BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, março 12, 2013

Onde estamos?>Noções espaciais> A bolha e o vento>Estímulos literários geográficos > 12/03/13


Escrito por Ely Barbosa, publicado pelas Paulinas, o ponto alto dessa história são as ilustrações, com desenhos criados pelo próprio Ely e Ademir Pantes e arte final de Wanderley Feliciano.
Livro dirigido aos pequenos leitores, tem poucas folhas, iniciando com a pergunta:
 — Você sabe onde estamos? — Os protagonistas são duas crianças encantadoras, um menino e uma menina que vão sendo estimulados a descobrir o universo a partir do seu quarto, da sua casa, seu quarteirão, seu bairro, sua cidade e assim, sucessivamente, até chegar ao sistema solar e ao conceito de universo.
A ilustração faz o apoio, magistralmente, com traços minuciosos e ao mesmo tempo livres. Parabéns ao escritor e aos ilustradores!

ONDE ESTAMOS ?
Aprendendo localização de uma forma divertida

Livro - Onde Estamos?
Estamos  em  nosso  quarto ...

Tem mais,viu?

Vejam mais e muito mais no link abaixo
Sugestão de atividade:
Faça o texto fatiado e peça aos alunos para ilustrar as frases. Assim, terão a releitura da obra, sua própria criação.Pode ser em forma de livro ou no próprio caderno de Geografia. Bom trabalho!
Desdobramento

Planetário
A ideia de construir um planetário, a miniatura do sistema solar, na sala de aula, surgiu do tema "localização".
Ao ler o livro "Onde estamos?" de Ely Barbosa, percebeu-se que o assunto ainda estava muito abstrato para as crianças . Então, a professora Shirley lançou a ideia à turma...
Os alunos ficaram empolgados e começaram a providenciar os materiais necessários para a construção do planetário, como bola de isopor, fio de naylon, TNT preto, cola quente e outros.


A BOLHA E O VENTO
Rosangela Pedrina

Com a ajuda do amigo Vento, a linda Bolha viaja pelo
mundo despertando a imaginação e
 a criatividade infantil do pequeno leitor...




Para que as crianças compreendessem o sentido de "viajar", conhecer outros lugares trabalhamos a história: A BOLHA E O VENTO (livro da RÔ) na Sala de Leitura.
Neste dia, além de contar como "nascem" os livros exploramos o livro em questão, sua forma, ilustrações.
A história foi contada utilizando a técnica de fantoches em quadro de feltro.
Durante a história exploramos os lugares visitados pela Bolha: Amazônia, China, Egito e África.
Enfatizamos bem os animais africanos(nosso destino secreto)
Cantamos músicas referentes a cada animal que apareceu(em forma de fantoche) na história, ao Vento e à Bolha(Ivete Sangalo).
Depois, em nossa aula de Laboratório misturamos água e detergente para fazermos bolhas de sabão pelos espaços externos da escola.
Utilizamos dois tipos de canudinhos para fazermos as bolhas.
Cada criança com o seu copinho.
Ainda tivemos a honra de participar da experiência do tio Harlei que preparou uma receita para produzir bolhas gigantes(gente, gigantes mesmo!)
Em sala, cada criança desenhou e recortou uma bolha gigante, tal como a Bia do livro.
Depois desenhou-se dentro da bolha e o lugar para onde gostaria de viajar.
Por sorte nossa(não declarada) a maioria gostaria de conhecer a África!
Para produzir as bolhas menores as crianças receberam quadradinhos coloridos de papel fantasia. Depois cada criança escreveu do seu jeito o nome do lugar e dos elementos que desenhou(bichinhos, Bia, local etc).
Foi superdivertido!

Vejam aqui muitas fotos sobre o trabalho artístico sobre esta obra





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios