BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, junho 06, 2016

Vovó dragão>Estímulos fantásticos> 06/06/2016


Uma linda e pequena princesa, de longas tranças perfumadas, busca refúgio numa caverna escura, cheia de morcegos.
 Essa caverna é a casa de sua avó, a Vovó-Dragão, um animal grande, acolhedor e verde.
 Ela acolhe a netinha por baixo dos edredons e começa a contar as mais belas histórias para a menina, histórias que a fazem viajar pelo mundo da imaginação, se transformando em gigante, em coelho, em boneca com olhinhos de retrós, em sapo, em sereia e em tudo que a menina desejar. 
Cheio de belíssimas ilustrações, como de costume, repletas de movimento e fantasia, o livro de estréia de Thaís Linhares como autora é uma fábula imperdível para qualquer criança disposta a soltar a imaginação nas páginas de uma boa história.


Releitura utilizando massa de modelar
Filme
Torta de maçã da vovó dragão


Receita 





Parlenda
A casinha da vovó



O que é um dragão? Quem respondeu que é um ser imenso com asas assustadoras que solta fogo pela boca e devora princesas indefesas vestidas em longo cetim branco, devo dizer: o senhor (a senhora) está redondamente enganado, da escama à cauda, completamente equivocado.
Um dragão é um monte de histórias. Um dragão é pura magia recheada com edredom de plumas. Assim mesmo respondeu Thais Linhares em seu livro Vovó Dragão. Se não foi assim que ela disse, foi assim que eu li...
Uma princesinha que começa a história com uma caçada em que ela é a pequena presa perseguida e as pernas já quase se desmancham como “pudim” em boca de faminto.
- Parece que não chegaremos à próxima página, sim?
Sim, sim, ela a fugir com olhos atentos aos movimentos alheios, até adentrar seu lugar secreto, escuro. No meio da escuridão, a princesa chama o nome da avó para que ela acoberte sua fuga...
Avós são tão diferentes das mamães. Lição número um: avós não dizem primeiro o não para depois pensar se poderia ser sim. A avó acolhe a princesa muito bem, é claro. Mas não se trata de uma avó como outra qualquer, falamos da Vovó Dragão: verde, grande e fofa, com livro nas mãos, mergulhada em cobertas.
Uma história para fazer virar pequena a princesa, outra história para fazer agigantar em proporções colossais. Uma história de correr para toca sem fundo, uma história para mergulhar o Reino das Águas Claras. Uma história para voar ao lado do Barão, outra história para escamas submarinas. Uma história de balão ao redor do mundo, ainda uma história dentro de um mesmo poço.
- De onde vieram tantas histórias?
O toque na porta faz lembrar que não podemos nos esconder para sempre...
Lição número dois: avós nunca dizem não para nossas mães.
- Chegou a hora de dormir.
- Só mais uma história.
Um beijo e um abraço, a página do livro marcada para amanhã. Na lição número três podemos deixar de dizer o que é óbvio conhecimento: as avós sabem nos convencer daquilo que devemos fazer com pouquíssimos gestos.
Na minha terapia de contar histórias, prefiro aquelas que conduzem nossas lembranças nas nossas próprias histórias, a razão é que eu me autoclinico com histórias: compreendo minhas pequenas e grandes angústias com as angústias dos personagens, ganho forças para batalhas com as energias dos meus protagonistas prediletos, torno menores que ratos os meus inimigos porque eu já aprendi que eles não conseguem chegar inteiros até o final da narrativa. É o poder medicinal da literatura.
Alguém pode até rir de uma teoria tão absurda, mas se não fossem as saídas absurdas que nos fazem rir o que seríamos nós?
As histórias nos levam ao lugar do “pode ser” e é lá que a gente aprende a reinventar tudo aquilo que “não deveria ser assim”.
Misturar histórias com vovó e dragão é como fazer biscoito crocante com cobertura de glacê de limão: difícil achar quem não goste. Mesmo quem não teve uma avó para contar histórias (eu tive), mesmo assim, as avós são um patrimônio antropológico da humanidade: quem não teve uma, pode inventar aquela que lhe pareça ideal!
Um conto dedicado aos pequenos fugitivos que se camuflam entre a poltrona e a estante de livros, um livro dedicado às pessoas que não resistem quando são tomados pelos olhinhos da criança a dizer:
- Posso deitar aqui contigo?
Será que eu ainda preciso perguntar por que contar histórias?
Fonte: AQUI






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios