BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

sexta-feira, dezembro 21, 2012

O mais fantástico ovo do mundo >Estímulos literários e galináceos>21/12/12

O mais fantástico ovo do mundo
Helme Heine
Maricota, Vivi e Cris discutiam para saber qual delas era a galinha mais bonita do reino.
Maricota tinha as penas mais belas.
Vivi tinha as pernas mais bonitas.
Cris tinha a crista mais perfeita.
Cacarejaram, cacarejaram. Brigaram. Quase se depenaram e não chegaram a nenhuma conclusão.
Resolveram pedir ajuda ao Rei.
__Ora, minhas meninas! - disse calmamente o Rei. - A verdadeira beleza não está nas aparências, mas nas coisas que podemos fazer. Por isso vou acabar com a briga de vocês. Eu decreto: aquela de vocês que pusar o ovo mais perfeito será coroada minha PRINCESA.
O Rei e todas as galinhas do reino se dirigiram para o local da disputa.
Maricota foi a primeira. Ajeitando suas penas, sentou bem quietinha em cima do ninho.
Logo em seguida, cacarejando muito, ela levantou e apresentou a todos um lindo ovo branco.
__Este é o ovo mais perfeito que eu já vi! - exclamou o Rei. - Lisinho, branquinho. É realmente extraordinário!
Todas as galinhas concordaram que ninguém conseguiria botar ovo mais perfeito que aquele. Pobre Vivi! Ela não conseguiria!Vivi foi a segunda. Exibindo suas pernas, sentou bem quietinha em cima do ninho.Logo em seguida, cacarejando um pouquinho, ela levantou e apresentou a todos o enorme ovo branco.
__Este é o maior ovo que eu já vi! - exclamou o Rei. - Maior que qualquer ovo da maior avestruz. É realmente extraordinário!
Todas as galinhas concordaram que ninguém conseguiria botar ovo maior que aquele. Pobre Cris! Ela não conseguiria!
Cris foi a terceira. Balançando com calma sua crista, sentou bem quietinha em cima do ninho.
Logo em seguida, com apenas um pequeno cacarejo, ela levantou e... ali estava um ovo que seria lembrado por cem anos. Cris tinha botado um ovo QUA-DRA-DO! Cada lado dele era perfeitinho, retinho e colorido com um cor diferente.
__Este é definitivamente o ovo mais fantástico que eu já vi! - exclamou o Rei. - É, realmente, o ovo mais fantástico que já vi!
Todas as galinhas concordaram que ningúem conseguiria botar ovo mais fantástico que aquele.
O Rei, então resolveu:
__Todas as três fizeram o melhor trabalho. Cada galinha fez seu ovo ser diferente e extraordinário em alguma coisa. Por isso eu decreto: as três galinhas, Maricota, Vivi e Cris, serão coroadas minhas princesas.
Todas as galinhas do reino concordaram e cacarejaram felizes.
E até hoje, pois continuam bem vivas e são amigas, Maricota, Vivi e Cris moram naquele reino e botam ovos fora do comum
Comentários

O livro e o vídeo são um grande estímulo ao pensamento e ação criativa.
A procura e o encontro de soluções inesperadas. Trabalha o estímulo à competição e ao mesmo tempo premia o trabalho e nos fala de estética e de justiça.
A figura do Rei nos permite pesquisar a monarquia.
Temos família “Real” no Brasil?
Tivemos Império, quando e como foi?
Quais são os países que ainda têm Reis e Rainhas?
Os tempos modernos exigem mudanças de valores, comportamentos e conceitos.
Dentre eles, um se impõe: a necessidade do ser humano de ser flexível, de ser criativo, para se adequar num mundo que se transforma permanentemente.
Vivi, Cris e Maricota são três galinhas muito criativas que desejam ter o reconhecimento do Rei. Para isto botam ovos fantásticos, diferentes, e conseguem, as três, deixarem de ser rivais para serem parceiras.
Com a criatividade delas e a flexibilidade do Rei, a cooperação, a parceria e a amizade superaram a competitividade.
Altamente recomendado para:
– Trabalhar com formas geométricas a partir de objetos que façam parte do mundo das crianças.
– Explorar cores primárias, secundárias e terciárias, sempre que possível a partir de elementos produzidos pela natureza que tenham cor e que possam se transformar em tinta, em molho com água ou através de cozimento no fogo. Misturar, descobrir e inventar é necessário e desta brincadeira surgem a química e a alquimia. Vamos ao dicionário?
– Apresentar blocos lógicos onde as noções de cor, de espessura, de tamanho, de peso e de forma podem ser trabalhadas, fazendo ordenações e séries, das mais simples às mais complexas.
– Fazer construções fantásticas e mirabolantes com sucata variada: caixas de ovos, embalagens plásticas, caixas de papelão de muitos tamanhos e cores, botões, chapinhas, cola, tecido etc.
Que tal criar uma coroa para cada princesa, onde o formato do ovo de cada uma apareça, de algum jeito, na sua coroa?
– Falar sobre fecundação, ovo e o ciclo da vida.
Trocando idéias:
1) Antes de ler o livro ou exibir o vídeo:
– Comece lendo, antes de mais nada, a primeira e a última página do livro. Sobre o fundo amarelo há apenas as pegadas das galinhas e depois as pegadas misturadas com pés de gente, organizadas de outra forma.
Pergunte às crianças: o que vemos?
Podemos identificar que animal passou por ali olhando somente suas pegadas?
Que animais deixam pegadas?
E como são cada um destes animais? E suas pegadas?
Pode-se explorar outros índices e sinais: nuvem negra é sinal de chuva, bandeira branca indica paz, amarelo é atenção... e o que mais?
– Faça com seus alunos uma leitura imaginativa destas duas páginas que antecedem e finalizam a história e ajude-os a descobrir do que trata o texto.
2) Depois de ler o livro ou exibir o vídeo:
– Comece questionando o que eles sabem sobre ovos e reprodução em geral: Que são ovos?
Todos os animais se reproduzem através de ovos?
Quais podem ser as outras maneiras de reprodução animal?
Você já pensou sobre como você nasceu? Como os seres humanos se reproduzem?
– Ovos de chocolate, ovos de galinha, ovos de codorna, ovos de sabiá... que outros ovos você já viu, já segurou ou já comeu?
Ovos de cobra ou jacaré?
Um ovo perfeito quanto a forma, com casca branca ou colorida, com gema de cor bem firme, são detalhes que valorizam o animal que o colocou?
– Verifique como seu grupo vê a competição entre as galinhas e inicie um debate sobre o valor das disputas: Por que competir para ver quem bota ovos mais fantásticos?
Vivi, Maricota e Cris conseguem a premiação compartilhada porque o Rei descobriu, em cada uma delas, uma característica muito especial.
O Rei agiu certo ou errado? Por quê?
Vamos agora pensar sobre os padrões de beleza de ontem, de hoje e imaginar os de amanhã.
O que é bonito para alguém, é bonito para todo mundo?
Pense agora nas suas preferências pessoais.
Elas são as mesmas dos seus amigos? São semelhantes às dos seus pais ou avós? Por quê?
– Comente com eles a necessidade de tentarmos ser os melhores em cada coisa que fazemos:
Como a Vivi, a Maricota e a Cris, nós sabemos que ninguém é bom em tudo o que faz, todos temos limites e impossibilidades, mas podemos nos superar sempre. Diga rápido, sem pestanejar, cinco coisas que você não sabia fazer quando era menor e que hoje você já sabe.
Agora, aqui para nós, que coisas você tem consciência de que pode fazer melhor?
Respeite seus ritmos, suas intuições, mas cuide para se manter curioso e com vontade de inventar e descobrir sempre. Sucesso à vista!
Usando a criatividade:
– Procure pelas ruas próximas da sua comunidade onde há rastros e vestígios que indicam pegadas de certos animais: cães, gatos, cavalos etc. Se não houver animais por perto, faça com as crianças “carimbos de batatas” a partir do formato dos pés de: porco, cachorro, cavalo, galinha, cão, de gente e de todos os animais que você e seus amigos se lembrarem.
– Se alguém conhecer a brincadeira de chicotinho-queimado, pode-se criar uma brincadeira adaptada.
Quem conhece a história vai dizendo se está “quente, morno ou frio”, em função da história que está sendo criada a partir da observação cuidadosa das pegadas.
 Quem está quente, está perto de acertar de que animal é aquele rastro do desenho de alguém, morno está mais ou menos próximo, e frio... está voando por terras distantes. Epa, mas neste jogo vale voar porque todo processo criativo exige ousadia e tempo de vôo!
– Vamos fazer uma viagem pelo país das formas.
Desenhe ovos bem originais, misturando retas e curvas, mas não deixe nunca a curva aberta, para não vazar clara nem gema pelo chão, tá legal?
Ovos grandes, ovos mínimos, coloridos, triangulares, retangulares, compridos como uma cobrinha.
Agora vamos inventar nomes de animais que poriam ovos daquele tipo. Vou dar a partida: ovos em formato de losango me fazem pensar em balões de São João, portanto eu diria que são ovos de Joaninha! – acabei de inventar esta!
Você pode continuar a brincadeira.
– Vamos voltar para os personagens da história e tentar contar novas aventuras que as três galinhas poderiam viver. Lembre-se de usar os fantoches num divertido teatrinho, criando tudo o que a sua imaginação lhe sugerir.
Se expressando com o corpo:
Estimule as crianças a se encolherem com o próprio corpo como um casulo, procurando ocupar o menor espaço possível.
Uma variante dessa atividade é fazer com que a gente consiga entrar numa caixa pequena, dobrando pernas e braços.
Ou fazendo com que num determinado espaço, um pequeno quadrado marcado no chão, caiba o maior número de crianças. Esta atividade, além de propiciar um melhor domínio do próprio corpo, estimula a participação coletiva.
Reconhecendo pela observação:
Façamos uma pesquisa sobre as espécies ovíporas, quais são economicamente úteis para o ser humano, quais necessitam de proteção, as que são dóceis ou perigosas. As que são carnívoras
ou não.
Dicas  metodológicas para exibir o vídeo
O vídeo "O Ovo Mais Fantástico do Mundo" - Um desenho de animação conta a história de um reino onde o soberando decide premiar a galinha que conseguir colocar o ovo mais fantástico do mundo. Três galinhas eram consideradas as favoritas: uma tinha a plumagem mais linda, a outra tinha as pernas mais belas e a terceira tinha a crista mais exuberante que alguém jamais havia visto.
Decididas a ganhar, cada uma fez o melhor que pôde...
O resultado foi:
-o ovo de casca mais perfeita, sem qualquer defeito, sem nenhuma restrição;
-o maior ovo, de proporções inacreditáveis para uma simples galinha;
-um ovo em forma de cubo... e colorido!
Sem saber o que fazer, o rei decide dar às três o título de Princesas.
O desenho termina com o rei em uma gôndola, acompanhado das três galinhas, devidamente coroadas.
O objetivo principal do trabalho com o vídeo é trazer à discussão alguns pontos essenciais para o trabalho com projetos:
* as diferentes habilidades e competências que podem se integrar ao projeto;
* as diferentes interpretações que podem ser dadas a uma mesma proposta;
* os papéis dentro da instituição quando o assunto é "avaliação";
* as relações de poder dentro do espaço escolar;
* metas e estratégias: onde se quer chegar e como conseguir atingir o ponto desejado?
Vejam tudo aqui:


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios