Terra. É aqui que nós moramos. E é aqui que vamos morar para sempre.
Nós, nossos filhos e os filhos dos nossos filhos.
Há muito tempo que o homem vem tentando conhecer melhor o uni­verso.
Nesta busca são usados: teles­cópios cada vez mais poderosos, foguetes capazes de ir cada vez mais longe, antenas cada vez mais aperfei­çoadas.
Mas por enquanto não se conhece, no universo inteirinho, um planeta como este: onde haja ar, onde haja água e onde haja vida!
Mas para que a Terra continue a nos dar tudo aquilo de que pre­cisamos para viver, temos que cuidar dela como cuidamos de nossa própria casa.
E melhor ainda, pois da nossa casa nós podemos mudar, da Terra não.
 E nós sabemos que não estamos tratando a Terra como deveríamos.
Por isso os membros da Organização das Nações Unidas (ONU) preocupam-se com o meio ambiente; várias reuniões foram feitas para discutir esse problema.
E dessas reuniões têm saído decla­rações, manifestos e planos de ação que tentam estabelecer o que pode ser feito para evitar que a Terra - a nossa Terra, a nossa casa - venha a se transformar num ambiente hostil, com muitos desertos, águas envenenadas, florestas devastadas, onde seria impossível viver.
Essas declarações dizem mais ou menos o seguinte:
"Todos os homens são iguais e, portanto, têm o direito de viver bem, num ambiente saudável."
"Todos têm o dever de proteger e respeitar o meio ambiente e a vida em todas as suas formas."
Os recursos da Terra, o ar, a água, o solo, a flora e a fauna devem ser protegidos, para o nosso próprio bem e para o bem das criaturas que ainda vão viver no futuro.
Devemos, por isso, estudar cuidadosa­mente o que vamos fazer para proteger nosso planeta.
A natureza deve ser utilizada com inteligência. E todos devem ser beneficiados com seu uso, pois os recursos da Terra são limitados.
Quando interferimos na natureza, precisamos ter cuidado para não prejudicar o que levou milhões de anos para ser construído.
O que recebemos de nossos pais deve ser entregue a nossos filhos melhorado, e não destruído.
É preciso educar políticos, cientistas, professores e até governan­tes, para que olhem mais para os povos e grupos que vivem com sim­plicidade, sabedoria e harmonia com a natureza.
É justo que todos os povos queiram melhorar de vida.
Os governos devem se juntar com o objetivo de fazer planos que aproveitem melhor os recursos de todos, porque vivemos todos na mesma casa, e o que se faz num lugar tem conseqüência no outro.
Assim, nossa herança mais preciosa, a Terra, estará garantida para nós, para nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos
E nosso pla­neta continuará a ser azul e lindo.



1)- INTERPRETANDO O QUE VOCÊ LEU!
a)- Segundo o texto, que características do planeta Terra o tornam diferente de todos os lugares que os seres humanos conhecem no universo?
b)- No texto, dois parágrafos foram escritos entre aspas. Para que servem as aspas nesse caso?
c)- O que pode ter inspirado esse título? Você concorda com o título que foi escolhido? Por quê?



2)- RELEIA O 8º PARÁGRAFO DO TEXTO E RESPONDA:
a)- Como você entende a frase: “A natureza deve ser utilizada com inteligência”?
b)- Os autores apresentam motivos para convencer o leitor da necessidade de fazer um “uso inteligente” dos recursos do planeta.
Que recursos seriam esses?
Quais são esses motivos?
 Escreva exemplos de uso inteligente dos recursos naturais que se pode fazer no dia-a-dia.
 Agora, escreva exemplos de má utilização dos recursos naturais. Tente explicar as causas desse tipo de comportamento.
 Como os recursos da natureza são usados na sua casa? E na sua escola? E na sua comunidade?



3)- COMPARE O 1º E O ÚLTIMO PARÁGRAFOS DO TEXTO:
Este é o planeta Terra. É aqui que nós moramos. E é aqui que vamos morar para sempre. Nós, nossos filhos e os filhos dos nossos filhos.
Assim, nossa herança mais preciosa, a Terra, estará garantida para nós, para nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos. E nosso planeta continuará a ser azul e lindo.
 Que idéia foi repetida no início e no fim do texto?
 Com que intenção isso foi feito?
 A quem o pronome nós se refere?



4)- ANALISANDO O 3º PARÁGRAFO ...
a)- No 3º parágrafo é feita uma comparação .
A que a Terra é comparada?
Por que, em sua opinião, essa comparação é feita?
b)- Os autores dizem que devemos cuidar da Terra melhor do que de nossa casa.
 Que razão eles usam pra defender essa idéia?
c)- O texto defende a idéia de que devemos nos preocupar com o planeta Terra.
 Para nos convencer disso, ele apresenta uma razão no 3º parágrafo. Qual?



Mais interpretação aqui:



O que tem embaixo da terra?
Com releitura desta obra
Vejam tudo aqui:


 

Dinâmica - Meio Ambiente
O BONECO



Dividir os participantes em seis subgrupos.
Cada um ficará responsável por uma parte do boneco: cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés
. Cada grupo desenhará uma parte do corpo e terá duas perguntas para responder. As respostas devem ser registradas nos cartazes juntamente com o desenho. Para que os grupos tenham uma visão geral da dinâmica, é importante que se leiam todas as perguntas antes de iniciar o trabalho.
a) Cabeça: Qual a realidade ambiental que vemos?
O que escutamos da sociedade sobre a preservação da biodiversidade?
b) Tronco: O que sentimos sobre a degradação ambiental?
O que sentimos sobre o papel do estudante na preservação da biodiversidade?
c) Braços: Até onde podemos alcançar com nossa ação?
Com quem (pessoas, entidades etc.) podemos andar de braços dados na preservação da biodiversidade?
d) Mãos: Quais os compromissos que podemos firmar enquanto grupo na preservação da biodiversidade?
Quais as ferramentas que temos disponíveis na escola para divulgar nossas idéias?
e) Pernas: Que caminhos queremos tomar no desenvolvimento de ações de preservação da biodiversidade?
 Qual o suporte (pessoas, materiais, finanças etc.) que temos para desenvolver uma ação?
f) Pés: Que ações podemos realizar envolvendo nossa escola na preservação da biodiversidade? Que resultado desejamos com nossa ação?
Fonte: Extraída da cartilha “Semana do Estudante - Há que se cuidar da vida”, 2007. PJE-PJB.   http://geografiadinamica.blogspot.com.br/2008/05/dinmica-meio-ambiente.html





Link para essa postagem


Um comentário:

  1. Adorei o blog e tirei algumas ideias para incrementar minhas atividades com O livro Azul e lindo planeta Terra. nossa casa. Obrigada :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios