BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2016
7 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

sábado, outubro 20, 2012

Nós> Eva Furnari>Estímulos literários>Projetos> 20/10/12



Para os "nós" que todos temos...


Eva Furnari é uma das autoras que vagam com maestria pelo universo da literatura infanto-juvenil... e como se não bastasse as rimas divertidas... idéias criativas e falas precisas... ainda consegue capacidade para ilustrar os próprios trabalhos. Neste livro... os nós que nos embargam por dentro... surgem por fora... deixando o (aspecto) físico estranho e a convivência impossível...
Mas, como há saída, para qualquer problema e/ou mal-estar... uma boa amizade... e um pouquinho de auto-confiança... fazem com que os nós sejam desatados
Leia... e desate os seus


Conta que, uma menina diferente andava rodeada de borboletas e bolinhas de sabão sendo ela motivo de gozação de todas as outras crianças.
Um dia de tanto caçoarem dela, foi dando uns nós no seu corpo, até que deu aquele nó na garganta que ela não conseguia nem falar e nem chorar.
Ela decidiu então ir embora daquele lugar onde ela morava.
No caminha acontecem algumas aventuras até que ela encontra um menino diferente que começa elogiá-la. No começo ela achava que ele iria rir dela, mas depois ela vê que ele é legal e que ele também tinha nós e aprendeu a disfazê-los.
Ao final da história, ele ensina a menina como desatar estes nós e eles tornan-se guandes amigos!



Este livro é quase humano!
Se tivesse braços, ele teria os braços mais calorosos do mundo.
Se tivesse coração, ele teria o coração mais bondoso do mundo.
Se tivesse cabeça, ele teria a cabeça mais sábia do mundo.
Enfim, ele não é gente, mas se fosse seria muito gente fina!
Sem mais delongas, esse livro fala de nós, isto é, aquele imbróglio que costuma acontecer no cabelo das crianças, e dos adultos também, quando não é penteado.
Ou aquela confusão no novelo da lã quando se começa a usá-lo do lado de fora.
Há também um nó positivo (há controvérsia!), aquele que o noivo recebe na gravata na hora do casamento.
Não sei fazer, mas há o nó que o marinheiro dá na corda; ele garante que é difícil desmanchar. Pois é, os nós (assim mesmo no plural, porque foram sete) de Eva Furnari não aconteceram no cabelo, nem na roupa, nem na corda.
Eles foram surgindo em várias partes do corpo da menina Mel após as humilhações que ela vai passando pelas ruas de uma cidade chamada Pamonhas.
Uma espécie de bullying que fez com que a personagem fosse se afastando cada vez da sua comunidade.
Falando dessa maneira, talvez o leitor possa imaginar que o texto desse livro seja pesado e angustiante, visto que o assunto é sério!
Não, Eva sem didatismo e pieguice, traz a tona esse assunto de maneira leve e saudável.
Com a sua vara de condão encanta, alegra e diverte! Eva Furnari é sempre Eva Furnari!

http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=556

Nós, Eva Furnari.


Desenvolver o prazer pela leitura, pelo livro, pela literatura.
• Socialização da turma.
• Conhecer a biografia da autora.
• Trabalhar com as múltiplas linguagens
Duração das atividades
50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Alunos alfabetizados, a partir do 3º ano.
Estratégias e recursos da aula
• Livro “Nós” da Eva Furnari
• Alunos sentados em semicírculo.
• Biografia
• Leitura em “capítulos”. O professor lê parte do livro e propõe atividades.
• Novelo de lã.
• Papel colorido, tinta caneta colorida.
Atividade 1
A professora conversa sobre o livro Nós.
Fala sobre a autora, Eva Furnari, e pergunta quem conhece outros livros desta autora.
Falando sobre biografia.
 A professora explica que biografia é um gênero de texto que conta a história da vida de alguém. (bio é vida, e grafia é escrita).
Conhecer a biografia de uma personalidade permite entender um pouco melhor o tempo em que ela viveu, como ela viveu, o que a fez ser famosa, como alcançou o sucesso, conversar sobre o assunto exemplificando com a biografia da Eva Furnari.
Explicar para os alunos que o livro será contado em etapas.
Dar início a contação.
A professora conta a história com um novelo de lã e vai fazendo nós no próprio corpo tal a personagem da história.
“Dias depois aconteceu outra vez ─... Repolho repolhudo!...
 Em casa sentada na cama, olhou o pai- de- todos. Era nó.”
Atividade 2
Após contar a primeira parte da história a professora promove um debate sobre os nós de tristeza que a Mel, personagem do texto, adquire ao longo da história.
Entrega pedaços de lã para os alunos amarrarem pelo corpo e papel colorido e pede para que eles registrem no papel seu nó, alguma coisa que eles não gostem, e que falem um pouco sobre isso.
Atividade 3
Colocar os trabalhos no mural.
Atividade 4
Preencher uma ficha com curta biografia da autora.
Nota: Se o professor quiser conhecer um pouco mais sobre a vida da Eva Furnari é só entrar nos seguintes sites:
pt.wikipedia.org/wiki/Eva_Furnari
Avaliação
A avaliação será ao longo do processo.
 Observando e analisando as colocações dos alunos.
Promover um debate livre sobre as respostas da ficha da biografia da autora e analisar o que os alunos entenderam.




A fuga da Mel (livro Nós / Eva Furnari)


• Desenvolver o prazer pela leitura, pelo livro, pela literatura.
• Socialização da turma.
• Aprender a pesquisar no dicionário.
• Trabalhar com as múltiplas linguagens.
Duração das atividades
50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Os alunos devem ter escutado a primeira parte da história
• O aluno deve conhecer a utilidade do dicionário.
• Aula 3 – Nós, Eva Furnari.
Estratégias e recursos da aula
• Livro “Nós” da Eva Furnari.
• Alunos sentados em semicírculo.
• Leitura em “capítulos”. O professor lê a 2ª parte do livro e propõe atividades.
• Cola, papéis coloridos, caixas, sucata, palitos de churrasco.
• Dicionários.
• Ficha sobre ordem alfabética.
Atividade 1
A professora relembra oralmente com os alunos a primeira parte do livro Nós que foi contada na última aula de língua portuguesa. Inicia a segunda parte da contação.
"Adeus, Pamonhas, ─ a mágoa era tanta que ela emendou baixinho─ até nunca mais.
Foi disfarçada de geladeira para que ninguém a notasse."
Atividade 2
Quando chegar a parte da fuga da Mel a professora para de contar e promove o debate da segunda etapa da história. Após o debate, pede para eles imaginarem como eles fugiriam e o que eles levariam dentro da mala. Distribui material para eles executarem as ideias.
Atividade 3
Apresentação dos disfarces e arrumação deles no mural.
Atividade 4
A professora distribui dicionários e pede para os alunos observarem como as palavras estão ordenadas para eles concluírem que é em ordem alfabética.
Atividade 5
Trabalhar uma ficha sobre ordem alfabética.
A ficha deve estar contextualizada com o trabalho do livro Nós.




Avaliação
Auto-avaliação falando do processo de criação: pontos positivos e negativos.
A ficha de ordem alfabética deve ser discutida em grupo e realizada em conjunto, caracterizando um trabalho cooperativo.
 O professor ao longo da discussão poderá perceber e anotar as dificuldades mais significativas para o grupo.

 Transformando nós em laços

Autor :Maria Teresa Lopes da Cruz
Desenvolver o prazer pela leitura, pelo livro, pela literatura.
• Socialização da turma.
• Aprender a pesquisar no dicionário.
• Trabalhar com as múltiplas linguagens
Duração das atividades
50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• O aluno deve conhecer a utilidade do dicionário.
• Aula 3 – Nós, Eva Furnari.
• Aula 4- A fuga da Mel (livro Nós / Eva Furnari)
Estratégias e recursos da aula
• Livro “Nós” da Eva Furnari.
• Alunos sentados em semicírculo.
• Leitura em “capítulos”. O professor lê a 3ª e última parte do livro e propõe atividades.
• Cola, canetas coloridas, emborrachado Eva, mural.
• Dicionários.
• Ficha sobre o uso do dicionário.
• Dividir o grupo em duplas.
Atividade 1
A professora conta a última parte do livro Nós onde a personagem Mel desfaz seus nós.
"Kiko ensinou a Mel como desfazer nó de nariz. Mel, agradecida, dividiu com ele suas borboletas."
Atividade 2
A professora lança a pergunta: Como vocês transformariam os nós em laços?
Entrega de material para confecção dos laços.





Atividade 3
Os alunos apresentam seus laços para o grupo.
E compõem o mural.




Atividade 4
Distribuição dos dicionários e dividir a turma em duplas para a execução da tarefa.
Entregar a ficha de trabalho.
Pedir que as duplas façam os registros na ficha.
A ficha também estará contextualizada com o tema do livro que está sendo trabalhado─ Nós.






 


 
 
 
 
Nota: O professor pode usar os trabalhos feitos pela turma para ilustrar a ficha contextualizando o tema trabalhado.
Avaliação
A avaliação será formativa visando identificar se os recursos e estratégias usadas ao longo dos trabalhos com o livro Nós e a ordem alfabética─ uso do dicionário, foram positivas.




Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Olá! Sabe qdo alguém te propõe um projeto ousado e você não sabe como deve começar, então vc visita um blog e sua cabeça fica repleta de ideias, como se fossem borboletas a voar? Pois é, foi assim que cheguei aqui, entrando com a cabeça vazia e voltando para meu mundo real satisfeita com quem me trouxe ideias. Obrigada pelas ideias. AMEI!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus! Que mensagem gratificante. Só tenho que agradecer a gentileza pelas palavras. Faço este trabalho com muito amor,para ajudar. Já me aposentei,mas estou aqui,firme, fazendo o que gosto_literatura infantil. Volte sempre!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios