BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

terça-feira, dezembro 18, 2012

Autobiografia de um bichorro> Estímulos literários caninos e felinos> 18/12/12

Animais de estimação
Não é novidade que a presença de animais de estimação no lar resulta em proveito tanto para os bichos, quanto para humanos.
Porém, a posse de um animal de estimação implica responsabilidades, que devem ser aprendidas bem cedo.
Ter um animal de estimação em casa requer aprendizado de cuidados que não podem ser esquecidos.
Esta série O BICHO É MEU AMIGO está voltada para essa misteriosa relação entre a criança e seu animal de estimação e para a reflexão sobre a posse responsável de animais, que envolve muito mais do que vacina, banho e alimentação: envolve troca de afetos, saúde emocional e bem-estar social.


Miriam Portela, com muita sensibilidade, narra uma história comovente, que vai emocionar a todos, mesmo àqueles que não são tão amantes de animais.
Em Autobiografia de um bichorro você conhecerá a história de Hermes, um gato criado com um cachorro e que aprende a compreendê-lo e respeitá-lo, tornando-se uma mistura de bichano com cachorro, ou seja, um “bichorro”.
Assunto: posse responsável de animais de estimação e convívio saudável entre diferentes.
Interdisciplinaridade: Estudos Sociais e Sociologia, Psicologia, História, Ciências da Natureza e Língua Portuguesa e Literatura.
Transversalidade: meio ambiente, ética e cidadania e pluralidade cultural.
Propostas: discutir sobre o abandono de animais e a responsabilidade nos cuidados com ele; observar os sentimentos e a convivência harmoniosa entre os animais.
Indicações:
- Séries iniciais do Ensino Fundamental
A história....
Um gatinho de rua chamado Hermes, ele tinha cinco irmãos e eles brigavam por tudo.
Um dia esse gatinho e seus irmãos foram para uma garagem para se esconderem da chuva e de repente apareceu uma moça loira e pegou Hermes.
Ela o levou para sua casa, ele nunca tinha visto tanto luxo, a dona dele era muito bondosa.
Ela tinha dois canários e um cachorro, ele não se importava com os gatos.
Um dia a empregada distraída trancou o gatinho para fora, e ele ficou na porta esperando que a empregada abrisse a porta, como ela não abriu ele ficou andando por ai, ele queria voltar para casa mas tinha se perdido. Dias depois ele achou sua dona e voltou para casa.
O cachorro ficou muito feliz que o gatinho tinha voltado, que eles dormirão juntos naquela noite, mas o cachorro já estava ficando velho e mandaram ele para o sitio, o gatinho ficou muito triste e solitário.
Quando a família dele foi passar o feriado no sitio o gatinho foi junto e ficou muito feliz.
Uma semana depois o cachorro morreu e ele falou para o Hermes ficar no lugar dele.
Depois uma tarde a dona dele tinha pego um cachorrinho chamado mignom ela tinha sido atropelada, mas conseguiu sobreviver, ela era igual ao Hermes.

Animais de estimação:
a presença do animal no universo familiar
Objetivos:
- refletir sobre as semelhanças e diferenças existentes entre as famílias;
- pensar sobre o papel do animal de estimação;
- refletir sobre o modo de vida dos animais de estimação.
Duração das atividades
4 a 5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que o grupo venha conversando sobre a temática animal de estimação
Estratégias e recursos da aula
1° Momento:
Assistir ao filme “ A menina e o porquinho”.
Este filme traz uma linda e divertida história vivida por uma menina e seu porquinho de estimação.


 http://www.youtube.com/watch?v=L0VUTIqES_Y  - é possível conferir o trailer do filme.
2° Momento:
Organizar uma rodinha de conversa destacando a presença do animal de estimação no ambiente familiar.
Promover a discussão no grupo de que o animal de estimação participa das relações familiares, exigindo atenção, carinho, cuidados.
Levantar a possibilidade do grupo ter um bichinho de estimação e ouvir a opinião das crianças. Caso as mesmas sejam favoráveis à adoção de um animal de estimação, ouvi-las sobre qual animal desejariam ter no grupo.
3° Momento:
Organização de um gráfico com os animais preferidos pelas crianças.
Exemplo:


A partir do gráfico, o/a professor/a completa cada coluna com o nome de um animal sugerido pelas crianças e conforme este for obtendo votos de preferência, as crianças vão completando cada espaço com um retângulo de EVA.
Ao final da votação, o/a professor/a faz a contagem recitativa com as crianças e confere qual animal foi o vencedor.
4° Momento:
Escolha do animal de estimação a partir da interpretação do gráfico: o animal mais votado será escolhido para fazer parte do grupo.
Sugere-se que este animal seja um brinquedo, pois, animais reais exigem cuidados que a dinâmica do grupo talvez não comporte.
5° Momento:

 


A partir da imagem acima, realizar uma rodinha de conversa para discutir com as crianças sobre a situação de tantos animais em nosso país, que são abandonados nas ruas, sem alimentação e cuidados. Destacar junto às crianças os motivos que levam as pessoas a abandonarem seus animais de estimação, ouvindo suas opiniões.
 A imagem acima aponta alguns motivos.
Esta rodinha pode gerar a iniciativa do grupo para se organizar e procurar em sua cidade locais onde encontrem animais para doação.
As crianças então, podem organizar uma campanha de adoção de animais: suas famílias são informadas sobre a existência desses espaços e caso manifestem o desejo de ter um animal de estimação podem procurar um desses lugares.
Toda a comunidade escolar deve ser informada sobre a campanha.
 Para isso , as crianças podem produzir materiais informativos a partir de figuras de revistas, desenhos e frases elaboradas com a ajuda do/a professor/a.
Recursos
- Dvd " A menina e o porquinho"
- Aparelho de Televisão
- Aparelho de DVD
- Revistas
Recursos Complementares
Acessando este link você pode encontrar a imagem de animais abandonados, acima divulgada: http://bicharadaecompanhia.blogspot.com/2009_06_01_archive.html
 Sugestão: Livro Poesias para crianças- animais de estimação. Editora Brasileitura. Autora: Evelyn Heine/ Ilustrações: Beto Uechi. Este livro traz algumas poesias interessantes para o trabalho com as crianças sobre animais de estimação.
Acesse o Link e confira o trailer do filme A menina e o Porquinho http://www.youtube.com/watch?v=L0VUTIqES_Y  
Avaliação
O/a professor/a deverá realizar as seguintes observações:
- A criança se interessou pelo assunto abordado;
- A criança foi capaz de expressar suas idéias sobre a temática em questão;
- A criança expressou sentimentos ao vivenciar situações de aprendizagem sobre os animais;
- A criança demonstrou envolvimento com o trabalho realizado.

VIVENDO E APRENDENDO COM OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
1) Identificar os sentimentos e pensamentos de colegas, professores e familiares sobre os animais de estimação.
2) Perceber a importância atribuída aos animais de estimação pelos seus donos.
3) Adotar atitudes de valorização e proteção aos animais, reconhecendo-os como seres vivos merecedores de respeito.
4) Conhecer entidades e associações de proteção aos animais e posicionar-se de maneira crítica e responsável contra a negligência e a violência direcionadas aos mesmos.
Aula completa aqui

O GATO
MARINA COLASANTI
O professor inicia um comentário: alguém tem um bichinho ou aninal de estimação?
Que animal é?
Qual o nome dele?
O que ele come?
Ele brinca? Como?
Previamnte o professor produz um cartaz com letras bem legíveis e escreve o texto O gato.
Lê várias vezes para a turma, apontando o texto no cartaz, verso por verso.

NO ALTO DO MURO
PULANDO NO ESCURO
MIANDO NO MATO
ENTRANDO EM APURO
É O GATO, SEGURO.
DE ANTIGO PASSADO
E JEITO FUTURO
MOVIMENTO PURO
AR SOFISTICADO
É O GATO, DE FATO.
SÓ PODE SER GATO
ESSE BICHO EXATO
ACROBATA NATO
QUE SÓ CAI DE QUATRO.  
Interpretação do texto
O professor lê novamente o texto O gato ( Marina Colasanti).
 Inicia uma conversa: têm algumas palavras que vocês não conhecem? quais?
À medida que os alunos se pronunciam, o professor se dirige ao cartaz e circula as palavras citadas ( com pincel atômico).
Depois questiona, apontando para as palavras circuladas: quem conhece esta palavra?
Que quer dizer?
 Estimula que os alunos se expressem e mencionem quais as palavras que não conhecem o significado.
Ao destacar algumas palavras, o professor também está possibilitando uma leitura mais seletiva do texto.
Algumas palavras que podem ser investigadas (sinônimo): passado, seguro, sofisticado, exato, acrobata, nato.
Também as expressões: "de fato! cair de quatro!"
 Ilustração do poema.
O professor mostra as ilustrações do livro.
Aprecia com os grupo as imagens contidas no livro.
Em seguida, pedi que cada um ilustre o poema O gato.
 Estimula que desenhem pensando nas características físicas do gato ( 4 patas, cabeça, rabo, corpo coberto por pelos etc).
Recursos: usar uma folha branca, com giz de cera colorido. Ao final, pedir que cada criança mostre ao restante do grupo seu desenho.
Avaliação
Analisar o desenvolvimento da linguagem oral de cada criança, verificando se através dos textos poéticos conseguirá:
1.Expressar-se de forma fluente e ampliar o vocabulário;
2.Interagir com o texto poético, demostrando prazer e satisfação;
3.Representar suas idéias e emoções através da linguagem corporal ( gestos, movimentos) e da produção gráfica.





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios