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Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

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JUNHO 2016
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sexta-feira, agosto 17, 2012

Beijos Mágicos> Ana Maria Machado> G e J>Literatura> 17/08/12

Beijos mágicos
Ana Maria Machado
BEIJOS MAGICOS
o uso do g e do j

O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Conhecer palavras com g e j
■Perceber que só há semelhança de som quando o g for acompanhado das vogais E e I
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Letras e fonemas.
Estratégias e recursos da aula
Dia 1 – Na sala de informática, divida o número de crianças pelo número de computadores.
Realize a leitura deste texto no computador.
Beijos mágicos. MACHADO, Ana Maria. et al. Quem conta um conto? – 1 ed. – São Paulo, FTD, 2001.
Professor, você encontra esta história em:


Após a leitura orla da história, solicitar aos seus alunos que façam uma ilustração sobre a história lida usando o Paint ou algum outro programa que faça desenhos no computador.
Lançar a pergunta:
Sobre o que fala o texto?
"Pegar" um pouco da fala de cada criança.
Comece com a primeira, vá pedindo que cada um continue a fala da outra, até que tenham um resumo da história.
Professor, caso você tenha possibilidade, grave e passe o resumo para o papel.
Imprima os desenhos e monte um mural com a atividade.
Aula 2 - Que tal conhecer um pouco sobre a vida da autora?
No site: www.anamariamachado.com
 Você encontra
■Biografia – um resumo da vida e da obra da artista. ·
■Caderno de notas – informações e curiosidades sobre a Ana. ·
■Novidades – o que a Ana anda aprontando por aí. ·
■Livros – mil histórias em um só lugar. ·
■Correio – entre em contato e tire suas dúvidas.
Outra sugestão é o site:

Depois de ler as novidades do site, que tal escrever um email para a Ana Maria Machado?
Aqui há duas possibilidades: Cada grupo poderá escrever o seu próprio email.
Para isso, no entanto, é necessário que você elabore de forma coletiva um texto inicial de apresentação da turma e da escola.
 Você pode deixar que os assuntos dos emails sejam livres ou discutir anteriormente com a turma sobre que assunto cada grupo irá perguntar.
Antes de voltar para a sala de aula, fazer uma visita à biblioteca da escola e procurar diferentes livros da autora.
Caso haja possibilidade, deixar que as crianças façam empréstimos desses livros.
Aula 3- Na sala de aula, pedir que cada aluno faça um registro sobre a atividade realizada.
1. Resumo da história lida,
2. Ilustração sobre o texto lido,
3. Três descobertas a respeito da autora.
4. Listagem de alguns livros descobertos no site que foram encontrados também na biblioteca da escola.
Aula 4 –
Leia: “Nanda tinha duas casas. Numa, ela passava quase todos os fins de semana com a mãe. Na outra, ela morava com o pai e a avó. Quem pegava Nanda no colé___io e a levava para brincar e andar de velocípede na praça era a avó. Mas quem acordava Nanda com bei___inho, tomava café com ela de manhã e a levava para o colé___io era o pai. E também era ele quem de noite botava Nanda para dormir, conversava um pouco, a___eitava as cobertas, contava história e dava bei__o de boa noite.”
Agora, complete as palavras dos parágrafos com g ou j
Vamos ler e registrar regras para o uso do je, ji, ge e gi.
Beijinho é escrito com j, mas, muito comumente, as pessoas ficam em dúvida na hora de escrever: usar G ou J?
Muitas vezes, as letras G e J representam o mesmo fonema, assim como em:
■ajeitava e agenda
■colégio e beijinho
Observe que a letra G só representa esse som diante das letras _____ ou ______:
Diante de _______, _________ e ________ as letras G e J representam fonemas diferentes.
Leia em voz alta e preste atenção nos fonemas que formam as seguintes palavras:
■jantar e margarida
■beijo e mago
■juros e gulosa
IMPORTANTE: Geralmente, escrevemos com _______ as palavras terminadas em agem, igem, ugem:
■coragem, fuligem, ferrugem
Também escrevemos com ________ as palavras com as terminações ágio, égio, ígio, ógio, úgio
■pedágio colégio prestígio relógio refúgio
Escrevemos com __________ as palavras de origem africana ou indígena:
■canjica, jibóia, pajé
Escrevemos com _________ as palavras com as terminações em aje:
■laje, traje, ultraje
Para fixar, que tal um varal de palavras?



Montar, no mural da sala de aula, um varal feito de barbante dividido em duas partes.
De uma lado os alunos só poderão encaixar palavras com j e do outro palavras com g.
Colocar pregadores de roupa presos no varal e entregar para cada criança uma palavra com ge, gi, je ou ji que tenham no lugar das letras g ou j, um espaço em branco.
Exemplo: tra_______e cora_____em...
As crianças deverão colocar as palavras presas no lado certo do varal.
Incentive, neste momento, o uso do dicionário. Peça que descubram o significado das palavras apresentadas.
Para fechar a aprendizagem, proponha a escrita de um texto onde apareçam, pelo menos, cinco das palavras presas no mural.
Professor, não esqueça de retornar à sala de Informática para conferir as respostas aos emails das crianças.
Quando isso acontecer, leve-os para ler as respostas e elaborar um texto com as novas descobertas feitas.
Avaliação
■Participação nas aulas.
■ Brincadeira do varal.
■Leitura das redações.



A menina Nanda desconfiava da nova namorada do pai.
 Bebel vivia dando risada e adorava dar beijos que enfeitiçavam todo mundo.
 Parecia até uma bruxa. Como ninguém percebia seus sentimentos por essa misteriosa mulher, Nanda resolveu falar com sua mãe. 
Ela disse que a filha estava com ciúme, só isso. 
Quando ficavam juntas, Nanda fugia dos agrados e beijinhos de Bebel, até que, certo dia, a menina caiu e deixou escapar um chorinho... 
Aí houve uma surpresa muito boa - aqueles beijos acabavam com qualquer tristeza!

Texto completo:

ATIVIDADES SOBRE O TEXTO

TEMA DA OBRA: SEPARAÇÃO DOS PAIS/ CIÚMES
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