BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, outubro 28, 2014

Caminhos da África> Estímulos literários geográficos> 28/10/2014

Caminhos da África

 Adyr Assumpção
 Regina Miranda
A raça humana nasceu na África e se espalhou por todos os cantos do Planeta. 
Caminhos da África conta não apenas essa história, mas também a história do grande e fascinante continente africano e de como vários povos o habitaram, invadiram e dominaram através dos séculos.
Mostra a África para as crianças de forma fácil, com ilustrações bem didáticas. 
Muito bom para os iniciantes em cartografia. Mostra de forma interessante  este continente com linguagem mais "lúdica", facilitando a aprendizagem.
Um dos pontos altos da obra são suas belas ilustrações, de Regina Miranda, que mostram desde a Pangeia, quando todos os continentes formavam um único bloco, até como a África se desprendeu, retratando também os costumes, o cotidiano, a cultura de seus povos e, claro, muitos mapas. 
O livro ainda traz um glossário didático com as principais palavras e temas que surgem ao longo da publicação, além de dicas para se conhecer melhor o continente africano. “E para que os leitores explorem a publicação de maneira mais lúdica, há também um jogo com perguntas nas últimas páginas. Não deixa de ser uma forma de unir o útil ao agradável”.
Fonte:
AQUI
Como surgiram os mapas
(trechos do livro)
(...) O mapa é um desenho que as pessoas fazem para mostrar como os lugares são, as montanhas, os rios, as planícies entre um lugar e outro.
Antigamente, quando ainda não existia avião, binóculo nem computador, os mapas eram feitos a partir da imaginação dos cartógrafos, que é o nome que se dá às pessoas que desenham mapas.
Os viajantes também ajudavam a desenhar os mapas contando o que tinham visto no meio do caminho.
(...) naquela época não havia países nem fronteiras, e não existiam mapas para as pessoas se orientarem. Os caminhos eram escolhidos dependendo se havia ou não frutas para serem comidas, se havia caça e peixes:na busca de climas mais amenos e longe dos animais fortes e ferozes.
(...) O grupo original de homens e mulheres foi crescendo e se dividindo, começando a busca de outros lugares para viver.
As adaptações foram surgindo, de acordo com as necessidades . E para os caminhos,quem sabe eles começaram a olhar para o céu e se guiarem através do sol e estrelas.
( ...) Essa caminhada durou milhares de anos, até que todo o planeta estivesse povoado por  tribos diferentes entre si, de costumes também diversos e falando cada uma sua própria língua.
(...) Os primeiros mapas que descreviam a África eram curiosos. Alguns tinham a forma de um triângulo de cabeça para baixo,cheio de elefantes. Outros eram como uma grande flor de três pétalas, e cada pétala tinha o nome de uma mulher: Europa. Ásia e África.
(...)
Até aí eles não sabiam da existência das Américas. Com o desenvolvimento das navegações, primeiro na região do Mar Mediterrâneo e depois em busca de outras terras, a cartografia desenvolvida pelos europeus incorporou o que faltava do mundo.
Novos registros e resgates foram surgindo, através de novos inventos. Narrativas e desenhos foram somando-se as cartas celestes, bússola e o astrolábio.
Os viajantes das caravelas partiram em direção ao desconhecido e seus registros ajudaram a definir o contorno do continente. Aqui surgiu o uso da rosa dos ventos como forma de orientação.
(...)
Uma das viagens mais importantes desse período e que foi determinante para finalizar o desenho da África foi a comandada por Vasco da Gama, que partiu do porto de Restelo em Portugal, no dia 28 de julho de 1497, na busca de um caminho para as Índias e suas especiarias,passando pelo Cabo da Boa Esperança, Oceano Índico, parando em Moçambique e depois Madagascar em direção a Calcutá.

Nota do Linguagem:
Nas páginas seguintes o autor descreve mais aspectos destes povos, e cada vez mais informações foram acrescentadas aos mapas. Chegando aos conflitos, mais povos até as colonizações e  guerras entre si provocando mudança de domínio dos colonizados.
Sugestão de jogo:
Para conhecerem o livro__Talvez impossível de imprimir.
Objetivo do Linguagem: Conhecimento da obra











Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios