BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, setembro 13, 2012

Casamento no fundo do mar> Peixe>Produção de texto>13/09/12


Você já imaginou uma festa
de casamento no fundo do mar?




“Miss Fundo do Mar”, linda “Tainha das Ondas” que vencera um concurso de beleza, ia se casar com Sr. Badejo, e milhares de peixes foram cumprimentá-la.
Como era bonito o palácio da noiva no fundo do mar!
Todo feito de conchas, cada qual de uma cor e com uma perola dentro.
Os peixes iam e vinham, admirandos os tesouros lá guardados: diamantes, ouro, esmeraldas, espelhos, mil coisas lindas que haviam caído no mar.
Até uma porção de aparelhos de televisão eles encontraram em navio afundado, imaginem!
O Espadarte, que era muito amigo de “Miss Fundo do Mar”, lá estava com o seu bico fino e comprido, que tanto medo fazia aos outros peixes. Ema comissão de camarões vermelhinhos conversava alegremente com algumas ostras.
– Então, minha senhora – dizia um deles – Como vamos de saúde? Tem fabricado muitas perolas?
– Só uma cor de rosa, senhor camarãozinho.
– Que linda concha a sua, senhorita ostra – dizia outro.
– Bondade sua. O senhor é que está muito charmoso assim com as barbinhas frisadas.
O peixe elétrico dava choque para divertiras as sardinhas, que quase morriam de tanto rir
História do fundo do mar
Lúcia Machado de Almeida
Editora FTD

1- Responda:
a) Quem ia casar-se?
b) Que qualidade ela possuía?
c) Com que ela ia casar-se?
d) Onde ficava o palácio da noiva?
e) Descreva o palácio.

2) Marque com um X a alternativa correta:
a) Os peixes mostravam-se admirados diante:
( ) da beleza de “Tainha das ondas”
( ) da riqueza guardada no palácio.
( ) dos objetos caídos no mar.

3) Marque V para verdadeiro ou F para falso :
a) Os tesouros acumulados no palácio eram:
( ) presentes oferecidos à noiva.
( ) objetos caídos no mar.
( ) retirados de navios afundados.
( ) riquezas próprias do mar.

4) O que possuía o Espadarte que fazia medo aos outros peixes?
5)Como o peixe elétrico divertia as sardinhas?
 
6) No texto aparecem algumas palavra destacadas. Copie-as na ordem alfabética:


7) Separe as sílabas das palavras abaixo e classifique-as quanto ao número de sílabas:


8) Circule as palavras que têm encontros consonantais.


a) Tem uma pedra no meu sapato.


b) Este bolo tem muito glacê.


c) Meu pai usa gravata todos os dias.


d) Pluto é um cão esperto.


e) Traga o seu garfo.


f) Não devemos ignorar o efeito estufa.


g) Vou fazer um novo corte de cabelo.


h) Ele é um advogado importante
 
 
Aqui mais questões e estudo da letra x
 
 
Livro Vamos Escrever
Cândida Z.Menezes
Editora FTD
  Esta aula tem uma história de um peixinho...
“Pessoas são diferentes”: trabalhando a diferença em sala de aula  
O PEIXINHO DE CHOCOLATE


Mamãe Peixinha ficou grávida no dia das mães. Papai Peixão, muito feliz, comemorou contando para todos os peixes do mar a grande novidade!
Mamãe Peixinha, toda vaidosa, começou a cuidar-se, pois é da família dos peixes mais belos dos mares, ou seja, os lindos peixes-borboletas que são listrados e bem coloridos.
Papai Peixão procurou a Baleia-Azul, considerada a rainha dos mares, para anunciar o nascimento. Preocupado em dar a notícia rapidamente, ela pediu ajuda ao Peixe-Voador. Assim, a notícia espalhou-se por todos os mares. Durante a gravidez, Papai Peixão cercou Mamãe Peixinha de todos os cuidados. Ele não permitiu que sua querida esposa fosse passear em lugares distantes. Além disto, deixou-a resguardada pelo Peixe-Leão.
Uma grande festa, que aconteceria depois do nascimento do peixinho, já tinha sido programada. Todos os peixes do mar iriam participar. Por exemplo, o Golfinho faria uma apresentação de saltos; a Baleia bailaria, jorrando água; o Peixinho-Lanterna iluminaria o mar, formando um enorme contraste de cores.
Chegada a hora do nascimento, Papai Peixão, solicitou a presença do seu amigo Polvo, pois sua força seria sinônimo de energia e segurança. Mamãe Peixinha preparou-se para o nascimento do primeiro peixinho da família. Papai Peixão esperava, ansiosamente, ao lado do Cavalo-Marinho que sempre ficava tentando acalmá-lo.
_ Nasceu! - silvou a Baleia que soltou água para todos os lados, como havia combinado.
_ Oh! Que maravilhosa surpresa! O peixinho é marrom e tem também sabor! - disse o Golfinho ao dar-lhe um carinho beijinho.
A notícia espalhou-se, rapidamente, por todos os mares. Em pouco tempo, vieram peixes de vários lugares, não só para ver, mas também para tocar e sentir um gostinho agradável de chocolate.
Papai Peixão tentou consolá-la, mas a sua esposa só ficou aliviada quando chegou o sábio Salmão que lhe disse:
_ Dona Mamãe Peixinha, no mar todos os peixes têm direitos iguais, mesmo sendo de cores diferentes. É também dever de todos os peixinhos respeitar uns aos outros.
Mamãe Peixinha, mais tranquila, fez a seguinte pergunta:
_ E agora, o que fazer?
Todos os peixes do mar responderam:
_ Deixe-o viver solto e feliz, pois é um peixinho diferente, mas é extremamente lindo. Além disso, todos que se aproximarem dele e tocarem-no, sentirão, num primeiro momento, o gostinho de chocolate que emana de seu corpinho. Depois que travarem laços de amizade, perceberão que a sua alma, também é doce como o chocolate!
Assim, o Peixinho de Chocolate passou a conviver harmoniosamente com todos os peixes do mar!
Vejam aula completa aqui:


Viajando pelo fundo do mar: a história que encanta e ensina

 ■Identificar a escrita do seu próprio nome.

■Ouvir história contada de forma interativa, interpretando-a.

■Ampliar o vocabulário.
■Formar palavras percebendo como começam e terminam.

■Explorar o Globo Terrestre diferenciando as partes que representam terra e mar.

■Reconhecer as características de alguns animais marinhos.

■Representar resultados de pesquisas através de desenhos associados com palavras e ou frases.

■Reconhecer quantidades e representá-las.

■Resolver situações problema que envolvam operações simples de adição.

■Expressar ideias através das artes.

■Utilizar os recursos disponíveis no seu laptop para participar da aula de forma autônoma e interativa.
Vejam aula completa aqui
Vejam aqui sugestões interessantes envolvendo esta obra

Aqui  encontramos várias obras de Ruth Rocha


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios