BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 08, 2013

A cama da mamãe> Estímulos literários> Comemoração musical > curiosidades animais> 08/05/13

Um passeio pela floresta....

Dia das Mães Filhotes


As mães de várias espécies de animais também são muito zelosas com seus filhotes: as mães da espécie mico-leão-dourado tomam bastante cuidado com seus bebês, elas costumam carregá-los nas costas enquanto são bem pequenininhos.
Muitas vezes são muitos filhotes e então, elas dividem o trabalho com as filhas mais velhas, que ajudam a transportar os irmãos menores;
A fêmea do macaco-aranha sempre divide o que consegue de alimento com  seu bebê, que carrega sempre agarrado  ao peito;

A mamãe capivara amamenta com cuidado os seus filhotes, mas ela não pensa só neles, pois amamenta também todos os outros filhotes que estão esfomeados ali por perto mesmo que eles sejam de outras espécies;

A mamãe pinguim é muito cuidadosa com seus filhotes. Leva seus bebês sobre as patas, para evitar que eles pisem no frio. Nas primeiras semanas de vida, o pinguim come apenas os alimentos que os pais já digeriram. Eles ficam sob a guarda permanente dos pais.

Que coisa mais fofa é ver a cadela com seus cãezinhos recém-nascidos... A reprodução dos cães é rápida, a mãe tem com 2 meses de gestação e depois amamenta seu filhote por apenas seis semanas, período em que a cadela cuida muito de seu filhote e muitas vezes fica até agressiva quando algum estranho chega por perto!

A ninhada da mamãe gata tem em média 3 a 4 filhotes. Cada um nascerá completamente envolvido por uma bolsa semitransparente e ela logo vai rasgar essa bolsa para conhecer seus filhotes.

A mamãe pata, muito zelosa com seus filhotes, é responsável por fornecer o óleo impermeabilizante para que possam flutuar na água, pois somente quando ficam mais velhos suas penas conseguem produzir esse óleo.

Os filhotes da foca nascem na primavera das regiões frias. A mamãe foca mantém sempre a família unida... Quando nascem as pequenas focas têm muito medo da água, somente com dois meses de vida são levadas para o mar pelas mães, que as ensinam a nadar. Quando enfim os filhotes tornam-se bons nadadores, toda a colônia regressa ao mar e faz grandes migrações até a primavera seguinte.

A fêmea do elefante tem uma gestação longa de 22 meses. O filhote elefante nasce com 115 kg aproximadamente e é um filhote privilegiado, pois em uma manada pode ter varias mamães...

O filhote de canguru nasce depois de três semanas de gestação e pouco desenvolvido: cego, sem pelos e bem pequeno, com 2 cm de comprimento. Por ser tão frágil, vive durante os primeiros seis meses dentro do marsúpio, a bolsa característica dessa espécie e aí encontram calor, proteção e leite. Só a partir do sétimo mês é que o filhote começa a dar seus pulinhos e com um ano está totalmente independente.

A fêmea do coala é uma excelente mãe, mas também muito dorminhoca: passa até 22 horas por dia dormindo, ela tem um bom sistema digestivo, protege seu filho passando proteção contra os vírus de plantas através de suas fezes.

A fêmea do aligátor cuida de suas crias colocando-as dentro da boca para protegê-las.

Como os ursos vão embora depois do acasalamento, as fêmeas ursas ficam solitárias. Durante a gestação elas têm que dobrar seu peso e ganhar 180 quilos de gordura para dar segurança aos seus filhos. Quando vem o inverno elas criam pequenas cavernas para hibernarem, o mais curioso é que elas têm seus filhos enquanto dormem e ficam com seus filhotes por mais 2 anos.

Há também aquelas que não são tão cuidadosas, vejam só:

A mamãe ema não gosta de ter muito trabalho, pois é o macho quem choca os ovos;

A mamãe girafa não consegue se deitar para dar à luz. Assim, seu bebê logo de cara despenca de uma altura de dois metros e meio.

A arara azul bota ovos com cinco dias de diferença entre um e outro, assim os nenês mais novos nem sempre conseguem competir pelo alimento com os irmãos mais velhos e acabam morrendo de fome: durante a época de acasalamento, a macaca-fuscata rejeita seus filhos e apesar de não deixar de amamentá-los, fica nervosa com mais frequência e os mantém longe de si, mas felizmente a harmonia volta ao lar quando o período de reprodução acaba;

As mamães tigre não têm mínima paciência com seus bebês e depois que eles nascem, precisam procurar sozinhos as tetas da mãe. Se não acham o caminho certo, acabam morrendo de fome.

(fonte: Guia dos Curiosos)

Curiosidades:
Algumas tribos da África afirma não ter famílias, mas sim “maharis”, ou seja, “maternidades”.
Também a religião hindu valoriza a figura materna, pois em suas escrituras sagradas atribuem à Grande Mãe, Kali Ma, a invenção da escrita, através de alfabetos, pictogramas e imagens sagradas de grande beleza.

http://www.smartkids.com.br/especiais/dia-das-maes-filhotes.html


Vejam que linda música....

Música Mãe
Rick e Rener

A cama da mamãe
A cama da mamãe é o lugar preferido das crianças para suas brincadeiras.
Algumas vezes também é o ponto de encontro da família para uma reunião. Outras vezes, mamãe quer ficar lá sozinha e sossegada. Mas na hora de dormir... não tem cama melhor do que a da mamãe!
Autor: CARLIN, JOI
Autor: FUENMAYOR, MORELLA
Tradutor: MACHADO, ANA MARIA


A cama da mamãe é o melhor cantinho do mundo! Uma história divertida e afetuosa, que encanta as crianças e faz os adultos relembrarem sua própria infância.
As aventuras de três irmãos que escolheram a cama da mamãe para inventar mil brincadeiras, viajar no mundo da imaginação, trocar ideias e descansar de suas estripulias. A cama da mamãe é aquele espaço mágico e aconchegante , onde as crianças encontram proteção e um baú de sorrisos.
E quando chega a noite? Inventam um montão de desculpas para dormir na cama da mamãe. Quem não vai se identificar com esta história?
E o que será que faz da cama da mamãe este recanto mágico? O carinho e o amor das mamães conseguem transformar qualquer espaço num mundo de sonhos. Uma história adorável!



Sugestão de atividade
Gostei deste depoimento abaixo:
Seguindo o princípio de que a leitura estimula e dá liberdade à criatividade, apresentamos a história de maneira prazerosa por meio de uma leitura em ambiente aconchegante, propício ao tema que a história trataria.
Cercados de edredons e almofadas, nos reportamos ao mundo imaginário a que a história nos propunha.
 Como o livro trata de um mundo de fantasia que pode ser criado na cama da mamãe, nos reportamos a esta maravilhosa oportunidade de criação de ambientes diversos numa viagem emocionante, em que dois irmãos conseguem imaginar várias aventuras sem sair de casa.
O livro nos deu oportunidade também de vivenciar estas viagens em que a cama da mamãe pode transformar-se em diversos lugares, como uma barraca de aventureiros, um campo de futebol, entre outros inimagináveis, criados pela imaginação das crianças.
As atividades foram permeando o desenvolvimento deste trabalho e ganharam uma proporção muito maior do que a planejada por nós inicialmente.
Esta é a proposta que o trabalho educativo nos proporciona, pois a criança pode criar condições para novos desafios, descobertas, sentimentos, valores, ideias e costumes, desenvolvendo sua autonomia e identidade, relacionando-se através dos processos de socialização.
Por esses aspectos vivenciados, foi possível realizar diversas atividades, como a criação dos personagens da história com a colaboração delas – os bonecos de espuma, batizados de João e Maria, que passaram a fazer parte da turma e da rotina em sala de aula. Os alunos também tiveram oportunidade de criar sua própria colcha de retalhos, tão mencionada na história. Eles receberam tecidos e tintas para expressar seus sentimentos, com o apoio dos pais, após a leitura do livro, numa oficina da instituição – e, assim, criamos nossa própria colcha de retalhos coletiva.
Os fatos mencionados mostram que uma proposta pedagógica estimulante pode proporcionar a interação entre alunos, pais e a equipe da escola, em um contexto criativo e ético, que respeita os valores socioculturais, a história e o caminho percorrido para a sua construção.
Professora Jaqueline SAlmeida



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios