BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, agosto 18, 2017

A loira do banheiro>Lendas urbanas e afins>Produção de textos>18/08/2017


O que são lendas urbanas?

Esse subgênero literário (que faz parte do gênero lenda) passou a integrar o planejamento quando a educadora propôs como tarefa de casa que os estudantes perguntassem a amigos e familiares quais lendas eles conheciam. Ela esperava que eles levassem para a escola histórias folclóricas como a do Saci-Pererê, da Mula Sem Cabeça, do Boto e do Curupira. Mas nada disso - só a do Negrinho do Pastoreio apareceu e, ainda assim, uma vez. Em vez deles, as crianças falaram da Loira do Banheiro, do Homem do Saco e da Gangue dos Palhaços.  

"Notei que seria interessante organizar sessões de leituras dessas lendas e problematizar as diferenças entre elas e as folclóricas, comparando as características desse subgênero com as dos contos maravilhosos e das fábulas, que estávamos lendo também", diz Fernanda. 

A proposta foi aceita com empolgação pela garotada, que pesquisou uma porção de lendas urbanas. Depois, foi a vez de a professora levar para a turma um texto que contava a lenda da Mulher da Meia-Noite a fim de fazer um estudo mais focado. Ela também preparou um roteiro para orientar a leitura. O objetivo era levar os alunos a observar e sistematizar as características que marcam o subgênero. Por fim, a docente instruiu a moçada na organização de um quadro comparativo das diversas particularidades dos outros gêneros.


De acordo com a região, detalhes sofrem alterações
Mulher da meia-noite. Ilustração: Raphael Salimena
Mulher da meia-noite Sedutora, usa um vestido vermelho (ou branco, dependendo da versão). Passa as noites em busca de homens solitários, que se dispõem a acompanhá-la até sua casa. Mas, à meia-noite, ela desaparece.
Transmitida pela tradição oral, a lenda urbana é uma narrativa simples e curta, tal como a folclórica. Ambas são, por excelência, produtos inacabados, à espera de alguém que faça uma mudança aqui ou ali no enredo. "Elas estão sempre sendo ressignificadas", explica Heloisa Prietro, doutora em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP) e autora de livros infantis e juvenis. Não é à toa que alguns personagens aparecem em lendas contadas nos quatro cantos do país, só que em diferentes contextos e com estilos e marcas. Por exemplo, são muitas as moças bonitas e loiras presentes no imaginário popular: a do Banheiro, a do Cemitério do Bonfim e a da Estrada. 

Outra característica marcante do subgênero é que, tal como ocorre com a lenda folclórica, quem conta a urbana precisa se esforçar para convencer o interlocutor de que se trata da mais pura verdade. Porém essa é uma tarefa difícil, já que o narrador quase nunca vive o personagem (embora sempre saiba onde e quando o fato ocorreu). É o primo de alguém distante ou o amigo do amigo, por exemplo, que desobedeceu aos pais e foi levado pelo Homem do Saco. Assim, é comum encontrar durante a narração expressões como: "Sei que é difícil acreditar, mas juro que é verdade". 
"Muitas vezes, também são somados à história elementos e acontecimentos do cotidiano da comunidade local", explica Carlos Renato Lopes, professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e autor da tese Lendas Urbanas na Internet: Entre a Ordem do Discurso e o Acontecimento Enunciativo. Por exemplo, a má sorte de uma pessoa pode ser creditada como culpa de um personagem.
Histórias podem ter mais de um século de vida
Homem do saco. Ilustração: Raphael Salimena
Homem do saco Sujo e malvestido, ele anda pelas ruas à procura de crianças para raptá-las. Há versões em que alguns pais entregam seus filhos desobedientes para que ele os leve embora.
Além de se dedicar à organização de sessões de leitura, pesquisas e análises das características das lendas urbanas, cuide para que três informações não passem despercebidas pelos alunos: 
- Elas não existem só nos grandes centros urbanos. Algumas surgem com narrativas do folclore tradicional de uma região e são adaptadas ao longo do tempo, incorporando aspectos cotidianos. 



- Não são narrativas recentes, contemporâneas. As primeiras surgiram no século 18, com as grandes aglomerações de pessoas e os primeiros jornais, que nem sempre se prezavam pela verdade, mas por noticiar fatos intrigantes. 


- Alguns motes também não são inéditos. O fato de a Gangue dos Palhaços sequestrar crianças para extrair e comercializar os órgãos delas já foi explorado em O Mercador de Veneza, do inglês William Shakespeare (1564-1616). Em certo momento do livro, ao emprestar dinheiro ao mercador Antonio, Shylock, um judeu rico, pede como garantia "uma libra de carne humana" como forma de pagamento de uma dívida.


Quando falamos em folclore, geralmente lembramos de lendas como Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Lobisomem; mas há outras lendas, que fazem parte também do folclore, que não costumamos lembrar nesse momento: são as lendas do FOLCLORE URBANO.
O Saci, a Mula, o Curupira e outras lendas tradicionais tiveram origem em um cenário mais rural. Fato é que quando as cidades começaram a expandir, lendas surgiram também nelas e chamamos este outro tipo de lenda, também passada de geração para geração, de LENDA URBANA.
mirror
       Elas chamam igualmente a atenção da criançada. Na verdade, chama até mais, uma vez que grande parte delas tem um fundo de conto de terror. O mais interessante é que são quase as mesmas na maioria dos países, com leves alterações mesmo.

Talvez as mais populares sejam Maria Sangrenta e a Mulher da Carona. A Maria Sangrenta é a moça do espelho, que dizendo três vezes seu nome ela aparece. Certamente ela tem uma aparência horrenda! Rsrsrs… Já a Mulher da Carona pega carona com alguém e simplesmente desaparece. Diz a lenda que foi atropelada na estrada.

Além dessas há muitas outras! Aqui no Brasil, uma das mais conhecidas é a da Loira do Banheiro, que não passa de uma versão da Maria Sangrenta, amenizada. Fonte
Como escrever uma lenda urbana
Como surge uma lenda urbana
Sequência didática
Lendas urbanas
A loira do banheiro
O homem do saco
Vovó Maria

Atividades


A loira do banheiro
resumida
Esta lenda urbana é muito famosa entre os alunos de escolas da rede pública na cidade de São Paulo.
 Diz a lenda que uma garota muito bonita de cabelos loiros com aproximadamente 15 anos, sempre planejava maneiras de matar aula. Uma delas era ficar no banheiro da escola esperando o tempo passar. No entanto um dia, um acidente terrível aconteceu. A loira escorregou no piso molhado do banheiro e bateu sua cabeça no chão. Ficou em coma e pouco tempo depois veio a falecer.
No fim de tudo isso, a menina não se conformou com seu fim trágico e prematuro, sua alma não quis descansar em paz e passou a assombrar os banheiros das escolas. Muitos alunos juram ter visto a famosa loira do banheiro, pálida e com algodão no nariz para evitar que o sangue escorra.
Turma da Mônica
A loira do banheiro
AQUI
O mais assustador do folclore

Luciana Garcia

O mais legal do folclore





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios