BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2016
7 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

sexta-feira, novembro 09, 2012

O Natal de Atchin>O sonho de Natal>Uma noite iluminada>Estímulos Natalinos literários>09/11/12



O Natal de Atchin
Dinára de L.Pedrosa Fernandes
Ilus.Jefferson Galdino

Esta é a história de Atchin, um ser muito especial, disfarçado de cão.
Isso mesmo, Atchin era um cachorro esperto e carinhoso, que adorava crianças.
Todo mundo sabia.
O que ninguém sabia era que aquele cãozinho valente, na verdade, era um anjo.
E vocês sabem, a tarefa dos anjos é ajudar as pessoas.


Assim, Atchin estava sempre fazendo o bem para todos a sua volta.
Ele vivia muito feliz com seus donos, apesar de sentir um pouco de saudades de seus grandes amigos que havia deixado no céu.
Mas esses amigos — Charlotte e Spansky — sempre acabavam dando um jeito de falar com ele, e até mesmo de ajudá-lo.
Foi o que aconteceu quando, no Natal, todos se preparavam para descansar e passar dias deliciosos ao pé da montanha.
Só não contavam com o fato de os moradores da cidade estarem muito tristes, devido ao desaparecimento de Lisa, uma garotinha que se perdeu no meio da mata.
Essa era, com certeza, uma tarefa para o anjo Atchin.
Ele e seus amigos fariam qualquer coisa para que aquele Natal não fosse triste.
Será que a estrela de Atchin brilharia mais uma vez?
Se você quiser saber o que aconteceu com a pequena Lisa e como essa grande aventura terminou, abra seu coração para esta linda história de Natal.
Um livro emocionante de Dinára de Luna Pedrosa Fernandes, com belas ilustrações de Jefferson Galdino.
Texto by Krika

O Natal de Atchin
Atchin era um cão branco, lindo e esperto,todo especial. Na verdade ele era um anjo e estava ali para trazer felicidade, paz e amor. Ele sempre fazia o bem e era admirado por todos. Orgulhoso, João,seu dono sempre o cercava de carinho. Ninguém sabia,mas Atchin veio do céu.
No passado,este cão valente deu sua vida para salvar seu dono, que ia ser mordido por uma cobra muito venenosa. Por este ato de amor e coragem, Atchin teve permissão para voltar ao mundo como um anjo, com a nobre missão de sempre proteger as crianças e os  idosos.
No céu ele deixou dois amigos, a labradora Charlotte e o cão husky Spansky. De vez em quando Acthin conversava com eles,olhando as àguas cristalinas de um rio ou lago. Ele sentia saudades do céu,mas sabia que seus donos estavam felizes com sua presença.
Numa època de Natal a família de João ( esposa e seu filho Pedro ) se preparou para viajar. Passariam as festas de fim de ano junto com os seus pais.
Subiram a serra tranquilamente.João era um execelente motorista.Atchin adorava o balanço do carro, dormiu quase que a viagem toda.
João sabia que aquele era o  cão de sua infância, não sabia como, mas até testes fez, como colocar perfume de alfazema nele....O seu Acthin era alérgico... A diferença é que este Atchin tinha uma estrela na testa...João achava que Atchin pensava....E ele pensava mesmo,como um anjo que era....
Ele fazia coisas especiais, só faltava falar...
Viagem seguindo, chegaram à cidade qu eera muito acolhedora com suas rua sfloridas,cheias de azaleias rosadas, brancas e violetas. No centro da cidade, havia um canal por onde passava um preguiçoso rio com as margens cobertas de hortências de várias cores.
Porém, logo a frente havia muita gente, num determinado lugar.Alguma coisa estava acontecendo....
João desviou o caminho para não preicsaar parar e seguir viagem, mas Atchin latiu de forma alerta,colocando a pata em seu ombro.
Atchin queria sair do carro. João parou e o cão saltou em direção as pessoas.
Uma mulher aflita chorava chamando sua filhinha. Ela estava desaparecida desde o dia anterior, os colegas chegarm de uma excursão e ela não havia retornado. Passou a noite na mata,com frio...
Acthin ouvindo já pensou em  sair correndo em disparada para procurar a menina....
Mas João já foi adiantando seu pensamento,  dizendo  aos pais da garota que ajudaria na procura, contando com a ajuda infalível de Atchin.
Atchin cheirou uma roupa da menina Lisa por um tempo. Enroscou-se na roupa e cheirava... Enfiava o fucinho e farejava , até devolvê-la para  mãe da garota, que ficou surpresa com sua educação.
João e Pedro sabiam da capcidade de Atchin ,então finalemnete deixaram -lhe livre para correr pela mata. Mesmo assim Pedro disse para ele ter cuidado,pois ele era muito querido e apreciado, claro né? Um cão especial destes....
Com as orelhas atentas ele seguiu seu instinto. Não tinham pistas ainda. Logo chegou mais um cão acompanhado de um bombeiro. Era um cão treinado chamado Rufus. Quando Rufus fitou Atchin, baixou as orelhas,como um sinal de respeito. Afinal era um anjo-cão diante dele...
O  bombeiro achou  estranha a atitude de Rufus,pois ele era valente.... Claro, somente nós sabemos sobre a verdadeira identidade de Atchin....
Pois bem, a busca prossegiu....
Os cães sumiram pela mata. Juntos eles encontrariam a menina... Rufus já estava cansado,mas Atchin continuou por mais um trecho do rio, foi aí que resolveu chamar seus amigos anjos.
Spanky e Charlotte chegaram e assim o cão branco disse:
_Spanky procure Hermes, com todo o respeito, lembrar o nosso Senhor que aqui n aTerra é agora época dem que se comemora o aniversário de Jesus, o Natal. E que, por Jesus, Ele nos socorra neste momento de  aflição.Não quero nem pensar na tristeza dessa família...
Spanky logo disse para ele prestar atenção nos sons pois  a chuva  estava prejudicando a busca, já que eles dependem de seus faros.
Atchin então voltou ao encontro de Rufus. Resolveram prestar atenção nos sons,mesmo de árvores, trovões ou relâmpagos.
Perto dali havia um poço abandonado.
Lisa estavaa caída nele, chorando e pedindo socorro...
Na correria toda Rufus não olhouonde pisava e afundou a pata em um buraco.Atchin voltou para ajudá-lo e então eles puderam ouvir a voz de Lisa.
_Alguém está aí em cima? Eu estou aqui em baixo!
Atchin puxou Rufus pela corda que o cão-bombeiro trazia no pescoço,presa na coleira, enquanto dizia ao amigo em pensamento:
"Você ouviu,Rufus? Acho que é a menina...
"Ouvi, ouvi bem".
Rufus vá buscar os bombeiros e eu fico aqui vigiando, distraindo a menina, disse Atchin decidido.
Atchin fiocu ali pensando forte,assim como fazia com Pedro quando queria que o garoto o entendesse.
"Eu sou um bom cão, Lisa, não tenha medo."
Atchin tentou descer,mas não foi posível,ele escorregava na lama. Estava sozinho...
"Um anjo nunca está sozinho,amigo"
Spansky estava ali atrás dele...
_Foi você que nos fez correr nesta direção,Spansky?
_ O Criador lhe atendeu e me enviou aqui para ajudá-lo. Vamos tirá-la dali...
Os dois cães começaram a cavar mais o buraco. Spansky desceu até a menina, passou a corda ao seu redor e assim puxaram a menina.
Lisa estava com frio, fraca e tonta. Spansky lambia seu rosto para reanimá-la.Ela machucara seu braço e o anjo cão lambia também seu braço para aliviar sua dor.
Spansky estava invisível para não assustar Lisa..Ele poderia ser confundido com um lobo...
Spansky lambeu a testa do amigo Atchin, fazendo sua estrela brilhar ainda mais e desapareceu...
A menina abriu os olhos e viu apenas Atchin lambendo seu rosto....
Ela estava com sede, então Atchin empurrou o cantil de  água do Rufus que ali estava.Ela tomou a água. Atchin colocou alguma sfolha sde bananeira em cima de Lisa para quecê-la enquanto aguardavam o resgate. Encostou seu corpo peludo nela para ajudar ainda mais.


Mais Natal....


Livro

Felício, o ratinho cidadão, decide celebrar a noite de Natal como um bom Papai Noel: distribuindo presentes muito especiais a todos os amigos.
Com muita alegria, o ratinho nos mostra como são importantes os valores e os sentimentos que trazemos no coração.
Uma noite iluminada

Festejando o Natal
Conhecer a história do natal.
• Saber quem é Jesus.
• Conhecer os símbolos do natal.
• Despertar-se para a importância do natal.
• Despertar-se para o amor ao próximo, à solidariedade por meio de atividades coletivas, tais como a confecção do presépio, da árvore de natal etc.
• Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades envolvendo a temática do natal.
• Participar de uma ceia natalina na sala de aula.
• Desenvolver a musicalidade por meio de canções natalinas.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Preparar as crianças para a chegada do Natal, desenvolvendo valores, a sensibilidade e os sentimentos alusivos que o nascimento de Jesus despertam na humanidade, interdisciplinalizando a contagem regressiva, a temporalidade e a formação para a cidadania.
No momento da rodinha, conversar sobre algumas perguntas problematizadoras: O que é o Natal?
Todas as pessoas comemoram essa data?
Quem deve ser homenageado neste dia tão importante?
Por que algumas pessoas trocam presentes neste dia?
Será que quem não tem presentes a dar ou a receber não pode comemorar o natal?
O que significa o natal para você?
Estratégias e recursos da aula
1º momento:
Introdução à temática sobre o Natal explorando as perguntas problematizadoras.
Apresentar curiosidades e histórias sobre a origem do Natal.
2º momento:
Contação de história: A história do Natal(Neon Saxter).
Sugestão: História scitadas acima
3º momento:
Os símbolos do natal: sino, árvore, Papai Noel, velas, enfeites, luzes etc.
Levar para a sala alguns destes símbolos, pesquisar e explicar o significado de cada um.
4º momento:
 Confecção de uma árvore de natal com as crianças.
Aos pés da árvore poderão ser colocados cartões confeccionados pelas próprias crianças ou presentes feitos por elas (brinquedos com recicláveis ou trabalhos manuais que poderão ser trocados entre elas).
5º momento:
Atividades de leitura e escrita envolvendo a temática do natal. Tentativa de escrita e pseudo-leitura dos símbolos de natal.
6º momento:
Montagem do presépio.
7º momento:
Ceia de natal: a culminância será a ceia de natal, na sala de aula, com o pão e o vinho simbolizando a vida, a morte e ressurreição de Jesus.
Dica de Leitura:
A História do Natal. Esses são mais do que apenas livros de história.
Eles também encorajam as crianças da pré-escola a se envolverem com a história usando a criatividade e imaginação.
A história do Natal é ideal para ser lida em voz alta.
Depois as crianças poderão dramatizar para amigos, proporcionando uma aventura em sua vida.
Atraentes ilustrações coloridas mostram o que é necessário para brincar com a história do primeiro Natal.
Recursos Complementares
 Providenciar os símbolos natalinos.
 Providenciar os materiais para a confecção da árvore de natal.(bolas de isopor, tinta, papeis coloridos etc );
 Providenciar os materiais para a ceia natalina: forros, tacinhas, suco de uva, pão etc.
 Livro de literatura.
 Cantigas de Natal.
Avaliação
A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.




VAMOS CONHECER O NATAL!



Conhecer o significado do Natal.
Duração das atividades
1 aula com diferentes momentos de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O significado da festa do Natal para cada família.
Estratégias e recursos da aula
Atividade - Investigar como as familias comemoram o Natal.
1º Momento:
O professor poderá inicialmente questionar as crianças com as seguintes perguntas:
■O Natal é comemoramos em qual mês?
■O que é o Natal?
■O que se comemora no Natal?
■O que encontramos no Natal?
Em seguida, o professor registrará as respostas das crianças no quadro ou em folha de cartolina.
2º momento -
O professor manda um questionário direcionada aos pais, perguntando como eles costumam comemorar o Natal, onde e como é a comemoração realizada por eles, quem participa, quem prepara, se comemoram ou se viajam, se ficam em casa ou em família, etc.
3º momento -
Com a pesquisa as crianças pesquisem vão relatando o costume de seus pais e na sala de aula as crianças vão compartilhando a forma de vivenciar os momentos da sua cultura e as diferentes maneiras de ver e entender as comemorações do Natal entre eles.
Quando as crianças compartilharem as diferentes falas, o professor pode ler e registrar cada resposta do questionário em um quadro vai marcando: Quem comemora em casa / quem viaja / quem não comemora etc.
4º momento -
O professor e as crianças investigam como outros povos ou países comemoram o Natal e o sentido dado a essa comemoração.
 O professor com base na investigação vai falando como se comemora o Natal em outros lugares. Poderá também se utlizar de alguns filmes que mostrem essa temática e que algumas culturas como a nossa celebram simbolicamente a comemoração do aniversário do nascimento de Jesus Cristo.
Sugestões de filmes: "O expresso Polar" (ver por partes), "O natal do Shrek" entre outros que as crianças poderão sugerir, os pais e o professor.

Especial de Natal do Sherek

undefined
Avaliação
Avaliar se a criança:
■familiarizou-se com o significado do natal;
■percebeu o que é comemorado neste período;
■Participou das atividades proposta;
■Percebeu no filme e nomeou cenas de natais de outros povos.











Link para essa postagem


Um comentário:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios