BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2016
7 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

terça-feira, maio 31, 2011

Meio ambiente/Dinossauros >Estímulos literários> Meu amigo dinossauro 01/06/11

Aprendendo a cuidar do Meio Ambiente
com os Dinossauros.

Autor: Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
Co-autor:Rita de Cássia Roger Mariano
Estrutura Curricular
 Natureza e sociedade Os seres vivos
Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
■Compreender de onde vem o petróleo e a sua utilização;
■Construir um mural com as descobertas acerca do tema;
■Compreender a importância de se proteger e cuidar do meio ambiente.
Duração das atividades:4 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há a necessidades de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Problematização
Inicie a aula com as crianças sentadas em Roda.
Coloque no centro da Roda uma casinha de fantoches, um fantoche de Dinossauro, e se possível, três fantoches com características masculinas.
Leia o conto de Ruth Rocha, verso a verso.
Ou seja, leia o verso, interagindo com fantoches e ao final da leitura de cada verso, converse com as crianças sobre o tema.

Meu Amigo Dinossauro
O conto está na postagem anterior
ou:
Terminada a leitura do conto, converse com a turma fazendo os seguintes questionamentos:
■"O que é petróleo?"
■"De onde vem o petróleo?"
■"Para que serve o petróleo?"
■"Dê exemplos de objetos que são produzidos a partir do petróleo?"
Liste as hipóteses das crianças.
Envie as mesmas perguntas para casa, e solicite que as crianças façam uma pesquisa sobre o petróleo e, além disso, tragam para escola objetos produzidos a partir do petróleo.
Sugestão
Construção de um mural da pesquisa
Convide as crianças para construírem um mural sobre o petróleo, a partir da pesquisa realizada em casa.
Converse com as crianças, e explique que mural é mais um portador de textos que circula socialmente.
Compare-o com portadores semelhantes como cartazes e outdoors.
Proponha um passeio pela escola para observarem se o que está afixado nos murais e/ou paredes pode oferecer algumas idéias para a produção do mural da classe.
As crianças podem sair em pequenos grupos para diferentes locais da escola, levando lápis e caderno para anotarem o que viram nos murais e/ou paredes.
Você pode designar diferentes funções para grupos (um grupo vai observar o conteúdo dos textos escritos, outro observará as imagens, um terceiro centrará a atenção na disposição dos textos escritos, outro observará as imagens no espaço do mural, bem como nos tipos de letras utilizados, etc).
Após a observação, converse novamente com as crianças, para decidirem a composição do mural da turma.
 Para decidir o que irá compor o mural da turma, você poderá fazer, junto com as crianças, um levantamento dos materiais de que dispõem sobre o tema petróleo: informações, materiais concretos (objetos produzidos a partir do petróleo), até listas de outros materiais que poderão ser novamente pesquisados na biblioteca e em casa.
Mãos à Obra!
Inicie, junto com a turma, a construção do mural.
Não se esqueça que o mural é um instrumento que poderá ser sempre enriquecido.
Portanto, motive as crianças a diariamente, recorrerem ao mural: seja para acrescentar algo, ou para confrontar ideias e hipóteses.
Atividades
Atividade 1: Pesquisa de Campo
Convide as crianças para fazerem uma pesquisa na escola.
Solicite que as crianças façam uma lista sobre o lixo produzido na escola com objetos feitos a partir do petróleo.
"Alerte a meninada para o fato de que o petróleo não traz só benefícios.
Seu uso e seus subprodutos geram poluentes ambientais perigosos".
(Revista Nova Escola, edição de abril, ano 2000).
Para desenvolver a pesquisa de campo, você poderá pedir ajuda aos funcionários de cada setor da escola. No pátio, por exemplo, o funcionário da limpeza poderá acompanhar a turma, o (a) diretor (a) na sala da diretoria e, assim por diante.
Esses funcionários, além de contribuírem na supervisão das crianças na escola, poderão se envolver de alguma forma no processo.
Caso não tenha funcionários suficientes para acompanhar os grupos de crianças, faça um percurso com todas juntas.
Terminada a Pesquisa de Campo, envie uma pesquisa para casa com a seguinte pergunta:
"Quanto tempo leva para se decompor uma sacola plástica?"
Atividade 2: Hora do experimento!
Teste de decomposição
O teste de decomposição será uma proposta bastante interessante para as crianças compreenderem a distinção entre o que é lixo orgânico e inorgânico.
Ao terminarem de lanchar, peça as crianças para separarem o que elas acham que foi produzido com petróleo e o que não foi produzido.
Em um espaço adequado da escola, enterre os objetos e fixe duas placas: "lixo orgânico e lixo inorgânico".
Antes, de iniciar o experimento, converse com as crianças e sugira que elas façam um levantamento das hipóteses sobre o que poderia ocorrer com os objetos enterrados.
Faça uma observação sistemática dos objetos enterrados.
Após duas semanas de observações, constate com as crianças o que ocorreu com os objetos enterrados.
Ajude as crianças a recuperarem suas hipóteses e compará-las com suas constatações.
Problematize com as seguintes perguntas:
■"Lembram-se das idéias e discussões sobre o que poderia ocorrer com os objetos enterrados?"
■"Depois de constatarem os resultados da experiência, o que vocês aprenderam sobre o lixo?"
■"O que podemos fazer para poluir menos em casa e na escola?"
■"Podemos substituir sacolas plásticas por outra sacola menos poluente?
De que material ela pode ser produzida?"
Atividade 3: Mudança de atitudes!
O objetivo geral desta aula é que as crianças tomem consciência do problema gerado no planeta Terra pelo lixo produzido por nós e invistam em mudanças de atitudes, incorporando hábitos para a preservação do meio ambiente e, consequentemente, dos seres vivos.
Convide as crianças para refazerem a pesquisa de campo feita anteriormente.
Agora, peça para elas compartilharem com os demais funcionários da escola, o que aprenderam sobre o lixo.
Previamente a pesquisa de campo, confeccione com a ajuda das crianças folhetos educativos, com informações contidas no mural da pesquisa.
Para a confecção desses folhetos, conte com a participação integral das crianças.
Proponha a reutilização de papéis, evitando assim o desperdício.
Divida as crianças em grupos e proponha que cada grupo se responsabilize em registrar uma informação diferente sobre a preservação do meio ambiente no folheto educativo.
Esse registro poderá acontecer de diversas formas: através de recortes de jornais e revistas, colagens de fotos dos experimentos e descobertas realizados pelas próprias crianças e também através de pintura, modelagem, entre outras formas.
Cole foto destas experiências no mural da pesquisa.
Recursos Complementares
Avaliação
Esta atividade visa permitir a interação das crianças para uma conscientização de proteção ambiental.
É papel do professor, portanto, motivar as crianças para cuidarem e protegerem o meio ambiente.
Para isso, o professor deverá se atentar para o interesse, curiosidade e reflexão do tema.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27350

Aprendendo com os dinossauros
Mais aula

Atividade e poesia
Clubinho...Produção de texto


Dinos Famosos
Revista Especial Projetos Escolares nº26
Editora On Line















Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios