BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, outubro 12, 2012

A menina e o tambor> Koumba e o tambor > A menina aliki e seu tambor falante>Lit.afro/brasileira> 12/10/12



Sonia Junqueira

Andando pela rua, uma menina percebe, nas pessoas que passam, um ar preocupado, ou triste, ou aborrecido. Parecem todos apáticos, levando uma vida descolorida e sem alegria. Por mais que tente, a menina não consegue contato com essas pessoas.
Aos poucos, vai ficando contaminada pela desolação geral e começa, ela também, a desbotar.
De repente, escuta o TUM-TUM do próprio coração e tem uma ideia. Vai em casa, pega um pequeno tambor e sai pelas ruas tocando com força, enchendo o ar de TUM-TUNS contagiantes, arrebatando as pessoas, que ganham vida, recuperam suas cores e entram no cortejo de música e alegria que segue a menina e seu tambor.
ATIVIDADES:
As crianças, em grupos, observaram as ilustrações das páginas do livro: A menina e o tambor, da Sônia Junqueira.
O livro conta a história por meio de desenhos, por isso as crianças foram estimuladas a participar da narração.
Todas entenderam o livro, que foi lido na sala de música, na sala de leitura e na sala de aula.
Após a leitura do livro, as crianças confeccionaram tambores e chocalhos de sucata, ouviram e tocaram os tambores de lata.
 Em duplas, ficaram em silêncio para ouvirem o som do coração umas das outras.
Algumas crianças se surpreenderam com o som, outras riram.
Ao final perguntei para cada uma, apontando para o coração de outra criança e para o seu: - Tem um coração ai? E aqui?
Todas responderam que sim.
Pedi que ouvissem em casa o coração da mamãe. http://projetocaixademusica.blogspot.com.br/2011/03/menina-e-o-tambor.html  
Outras sugestões:
As imagens devem sugerir uma situação significativa para a criança.
Trata-se de despertar em si mesmo as sensações, a graça, o humor, certo clima de expectativa ou mistério são essenciais para o pré-leitor.
O trabalho com esta obra seguiu os passos:
1º Recepção da turma e formação da rodinha
2º Motivação usando o pau de chuva
3º Apresentamos o livro Ler e Contar a história
4º Apresentamos um estetoscópio e fizemos a vivência de ouvir o coração do colega
5º Foi representado o som do coração e mostrado o tambor
6º Distribuimos vários instrumentos musicais e ao som do coração criamos uma banda
Livro pdf: AQUI
Ouvindo: AQUIAQUI

O som do coração
A cor da cultura
Influência da cultura africana no Brasil
De acordo com BNCC: Aulas no link abaixo
  • Respeitar e valorizar a cultura afro-brasileira.
  • Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e da identidade brasileiras.
  • Identificar algumas influências africanas na cultura brasileira: culinária, música, dança e vocabulário.
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Animação baseada no livro "A menina e o tambor" , de Sônia Junqueira: Andando pela rua, uma menina percebe, nas pessoas que passam, um ar preocupado, ou triste, ou aborrecido. Parecem todos apáticos, levando uma vida descolorida e sem alegria. Por mais que tente, a menina não consegue contato com essas pessoas:  AQUI

Koumba e o tambor Diambê e A menina e o tambor

Livro 1: Koumba e o tambor Diambê, de Madu Costa e Ilustrações de Rubem Filho. Editora Mazza, 2006.
Livro 2: A menina e o tambor, de Sonia Junqueira e ilustrações de Mariângela Haddad, Editora Autêntica, 2009.

O primeiro livro apresenta Koumba e seu instrumento musical que faz ressoar a mensagem de cantar a igualdade e curtir a diferença.
 O nome Djambê é como esse tipo de tambor que aparece no desenho é chamado em algumas Áfricas ocidentais, sobretudo Guiné, assim como o nome Koumba.
A segunda história é um livro só de imagens.
Mas, da mesma forma mostra a sagacidade de uma menina em sua busca de comunicação com o mundo. Também revela um processo de empoderamento quando a menina sente seu coração bater. É aí que ela encontra a solução para chamar a atenção para si. Ela toca um tamborzinho e são essas batidas que atraem as pessoas por onde ela passa.

Justificativa da escolha deste par de livros para um programa
· Ambos os textos são bastante singelos. O segundo inova a série por não ter nada redigido.
As duas histórias tratam da tentativa de comunicação de se fazer ouvir, o que é potencializado pelo tambor.
· Outro aspecto sutil, a segunda abordagem traz uma menina dos nossos dias, em convívio com uma coletividade na qual necessita se colocar, se tornar visível.
E ela encontra o instrumento adequado para auxiliá-la na tarefa da visibilidade.
Da mesma forma, na segunda, o destaque é a aliança entre a mensagem e o poder do instrumento.
O potencial de cada livro: aspectos a serem destacados
a- Koumba e o tambor Diambê ( Madu Costa)
· Do enredo: o ambiente de casas simples, da ancestralidade representada por um personagem de cabelos brancos vai destacando a relação batidas do tambor–coração. Faz referência aos sons que saem do continente africano e se espalham pelo planeta. Foca o instrumento guineense, mas, ambientado em Minas, cidade do autor e do ilustrador. Um menino não negro é integrado para duplicar o ressoar da mensagem revelada no final.
· Dos elementos visuais presentes na trama: as ilustrações trazem a cor que se espalha feito som.
Sugestão de atividades para o primeiro livro
· Os dois tipos de tambores podem vir a ser um mote para conversas a respeito das musicalidades em suas diferenças; instrumentos e origens.
· Os tambores falam: brincadeiras onde uma batida significa uma mensagem, duas, outra, três....
· Construir tambores de sucata (bixiga e potes) e curtir a diferença.
b- A menina e o tambor (Sonia Junqueira)
· Do enredo: Como se tornar poderosa sem dizer uma só palavra? A personagem alegre vai em busca de um sorriso. O segredo da descoberta está em seu coração. Ela multiplica a alegria conseguindo o que deseja: o sorriso de toda a gente.
Sugestão de atividades para o segundo livro
A menina personagem irradia seu poder, a partir do ouvir seu coração, do estar em contato consigo mesma. O tambor ecoa sua presença no mundo. As atividades podem aliar uma sonoridade à uma parte do corpo ou à um desejo mais abstrato..
· Recordar exercícios tipo barbatuques, que tiram sonoridade do próprio corpo.
· Um cesto com vários instrumentos para a pesquisa da personalidade de cada som. Buscar com qual cada criança se identifica. Se fosse um instrumento, que instrumento seria?
· Brincadeiras de dar ordens, com apitos.
Koumba e o tambor diambê
Madu Costa
Ilust.Rubem Filho

 Griot é o contador de histórias africano que passa a tradição dos antepassados de geração em geração.
O objetivo dessa coleção é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil.
E é justamente à imaginação que esses livros falam a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos,associados a belas ilustrações.
Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor.
Confira:
Versão digital disponível em:
http://leiturasehistorias.blogspot.com.br/2010/05/koumba-e-o-tambor-diambe.html

A menina Aliki e seu tambor falante
Verônica Bonfim

AMeninaAkili7


A lenda do tambor
AQUI

Tambores africanos
AQUI
Tambor reciclado
AQUI
Projeto Valores, temática história e cultura afro/brasileira
AQUI
Contos africanos
AQUI
Resultado de imagem para o batuquinho leo mendonza
Nesse passeio pelo mundo dos ritmos, a história do Batuquinho apresenta aos leitores os instrumentos de percussão de maneira curiosa e divertida. 
A proposta, que já teve desdobramento em teatro musical e agora em livro, é oferecer às crianças a possibilidade de criarem um universo de percussão com materiais de fácil acesso, que elas podem encontrar em casa. 
E para inspirar o leitor a mergulhar fundo nesse universo, apresentamos aqui alguns dos mais populares ritmos musicais do Brasil: Samba, Baião, Afoxé, Toques de Capoeira, Rock, Reggae e Marcha.
AQUI





Link para essa postagem


4 comentários:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios