BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, março 02, 2013

Um peixinho apaixonado>Estímulos literários>Aquário>Dobraduras>02/03/13


Peixinho Apaixonado, um 4ª Edição

Um peixinho apaixonado /
Gilda Figueiredo Padilha;
Ilustrações, Sandra Aymone,



A historia de um peixinho vermelho, que sonhava ser dourado, mas acabou descobrindo, quando se apaixonou por Rosinha, que o mais importante é o que trazemos na alma.
Rosinha se apaixonou pelo peixinho vermelho mesmo ele sendo vermelho e manchado.
 Reflexão sobre a cor da pele será que realmente é importante?
-Atividade lúdica:
Confecção de dobradura: peixinho.
Pintura de dobradura.
  A história:
Um peixinho vermelho brincava na espuma das ondas, perto da praia.
 Quando alguém o pescou.
Que susto!
Com a cabeça fora d’água, ele viu que estava dentro de um balde carregado por uma menina.
“E agora? O que será que vai acontecer comigo?”
A menina foi andando até chegar a um castelo de areia e quando mergulhou a pazinha no balde...
_ Oi! _Gritou o peixinho. Dando um pulo.
_Olá! _Disse a menina, sorrindo. _Peixinho, onde é que você mora?
_Numa casa feita de conchinhas, bem no fundo do mar.
_Me conta, como é o fundo do mar?
_É tão bonito! Lá é sempre fresquinho porque os raios de sol não conseguem atravessar aquele mundão de água! E você como se chama?
_Maria Zélia, mas pode me chamar de Zelinha.
Zelinha jogou o peixinho numa onda e lê desapareceu, fazendo tchibum!
Zelinha resolveu visitar tia Ivone, sua madrinha. Pelo menos podia olhar o aquário com os peixinhos coloridos, lá no canto da sala.
Então Zelinha contou à madrinha sobre o peixinho.
__ Que tal trazer seu amigo para conhecer os peixinhos do aquário.
A Rosinha, A Gorducha e o Dourado?
__ Boa ideia, tia Ivone!
Peixinho Vermelho foi visitar os amiguinhos da Zelinha e se deu muito bem com os novos amigos.
Imitou o barulho das ondas do mar, fez piruetas e até arrumou uma namorada.
A Rosinha. Os dois então resolveram casar.
Num domingo de sol, Vermelho e Rosinha foram jogados nas ondas do mar e mergulharam abraçadinhos, as ondas mansamente se quebraram na praia, fazendo chuá...Chuá....
E então a espuma branca se espalhou na areia, cobrindo os pés de Zelinha.

Aula
Tema: Animais aquáticos
OBJETIVO:
Integrar diversas áreas do conhecimento, possibilitando aos alunos conhecerem um pouco mais sobre alguns seres vivos e também avançar nos conhecimentos de leitura e escrita.
CONTEÚDO:
- Livro de História: “Um peixinho Apaixonado” - Gilda Padilha
- CD infantil: “Peixe vivo”, “Caranguejo peixe é”, “Se eu fosse um peixinho”.
- Escrita da letra das músicas e desenho;
- Brincadeiras de roda;
- Produção coletiva de texto;
- Quantidades;
- Cores;
- Filme: “Procurando Nemo”
ESTRATÉGIAS:
Interferência do educador levando os alunos ao questionamento, como:
- Onde eles vivem?
-Quantos peixes há na história;
-São grandes ou pequenos;
- Vivem na água doce ou salgada?
RECURSOS UTILIZADOS:
- Lousa;
- Vídeo;
- TV;
- Câmera digital;
- Computador;
- Massinha de modelar;
- Livros de histórias.
1ª AULA:
Ler a história do livro “Um peixinho apaixonado” (Levantar questionamentos)
Registrar no caderno a história (com desenhos).
2ª AULA:
Contar novamente a história, só que desta vez utilizando o computador. A cada LINK abrirá uma figura.
- Desenhar no PAINT um PEIXE.
3ª AULA:
Ouvir o CD das músicas infantis e:
- Registrar a letra da música no caderno;
- Brincadeiras de roda. (Registrar com a câmera digital)
4ª AULA
Produzir um texto coletivo através de figuras. “O pescador”
Registrar o texto no caderno e procura figuras no computador (peixes)
5ª AULA
Assistir ao filme: “Procurando Nemo”.
-Roda de conversa sobre o filme.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados durante todo o processo.
Assim poderemos realizar intervenções sempre que necessário.



Sugestão de atividade
MONTANDO UM AQUÁRIO!
Com o desenvolvimento deste tema, foi possível aos alunos do infantil I por meio de estudos de animais que vivem na água e montagem de um aquário dentro da sala de aula, conhecer um pouco mais sobre os seres vivos e ampliar conhecimentos de leitura, escrita e matemática.
A turminha sob orientação da professora Ivani, conheceu os animais marinhos e suas curiosidades, produziram textos coletivos, conheceram a história do livro “Um peixinho apaixonado” de Gilda F. Padilha e ainda pesquisaram sobre órgãos municipais no nosso município que estão preocupados com a preservação do meio ambiente e dos animais de rua.



Dobradura de peixinho

Um peixinho na sala de aula:
trabalhando a construção da base alfabética.
■ Avançar na aquisição da base alfabética.
■ Estimular a sensibilidade e criatividade dos alunos.
■ Exercitar a capacidade de relacionar-se com os outros seres, desenvolvendo noções de respeito e dedicação, tão importantes para a convivência social
Duração das atividades
2 semanas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios dos alunos, porém o professor deve realizar uma avaliação diagnóstica para identificar as hipóteses de escrita em que se encontram os alunos e assim fazer as intervenções individuais que permitam que todos efetivamente avancem.
Estratégias e recursos da aula
Professor, para o desenvolvimento deste projeto você precisará de:
·Um aquário pequeno com um peixinho.
·Ração para peixe.
Dica1: Nas rodas de leitura diária, escolha histórias literárias ou curiosidades científicas que falem sobre animais ou bichos de estimação.
Atividade 1
Leve o peixinho para a sala de aula e apresente-o à turma.
Deixe que os alunos se aproximem do aquário e façam perguntas sobre o animal.
Eles ficarão curiosos e motivados com a visita surpresa do animalzinho.
 Explique que o peixinho será um novo amiguinho que passará duas semanas na sala de aula para estudar junto com eles.
 Façam uma lista, no quadro (com sugestões dos alunos) de possíveis nomes para o peixinho. Escolham, através de votação, o nome para o animal.
Aproveite a oportunidade para ouvir a opinião da turma sobre o projeto de lei que proíbe que animais de estimação tenham nome de gente.
 Projeto de Lei 4197/04 -
Obs.: No final de cada aula o peixinho poderá ir para a casa de um aluno, que deverá trazê-lo no dia seguinte, ou ficar guardado na própria escola.
Quem levar o animalzinho para casa deverá levar a ração para alimentá-lo.
Ao término do projeto o professor poderá sortear o peixinho entre os alunos.
Atividade 2
Converse com seus alunos sobre animais de estimação.
 Pergunte quem tem um em casa, o que comem, como cuidam dele, etc.
Agrupe os alunos em dupla e em seguida peça que organizem uma nova lista no caderno com os bichos preferidos da turma.
 Após a escrita das palavras pelas duplas vá ao quadro para fazer uma lista coletiva com a participação de todos.
No final da atividade, faça a leitura coletiva das palavras e então peça que os alunos desenhem seu animalzinho de estimação.
Quem não tiver um bichinho de estimação poderá desenhar o animalzinho que gostaria de ter.
Dica2:
Professor, as atividades de escrita com lista devem permitir aos alunos a reflexão sobre como se escreve, permitindo assim, um avanço na construção da base alfabética, principalmente das crianças que se encontram nos níveis pré-silábico ou silábico (com e sem valor sonoro).
Por isso utilize o alfabeto móvel, massinha de modelar, recorte e colagem ou outro material que permita a reflexão da escrita pela criança.
Atividade 3
Faça agrupamentos produtivos (não esqueça que é preciso agrupar crianças que estejam em níveis de alfabetização próximos.
 Os conflitos vivenciados na interação pelas duplas possibilitarão os avanços para os estágios seguintes) e realize outras atividades de leitura e escrita sobre o tema animais, como: cruzadinhas, caça-palavras, escrita de textos espontâneos, adivinhações, escrita de palavras e frases utilizando o alfabeto móvel, recorte e colagem de letras de jornais e revistas, etc.
Atividade 4 - Produção textual
Assista ao filme, “Procurando Nemo" , junto com os alunos.
Após a exibição do vídeo peça que recontem a história oralmente.
Faça reflexões acerca da mensagem contida no filme.
O professor assumirá o papel de escriba para anotar as idéias dos alunos no quadro, ao mesmo tempo em que promoverá reflexões coletivas sobre a construção das palavras e frases. Façam a leitura coletiva do texto.
Todos deverão registrar a atividade no caderno somente ao término da atividade.  
Jogo





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios