BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, setembro 01, 2015

Debaixo de um tapeta voador>Estímulos literários e poéticos>01/09/2015

Debaixo de um Tapete Voador
Leo Cunha

O que poderá existir debaixo de um tapete voador? 
Uma paisagem tranquila, um carro que cruza a estrada, muitos sonhos e segredos, muito humor e fantasia em poesia inspirada para grandes e pequenos.
 Uma viagem surpreendente através de imagens, cores, palavras e emoções.

Varal
No varal da biblioteca
a história não repousa,
apenas seca.

Pombo
O pombo correio
não gosta de sê-lo.

Isso não me cheira bem
Se baygon fosse perfume,
ninguém mais andava
com a pulga atrás da orelha.

Gente grande
Só gente grande consegue
chorar sem fazer barulho.
Só gente grande consegue
mentir sem piscar o olho.

Queda
Temporada de caça.
Das árvores caem pássaros
de outono.

Inverno na cidade
O ventilador me olha calado,
inútil como um mímico
num programa de rádio.

A vez dos ipês
A estrada vira moldura.
O ipê aflora,a cor madura.
Roxo,branco,amarelo
e azul( por que não?)
É hora do menino se enganar de poesia.

Nuvem
Nuvem é bicho,é bruma,
é algodão e espuma,]mas não é coisa nenhuma:
objeto voador não identificado.

Maus lençóis
Quem tem medo de fantasma
dorme sempre em maus lençóis.
Quem foge da própria sombra
sempre encontra assombrações.

Dicas pedagógicas
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE TEXTOS POÉTICOS POR FAIXA ETÁRIA
Faixa etária: 4 - 5 anos; 
Gênero: Lengalengas; parlendas; quadrinhas; cantigas de roda; retratos; abecedários;
 Características textuais: Verso regular; 
Rima variada; paralelismos sintáticos e sonoros; ritmos encadeados e compassados; 
Descrição cômica de pessoas e tipos sociais; narrativas satíricas breves; 
Temática amorosa; heróis desajeitados; heróis idílicos e cavalheirescos; 
transmissão de saberes (letras, números, fatos históricos, meteorologia, vida, normas tradicionais); Exemplos: “Uni-duni-tê”;
 “Um-dois-feijão-com-arroz”; 
“Trinta dias tem setembro”; 
“O palhaço o que é”; 
“Terezinha de Jesus”;
 “A velha a fiar”; A Arca de Noé; 
Habilidades linguísticas requeridas: 
Associação significante-significado; associação signo-referente-contexto; autonomia entre linguagem e mundo; percepção de níveis suprafrasais médios; Operações intelectuais pressupostas:
Percepção mágica do mundo; compreensão da separação entre pensamento e mundo; formação de conceitos concretos; formação de valores de socialização; Contexto/Ações: Lar; vizinhança; pré-escola/Brinquedos cantados entre crianças. 
Faixa etária: 5-6 anos; 
Gênero: Quadrinhas; parlendas; adivinhas; trava-línguas; cantigas de roda; poemas líricos; Características textuais: jogo aliterativo e assonante; rima rica; verso regular; ritmos encadeados; utilização de figuras de linguagem (metáfora e metonímia); ênfase na experimentação semântica (plano lexical e plano sintático); subversão da lógica; mundo das possibilidades - o “Mundo do Se”.
 Exemplos: “Um ninho de mafagafos”; “O que é, o que é”; Ou isso ou aquilo; 
Habilidades linguísticas requeridas: 
Prolação adequada; associação do signo a mais de um referente; percepção de processos de significação mais complexos: organização paradigmática e sintagmática (semelhanças/contrastes e contiguidades); 
Operações intelectuais pressupostas: 
Percepção mágica do mundo; relações entre pensamento e mundo governadas pelo desejo; busca de nexos causais (porquês); capacidade de conversão; capacidade de dedução; 
Contexto/Ações: Lar; vizinhança; pré-escola/ rivalidades grupais; brinquedos cantados. 
Faixa etária: 7- 8 anos 
Gênero: 
Os anteriores, mais: baladas, apólogos; poemas-piada; trocadilhos; poemas - absurdos (non-sense);
 Características textuais: Paralelismo sonoro e sintático; rima; versos regulares e livres; versos brancos; refrões; estrofes curtas; jogos de idéias; ênfase na regularidade sintática e não fônica; ênfase na narratividade; enredos lineares; aventuras (tragicômicas); heróis tolos; heróis animais; seres fantásticos; heróis valentes;
 Exemplos: Um rei e seu cavalo de pau; Bichos-bicho; 
Limeriques; Come-vento; A jiboia Gabriela; Televisão da bicharada; Pé-de-pilão; 
Habilidades linguísticas requeridas: 
Percepção de níveis supra frasais longos; transformação de sentidos em representações imaginárias; apreensão de estruturas narrativas; percepção de contra-sensos; 
Operações intelectuais pressupostas: 
Percepção menos egocêntrica do mundo; percepção dos nexos causais; percepção de processos temporais; domínio da espacialidade; 
Contexto/Ações: Lar; vizinhança; escola/ brinquedos cantados. 

Neste link você encontra as sugestões a partir de 1 ano de idade até 14 anos.





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios