BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

terça-feira, novembro 20, 2012

Marcelo,marmelo,martelo>Teresinha e Gabriela>Estímulos literários>20/11/12

 Marcelo marmelo martelo e outras histórias
Ruth Rocha
Teresinha e Gabriela


Essa história fala sobre uma menina que se chamava Gabriela que em sua escola todas as crianças queriam brincar com ela.
Até que um dia uma menina chamada teresinha mudou-se para a sua rua e foram colegas da mesma classe.
Teresinha era loirinha, bonitinha, arrumadinha e estudiosa.
Gabriela não gostava dela pois Teresinha só queria estudar, nem sabe correr, não suja o vestido.
Gabriela começou a ter ciumes dela pois ela era arrumadinha.
Começou a se tranformar parecida coma Teresinha, em seu recreio ela ficava fazendo trico e a Teresinha começou a se tranformar na Gabriela.
Quando as duas se viram começaram a rir porque estavam mesmo engraçadas, fizeram as pazes e foram ser amigas.
A história

Teresinha e Gabriela
Gabriela menina, Gabriela levada.
Ô, menina encapetada...Gabriela sapeca
— Menina, como é que você se chama?
— Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam Gabriela.Gabriela serelepe:
— Menina, para onde vai essa rua?
— A rua não vai, não, a gente é que vai nela.Gabriela na escola:
— Gabriela, quem foi que descobriu o Brasil?
— Ah, professora, isso é fácil, eu só queria saber quem foi que cobriu.Gabriela não deixava a professora em paz
— Professora, céu da boca tem estrelas?
— Professora, barriga da perna tem umbigo?
— Professora, pé de alface tem calos?Gabriela era quem inventava as brincadeiras
— Vamos brincar de amarelinha?Todo mundo ia.
— Vamos brincar de pegador?
Todos concordavam.
Todos queriam brincar com Gabriela.
Foi aí que mudou, para a mesma rua da Gabriela, a Teresinha.
Teresinha loirinha, bonitinha, arrumadinha.Teresinha estudiosa, vestida de cor-de-rosa.
Teresinha. Que belezinha...
Os amigos vinham contar a Gabriela:
— Teresinha tem um vestido com rendinha
— Teresinha tem uma caixinha de música.
— Teresinha tem cachos no cabelo.
Gabriela já estava enciumada:
— Grande coisa, cachos!
Bananeira também tem cachos!
Gabriela não queria nem ver Teresinha:
— Menina enjoada, não sabe correr, não suja o vestido, só vive estudando. Deus me livre!
— Mas ela é boazinha — os meninos diziam.
— Boazinha, nada! Ela é sonsa.
— Mas você nunca falou com ela, Gabriel.
— Não interessa. Não falei e não gostei, pronto!
Mas Gabriela já estava impressionada, de tanto que falavam da Teresinha.
E Gabriela começou a se olhar no espelho e achar o seu cabelo muito sem graça:
— Mamãe, eu queria fazer cachos nos cabelos
— Mamãe, eu queria um vestido cor-de-rosa.
— Mamãe, eu queria uma caixinha de música.
E Gabriela começou a se modificar.
Na escola, no recreio, Gabriela não pulava corda e nem brincava de esconde-esconde.
Ficava sentadinha, quietinha, fazendo tricô.
De tarde, Gabriela não ia mais brincar na rua para não sujar o vestido.
E, à noite, muito em segredo, Gabriela enchia a cabeça de papelotespara encrespar os cabelos.
Os amigos vinham chamar Gabriela:
— Gabriela, vamos andar de bicicleta?
— Agora eu não posso — respondia Gabriela.
— Preciso ajudar a mamãe. A mãe de Gabriela estranhava:
— Que é isso, menina? Você não tem nada para fazer agora.
E Gabriela, com ares de gente grande, respondia
— Eu já estou crescida para essas brincadeiras...E Teresinha?
O que é que estava acontecendo com Teresinha?
Teresinha só ouvia falar de Gabriela:
— Gabriela é que sabe pular corda.— Gabriela usa rabo-de-cavalo para o cabelo não atrapalhar.— Gabriela só usa calças compridas.Teresinha respondia com pouco-caso:
— Que menina mais sem modos! Deus me livre...
Mas, quando as crianças saíam, Teresinha pedia:
— Mamãe, eu quero umas calças compridas.
E, no fundo do quintal, Teresinha treinava, pulando corda e amarelinha, para ir brincar na rua, como Gabriela.
E, na primeira vez que as duas se encontraram, a turma nem queria acreditar.
Gabriela, fazendo pose de moça, de cabelos cacheados, sapatos de pulseirinha, vestido todo bordado.
Gabriela empurrando o carrinho da boneca, comportadíssima.
Teresinha pulandosela, assoviando, levadíssima.
As duas se olharam, no começo, desconfiadíssimas.
Depois, começaram a rir porque estavam mesmo muito engraçadas.
Agora, Teresinha e Gabriela são grandes amigas.
E cada uma aprendeu muito com a outra.
Gabriela sabe a lição de história doBrasil, embora seja ainda a campeã de bolinha de gude.
E Teresinha, embora seja ainda uma boa aluna na escola, já sabe andar de bicicleta,pular amarelinha, e até já está aprendendo a fazer suas gracinhas.
Ontem, quando a professora perguntou a Teresinha:
— Minha filha, o que você vai ser quando crescer?
Teresinha não teve dúvidas:
— Vou ser grande, ué!
Você acha que foi bom ou que foi ruim Terezinha e Gabriela ficarem amigas?
(ROCHA, Ruth.Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias.)

Atividades1. Copie, do texto, algumas palavras que a autora usa para descrever
a) Gabriela
b) Teresinha
2. Entre as expressões do quadro, copie:
a) As duas com que Gabriela manifesta sua opinião sobre Teresinha antes de conhecê-la.
b) A expressão com que Teresinha manifesta sua opinião sobre Gabriela, antes de conhecê-la.
c) A expressão que indica a opinião dos amigos de Gabriela sobre Teresinha.menina sem modos – menina enjoada – menina sonsa – menina boazinha
3. Ao conversar com os amigos, Gabriela e Teresinha criticavam uma à outra, mas:Gabriela queria ser igual a Teresinha;Teresinha queria ser igual a Gabriela.Por quê?
4. Por que Gabriela e Teresinha estavamengraçadas, quando se encontraram pela primeira vez?
Marque a alternativa correta:
(a) Porque Gabriela não sabia ser comportada, e Teresinha não sabia ser levada.
(b) Porque a turma estava admirada com a mudança de comportamento das duas.
(c) Porque cada uma estava tentando ser diferente do que realmente era.
5. Depois que se tornaram amigas, Gabriela e Teresinha aprenderam muito uma com a outra.
a) O que Gabriela aprendeu com Teresinha?
b) O que Teresinha aprendeu com Gabriela?
6. Responda à pergunta final do texto:“Você acha que foi bom ou que foi ruim Terezinha e Gabriela ficarem amigas?”Justifique sua resposta.
7. Podemos tirar algumasconclusõesda história de Teresinha e Gabriela.
Nas opções abaixo, marque C para as conclusões corretas e I para as conclusões incorretas, em relação ao texto lido:
( ) Ninguém gosta de conviver com pessoas diferentes.
( ) Diferença não é defeito.
( ) Seria bom que não houvesse diferenças entre as pessoas.
( ) Aprendemos muito com quem é diferente de nós.


Após ler com atenção o texto responda as seguintes questões:
a. Personagem principal do texto:
b. Estabeleça semelhanças e diferenças entre:
Gabriela Teresinha
c. Gabriela e Terezinha resolverem modificar seu jeito de ser?
Justifique.
d. Descreva como foi o encontro das duas meninas, eram as mesmas do início da história?Justifique utilizando trechos do texto:
e. Qual das personagens despertou mais simpatia e por que.
f. No encontro das garotas , elas se olharam, e começaram a rir. Qual o motivo do riso? Explique.
g. Escreva qual foi o desfecho da história.
h. Descreva em que ambientes ocorreu a história.Justifique com palavras do texto.
2. Dê sua opinião:
a. Com qual das duas personagens você mais se parece? Por quê?
b. O que você aprendeu com esta história? Que lição tirou para sua vida? Explique:
3. Releia os dois primeiros parágrafos e identifique os adjetivos que correspondem às frases:
( 1 ) querida ( ) Gabriela era quem inventava as brincadeiras.
( 2 ) feminina ( ) Todos concordavam.
( 3 ) criativa ( ) Todos queriam brincar com Gabriela.
( 4 ) líder ( ) Teresinha vestida cor-de-rosa.
4. Passe para o plural as seguintes frases do texto.
a.Ela tem um vestido de rendinha.
b. Ela era quem inventava a brincadeira.
c. O amigo vinha contar a Gabriela.
d. A menina era loirinha, bonitinha, arrumadinha e estudiosa.
5. Classifique as seguintes palavras retiradas do texto, quanto a sua acentuação:
Papelotes - já – ligadíssimos – espelho- história – até - engraçadas- está- é – bicicleta
Oxítonas:
Paroxítonas:
Proparoxítonas:
Monossílabos tônicos
6. Coloque os acentos de maneira correta:
Tambem agua trico infancia
Ambulancia cerebro experiencia musica
7. Transcreva para o Discurso Indireto:
a) A menina pedia a sua mãe:
-Eu quero uma calça comprida.
b) Transcreva para o Discurso Direto:
a) Os amigos vieram contar a Gabriela que Teresinha tem um vestido de rendinha.
8. .Complete as frases adequadamente, conforme o tempo verbal solicitado:
a) As meninas ( ganhar )_______________medalhas no passado e ( ganhar ) ____________________no futuro.
b) ( Vencer/futuro )______________, na vida, aqueles que não ( ficar/passado) ______________________”chorando o leite derramado”.
c) Os corredores ( vencer/futuro ) _________________a corrida, porque se ( preparar/passado)________________muito.
d) Aquelas que se ( inscrever/ passado ) ___________________na prova, ( receber/ futuro )___________________o comprovante no final.
9. .Escreva um texto com o tema: Férias tempo de....

Vejam aqui  mais:
Link do livro também:
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2012/11/marcelo-marmelo-martelo-e-outras.html





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios