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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
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Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
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seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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sábado, dezembro 10, 2016

Sete patinhos na lagoa>Tangolomango>Estímulos matemáticos>10/12/2016


sete-patinhos_2
Esta é a história de sete patinhos e de um terrível jacaré. Ou seria seis patinhos?
O fato é que a lagoa nunca mais foi a mesma depois que aqueles patinhos se viram frente a frente com o Barnabé.
Mergulhe nesta aventura poética e descubra tudo o que pode acontecer quando algumas inocentes aves resolvem nadar nas águas em que vive Barnabé, o terrível jacaré.

capa-mini-patinhos-330x200


Oficina de jacaré feito com caixa de ovos.


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Atividades
AQUI


Sete patinhos na lagoa, escrito por Caio Riter e ilustrado por Laurent Cardon, retoma a estrutura versificada com enumeração decrescente da brincadeira tradicional do tangolomango para contar a história de sete patinhos que, um a um, desaparecem na bocarra do jacaré Barnabé, de bafo pestilento e dentes pontudos. 
 O primeiro patinho a sumir é o menorzinho:
ESTAVA LÁ, TODO ALEGRE E FACEIRO,
DO SUSTO JÁ ESQUECIDO,
QUANDO VIU NO MEIO DA ÁGUA,
UM RABO BEM VERDE E COMPRIDO.
QUIS CORRER, QUIS GRITAR,
NÃO TEVE TEMPO, ERA TARDE,
POIS O JACARÉ BARNABÉ, DE UM PULO,
ENGOLIU O PEQUENO SEM ALARDE. 
As quadrinhas contam como cada patinho desaparece na pança do jacaré, até que o último deles provoca uma reviravolta na história e… os leitores que chegarem ao final do livro vão descobrir o que acontece.
As ilustrações expressivas de página inteira e páginas duplas apresentam os patinhos e o enorme jacaré em diferentes situações, imprimindo um tom bem humorado à história e enriquecendo a leitura do texto ao reforçar os significados dos versos e acrescentar outros.
Por suas qualidades, o livro permite diferentes aproximações: poderá ser lido pelo adulto para os que ainda não foram alfabetizados ou por crianças que já lêem sozinhas (a impressão em letra bastão, com certeza, auxilia a leitura dos pequenos). Poderá também ser explorado / brincado em leituras em voz alta, quando os pequenos leitores poderão experimentar os sobressaltos, rimas, ritmos, sentidos e duplos sentidos do sumiço progressivo dos patinhos na lagoa.
Vale o mergulho…

Atividade sugerida

Na capa do livro, em dois planos, temos: na parte superior, sobre a superfície das águas de um lago ou rio, sete patinhos, e, no plano inferior, debaixo d’água, um grande jacaré. 
O que se destaca para a exploração da imagem é o campo de visão dos personagens. Os patinhos, com expressão apreensiva, parecem procurar algo; o jacaré, sem ser visto, está à espreita, de olho nos patinhos. 
A partir da cena que anuncia o perigo, perguntas podem ser feitas para instigar a curiosidade das crianças:
 “Quem são os bichos dessa história?”, “O que eles fazem?”, “Os patinhos podem ver o jacaré?”, “O jacaré vê os patinhos?”. 
Como a história se estrutura como um conto de repetição, para o qual é relevante o conhecimento de números, outro aspecto a ser explorado nas questões diz respeito à noção de quantidade: 
“Quantos patinhos aparecem na capa do livro?”, “Quantos jacarés aparecem?”. Depois da conversa sobre os componentes das imagens da capa, passa-se ao título, através do qual se tem a confirmação de que se trata de uma lagoa e de que os patinhos são mesmo sete. 
O fato de o nome do jacaré não aparecer no título já indica uma direção de 
afinidades  que propõe uma identificação entre a criança e os patinhos da história. 
Sob a forma de versos e com alguma rima, um pequeno texto explicativo na contracapa acentua a situação de perigo – sob a constante ameaça do “terrível jacaré” – dos patinhos, apenas sinalizada na ilustração da primeira capa. 
Com certeza, a exploração da capa contará com muitos conhecimentos que as crianças trazem sobre esses bichos. 
2.2 - Explorando a linguagem poética
 Do ponto de vista temático, outras histórias infantis trazem esse tipo de conflito, que se manifesta entre um personagem forte e personagens aparentemente fracos, mas que encontram maneiras de vencer o perigo (Os três porquinhos e Os sete cabritinhos são dois bons exemplos para este caso). 
Essas relações intertextuais podem ser exploradas, por meio de comentários e perguntas adequadas aos repertórios das crianças, tudo feito na hora certa durante as interações mediadas. 
Na oralização do texto, a forma como a história é narrada, em estrofes e versos rimados, propicia uma leitura dramatizada, para a qual contam as ênfases, as modulações, o reforço às expectativas geradas pelas situações de perigo que estruturam a narrativa de suspense, dosando pausas ou aceleração da leitura, nos momentos oportunos. 
A identificação dos numerais que estruturam a narrativa deve também ser focalizada pelo mediador, de forma lúdica, durante a leitura, com apoio nas ilustrações que favorecem a contagem pelas próprias crianças. 
Elas vão, assim, percebendo, em contagem regressiva, a diminuição do número de patinhos, a cada nova investida do jacaré Barnabé. 
Por ser uma história extensa, quando comparada a outras endereçadas a crianças pequenas, desta mesma faixa etária, é preciso criar estratégias para despertar e manter a atenção das crianças. 
Uma destas estratégias consiste em não perder o foco no eixo principal da narrativa que tem como estrutura básica:
 1) a redução paulatina do número de patinhos; 
2) o perigo permanente que os ameaça;
3) as artimanhas do jacaré para devorar cada um deles – nestes momentos, pode se intensificar o clima de suspense – e, por fim, a pergunta que permanece na cabeça do leitor durante toda a história: 
4) como os patinhos vão, afinal, se salvar?
 2.3 - Explorando a linguagem visual 
As ilustrações do livro se aproximam de desenhos de animação, dadas as suas dimensões e o efeito de movimento que produzem. 
Para contar a história às crianças, é preciso portanto estar bem próximo delas para que as ilustrações sejam bem visualizadas à medida que o texto verbal avança. Elementos da composição das imagens podem ser fatores de ampliação do suspense em algumas passagens:
 “Estava lá, todo alegre e faceiro,/do susto já esquecido,/quando viu nomeio da água,/um rabo bem verde e comprido”; na página que traz este texto, na lagoa, vazada na página, surge o enfático contraste entre o patinho na sua pequenez e um grande pedaço de rabo, o que deixa ainda maior a situação de perigo que se apresenta ao leitor. 
Detalhes como este podem e devem ser mostrados durante a leitura do texto verbal para as crianças.
"Sete patinhos na lagoa", de Caio Riter. Ilustrações de Laurent Cardon. #editorabiruta #trechodelivro

Vamos cantar?
O patinho
(Versão do Cachorrinho está latindo)
O patinho está nadando
Na lagoa sem parar
A mamãe está chamando
Para se ali...






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2 comentários:

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