BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2016
7 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

quarta-feira, setembro 04, 2013

A borboleta e o grilo > Estímulos literários> Sequência didática > 04/09/13

A BORBOLETA E O GRILO

Autor: Gerusa Rodrigues Pinto.

Ilustrador: Hugo Mattos da Silva 

Editora: FAPI LTDA

A borboleta e o grilo é um livro de Gerusa Rodrigues Pinto 
com ilustrações encantadoras de Hugo Mattos da Silva.

O livro conta a história da borboleta Leleta e do grilo
 Cricri, que encantado com a beleza da borboleta quer 
saber se ela sempre foi bonita assim e a borboleta pacientemente 
explica toda a sua história.
Além disso, as atividades são desafiadoras e promovem
 a ação mental dos alunos.  
Esse trabalho de leitura tem como objetivo familiarizar 
as crianças com os livros e estimular o hábito e o interesse 
pela leitura, buscando cativar e atrair os alunos para 
terem mais intimidade com o mundo da leitura.
A borboleta e o grilo nos deixa claro a importância 
que cada indivíduo representa no todo, é importante 
para trabalharmos o respeito e o cuidado que devemos 
ter com o meio ambiente e com os seres vivos. 
Este tema provoca bastante interesse e curiosidade nas crianças.
Enfim, esse livro é de grande valia para a construção 
de novos conhecimentos, bem como para a ampliação 
de muitos outros. Dessa forma, a vida também, 
muitas vezes, pode ser comparada a uma metamorfose,
 pois no dia-a-dia, as pessoas, a natureza e o próprio 
mundo sofrem grandes e pequenas mudanças que
 podem ser significativas e fazer parte da história. 
Esse Livro é excelente para trabalhar a mudança, 
a idealização dos sonhos e do aperfeiçoamento!
Podemos ser melhores a cada dia!!!
Pode-se ressaltar ainda, a admiração de muitos
 artistas, músicos e poetas em relação a este tema tão encantador.

http://licarini.blogspot.com.br/2012/05/borboleta-e-o-grilo.html
Atividades
https://docs.google.com/file/d/0B4NeFqBG5DuRS055aTFwempuZFk/edit?pli=1
Projeto
https://docs.google.com/file/d/0B4NeFqBG5DuRTURjQ29IVTl4bHM/edit
Livro
http://passosdopedagogo.blogspot.com.br/2012/02/borboleta-e-o-grilo.html
http://educacao-ale.blogspot.com.br/2010/11/borboleta-e-o-grilo.html
Slides
AQUI

História e interpretação
http://danielemachado7.blogspot.com.br/2013/03/a-borboleta-e-o-grilo.html

Texto fatiado
AQUI


E quando nada mais te custe,
Volta à redoma de vidro
Pequena borboleta, ou segue voando
Teus olhos em tuas asas,
Antenas desarrumadas
Não vou mais, te prender
Lentamente brisas e ventanias
Carregam a pequena
Mas a pobre já foi lagarta
E isso não mais importa
Importa pra mim
Fui tolo ao te olhar,
Olhos nas asas
Antenas desarrumadas
Não vou mais, te prender
Vai garota que o céu é de marfim
Vai cantando e não espera por mim
Agora sou pobre grilo,
Vivo, cego, que ama
A pequena borboleta
De antenas desarrumadas.
Vai garota que o céu é de marfim
Vai cantando e não espera por mim, vai.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Bem abrangente com poema, fábulas,atividades,etc
Competências: Competências:
• Ampliar a competência comunicativa dos estudantes. 
• Utilizar diferentes linguagens e diferentes tipologias textuais. 
• Interatuar com dados, argumentos, fatos e informações contidos em diferentes textos. 
Habilidades: Habilidades:
• Interpretar textos orais a partir de histórias ouvidas e gravuras. 
• Expressar-se oralmente com clareza e objetividade. 
• Identificar aspectos sonoros da língua. 
• Conhecer o alfabeto e a representação escrita de cada letra identificando-as na 
formação das palavras. 
• Ler, e reconhecer, textos variados e diferentes gêneros. 
• Produzir textos de vários gêneros, obedecendo às estruturas e os mecanismos de 
articulação da língua. 
• Reescrever textos lidos e ouvidos identificando os diferentes tipos de letra. 
Conteúdos: Conteúdos:
• Atividades reflexivas de produção textual – reescrita e autocorreção de texto. 
• Estrutura e articulação do texto – segmentação das palavras no texto, letra maiúscula e 
minúscula, pontuação, paragrafação, margem e separação de palavras. 
• Produção de diversos gêneros textuais. 
Pontos de contato: de contato: de contato: Ciências, Geografia, Matemática e Arte. 
Tempo de duração: 5 aulas Tempo de duração: 5 aulas 
VEJAM TUODO AQUI http://www.educacao.es.gov.br/download/seqdidaticas_EF_Alfa.pdf

"Já é amplamente sabido que a leitura deve ser uma atividade diária na Educação Infantil. Mas nunca é demais lembrar que as crianças pequenas não têm paciência para ficar muito tempo fazendo a mesma coisa. Portanto, reserve dez ou 15 minutos por dia no início dessa "caminhada". Sobrecarregar os pequenos pode transformar a hora da leitura num momento chato. E, aos poucos, vá aumentando esse tempo. À medida que criam o hábito da leitura, os pequenos começam a prestar atenção em histórias mais longas. " Nova Escola







Link para essa postagem


2 comentários:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios