BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, junho 17, 2013

Bonita é assim que vovó me chama >Estímulos literários> Brincadeira instrucional > 17/06/13


INFÂNCIA E VELHICE NA LITERATURA INFANTIL


 O tema apresentando  chamado “Infância e Velhice atadas pela Literatura Infantil” 
Os contos, as histórias, a literatura refletem uma visão de mundo temporal, espacial e social, e assim podemos verificar diversas formas de descrição da velhice e da infância, e de suas relações ao longo do tempo.
A autora do texto citado identifica as diferentes representações do velho constantes na literatura infantil, em quatro grupos principais:
· Sozinho e companheiro de molecagens;
· Sábio e contador de histórias;
· Registro e perda de memória;
· Bruxos e misteriosos.

Através da literatura infantil a criança entra em contato com o conceito de velhice e os processos de envelhecimento, que contemplam em si processos de perda e aquisições vinculados ao envelhecer.
Dessa forma encontramos nos livros de literatura, que representam a velhice, imagens de perda de vitalidade, de saúde e a morte, assim como encontramos a aquisição de sabedoria e a transmissão de saberes. Verificamos que o tema é abordado de diversas maneiras, desde a forma poética, passando pelo humor, ironia, crítica, melancolia .... a partir do olhar da criança, do adulto e do velho.


“Conceber a velhice significa penetrar em sua casa, compreendendo da melhor maneira possível todo o seu ser”. (Agostinho Both – Fundamentos Filosóficos)

Esta imagem está presente em diversos livros nos quais a criança literalmente entra na casa de um velho para entrar em contato com esta realidade. É o caso, por exemplo, do livro “O menino e a colcha de retalhos” de Liana Leão, lido por Valdice na Roda.
É importante prestarmos atenção ao modelo cultural referente à velhice que está sendo passado para as crianças, seja na família, na escola, na mídia, ou na literatura. Qual a mensagem que estamos passando para nossas crianças a respeito do envelhecer e da velhice? Que conceitos e pré-conceitos estão sendo vinculados diariamente para as crianças?
O primeiro olhar para o ser que envelhece é apenas o olhar para o externo e a ele nos apegamos com maior freqüência e ênfase esquecendo que somos muito mais do que a aparência revela.

“O envelhecimento é um fenômeno complexo, pois diferentemente se envelhece no corpo, na alma e diante dos outros. As funções biológicas, psicológicas e sociais podem apresentar características diferentes e a marcha do envelhecimento ser diferente em cada uma delas e em cada uma ser diferenciado o envelhecimento”. (Agostinho Both – Fundamentos Filosóficos)


Bonita, É Assim que Vovó Me Chama
Bonita, é assim que vovó me chama
Uma história linda do amor entre avó e neta dentro das tradições havaianas

Esta é uma história que fala sobre o amor incondicional e eterno das avós.
Mas uma vez a escritora Barbara M. Joose em parceria com Barbara Lavalee, ilustradora, fazem um lindo livro que fala sobre amor e tradições havaianas, editado pela editora Brinque book.
Essa é uma história curiosa que se passa no Havaí e traz um cenário que as nossas crianças do resto do mundo não conhecem.
Une a beleza do amor, com a pureza das tradições Havaianas.
Palavras diferentes aparecem neste livro enriquecendo a cultura e o vocabulário dos nossos pequenos.
O amor é igual em todas as partes do mundo, mas pode ser expressado de formas diferentes através das diferentes culturas.
” Aloha! Ela exclamou: – Você brilha como uma tocha de Keku. Sua respiração é doce como pudim de fruta pão e sua pele é macia como uma roupa de Kapa.”
Para a Tutú, que significa vovó, bonita será sempre bonita.
As Havaianas tem tradição de se enfeitarem com flores , por isso o livro é tão estampado e coloridos trazendo as ilustrações sublimes de Barabara Lavalee.
 Nessas, as atividades nativas ficam bem expressas, como por exemplo o toque dos narizes, que mostra a crença de que sentir a respiração um do outro é um ato de carinho.
 Um livro para avós e netos.
Tutú fazendo artesanato e caracterizada com flores na cabeça.
O livro propõe atividades e um vocabulário ilustrado que ajudará o professor ou pai/mãe a trabalhar com as crianças.  

Por meio de um "Hei", modelo de barbante que se entrelaça com os dedos, à semelhança da "cama de gato", inicia-se a história de Bonita, a menina especial que, numa intensa relação de corporalidade com sua avó, por meio de afagos, gestos e entrelaçamentos, vai se apropriando de quem é, de sua inserção na linha de gerações, de suas relações com a cultura de seu povo e, principalmente, do vínculo de afeto com a avó.
Dentro da proposta a que se vincula, o livro atende a seu objetivo, tendo o mérito de divulgar, de forma sutil, informações sobre a cultura e a linguagem do povo do Havaí.


 BARBANTE (CAMA DE GATO)

Cama de gato
FAIXA ETÁRIA :Acima de 6 anos
LOCAL: Quintal, Parque, Dentro de casa, Praça
ESTIMULAR :Atenção, Coordenação motora, Paciência
PARTICIPANTES 2+
MATERIAL :Barbante
 
COMO BRINCAR


Corte um pedaço de barbante e amarre as duas pontas.
Coloque as duas mãos dentro do círculo e estique o barbante deixando os cotovelos dobrados e os braços paralelos, formando um retângulo.
Este retângulo precisa estar apoiado logo acima dos nós dos dedos, quase nas pontas.
O polegar fica de fora.
Depois, sem mexer na posição dos barbantes – use o polegar para ajudar a segurá-lo – leve a mão direita até a esquerda passando-a por baixo da lateral do barbante, de modo que ele faça a volta entre os dedos.
Faça o mesmo com a mão esquerda.
Depois coloque o dedo médio por baixo dessa linha que se formou na palma da mão oposta e estique-o novamente.
Em cada lateral do retângulo se formará um X.
A partir daí os jogadores se revezam na tentativa de retirar o barbante da mão do outro sem desmontar o retângulo principal.




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios