BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, julho 08, 2012

Zé Pião> Estímulos literários> Folclore> Brincadeiras> 08/07/12

O Pião entrou na roda

Autor :Túlio Campos
  O que o aluno poderá aprender com esta aula
■A origem e a história do Pião.
■A construir o brinquedo com materiais alternativos.
■Aprender os aspectos relacionados às formas de brincar de Pião.
■Diversificadas brincadeiras com o Pião, interagindo com o colega, com o espaço e com os materiais

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos

Estratégias e recursos da aula
Primeiro Momento: Conhecendo a história do Pião.
Recursos: Texto da internet e vídeos (Sala de Vídeo)
Duração: Aproximadamente de 30 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) realizará com a turma a leitura do texto contido no site:

http://www.jogos.antigos.nom.br/piao.asp

Imprima cópias do texto para os(as) alunos(as) para que todos acompanhem sua leitura.
Para enriquecer o conteúdo da aula exiba algumas imagens e vídeos do Pião:

Vídeos Pião:

http://www.youtube.com/watch?v=UZTByLv6n5U&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=3cQVg1GOrOY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=zmG8gi3NPlw&feature=related
Professor(a), no momento da leitura do texto e da exibição dos recursos midiáticos faça ponderações a respeito do pião e sua presença no contexto dos jogos e brincadeiras antigos.

Atividade 1: Construindo o pião com material alternativo.
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: Jornal, Fita tipo crepe, cola e palito de churrasco.
Descrição: Antes dos(as) alunos(as) brincarem com de pião, faz-se interessante propor para os alunos a construção do brinquedo.
Este poderá ser confeccionado com materiais de fácil acesso.
Esse processo de construção do brinquedo enriquece a proposta da aula, além de ser uma ótimo atrativo para a participação dos(as) alunos(as).
Com os materiais em mãos, cada aluno(a) irá confeccionar o seu diabolo.

Aula instrucional
Para facilitar a explicação do processo faça uma roda e exponha cada etapa:
1.Enrole a folha de jornal fazendo um canudo e cole sua ponta para não soltar;
2.Meça 3 cm da ponta do palito e cole a ponta do canudo;
3.Enrole o canudo passando cola.
4.Por fim prenda a base do pião com a fita crepe.

O vídeo abaixo demonstra passo-a-passo a construção do Pião.

http://www.youtube.com/watch?v=y7boBrWXjOo&feature=related

Construindo o Pião artesanal:
Caso o(a) professor(a) considere relevante, ele(a) poderá exibir o vídeo sugerido ligo abaixo que demonstra a construção do Pião artesanal.

http://www.youtube.com/watch?v=WnEZEN4Lhb8&feature=related

Atividade 2: Brincando com o pião
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Recursos: Pião Confeccionado
Descrição: Professor(a), nesta atividade cada aluno(a) experimentará o brinquedo, buscando manter o pião rodando o máximo de tempo possível.
 Após todos treinarem, proponha a formação de pequenos grupos.
Distribua uma cópia contendo a seguinte letra da cantiga de roda:

O pião entrou na roda, ó pião
O pião entrou na roda, ó pião
Roda pião, bambeia pião
Roda pião, bambeia pião
Sapateia no terreiro, ó pião!
Sapateia no terreiro, ó pião!
Roda pião, bambeia pião
Roda pião, bambeia pião
Mostra tua figura, ó pião
Mostra tua figura, ó pião
Roda pião, bambeia pião
Roda pião, bambeia pião
Faça uma cortesia, ó pião
Faça uma cortesia, ó pião.
Roda pião, bambeia pião
Roda pião, bambeia pião...

Cada grupo fará uma roda e cantará a cantiga, jogando o pião no centro.
Esse tipo de atividade ajudará os(as) alunos(as) à aprenderem os aspectos culturais e históricos presentes na brincadeira.

Atividade 3: Desafio de Piões
Duração: aproximadamente 20 minutos.
Recursos: Giz e Piões
Descrição: Nesta atividade redistribua a turma em pequenos grupos, contendo no máximo 3 componentes.
Cada grupo irá desenhar um círculo no chão.
Neste os(as) alunos(as) jogarão o pião na tentativa de tirar o pião do colega do círculo ou manter o seu o máximo de tempo rodando.
O aluno que conseguir deixar seu pião no círculo por último vencerá.
Ao final da atividade, o(a) professor(a) poderá propor uma final entre o vencedor de cada grupo.

Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Corpo do Colega: Na atividade 2 a construção do pião poderá ser auxiliada pelos colegas mais experientes.
Priorize atividades em duplas, trios e grupos.
Quanto ao Material: Ao invés do(a) professor(a) propor a construção do piaô com materiais alternativos, ele(a) poderá pedir para que os(as) alunos(as) providenciem a compra de um pião artesanal.

Recursos Complementares
O site abaixo apresenta uma curiosa história do pião, podendo ser utilizado para enriquecer a aula.

http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=899730

Avaliação
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações:
Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema?
O que acharam da exibição dos vídeos e das imagens?
Como os alunos constroem o brinquedo?
Se interagem com os colegas?
Que comentários fazem?
Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades?
Criam estratégias e novas formas de brincar?
 Sugerem novas regras?
Os grupos se ajudam?
Que outras brincadeiras já vivenciaram com o pião?
 Relatam o que aprendem?
Brincam de outras formas?
Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta.
Pergunte: O que aprenderam?
Como foi a participação da turma?
Como foi confeccionar o pião com materiais alternativos?
O que foi fácil e/ou difícil?
 Qual(is) brincadeiras gostariam de fazer novamente?
Peça sugestões para a aula posterior.


Roda Pião 
trabalhar o antigo hábito de jogar pião

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso.
Desenvolver e estimular a coordenação óculo manual.
Desenvolver trabalhos com os alunos participando de diferentes grupos.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos .

Estratégias e recursos da aula
O pião faz parte de uma série de atividades que atualmente cairão em desuso se considerarmos o tradicional pião de madeira com os quais nossos avós, pais e porque não dizer alguns de nós brincou.
Atualmente existem piões confeccionados com outros materiais, tais como plástico e metal.
Nessa aula trabalharemos atividades que estimulam a coordenação óculo manual.

1ª Atividade

Quando a gente é criancinha
Canta quadras pra brincar
Quando fica gente grande
Ouve quadras a chorar
Como comove a lembrança
De um tempo feliz
Quando ouvimos cantar
Roda, pião
Bambeia, ô pião
O pião entrou na roda, ô pião
Roda, pião Bambeia, ô pião
Sapateia no tijolo, ô pião
Roda, pião Bambeia, ô pião
Passa de um lado pro outro, ô pião
Roda, pião Bambeia, ô pião
Também a vida da gente
É um pião sempre a rodar
Um pião que também pára
Quando o tempo o faz cansar

Ao trabalhar essa música o(a) professor(a) fará uma roda com os alunos e pedirá para que eles façam com o corpo o movimento de rodar quando a letra assim o dizer e também sapateando quando assim a letra falar.
O link abaixo dá acesso a uma interpretação de Dorival Caymmi para a música Roda Pião.


2ª Atividade
Nesse trabalho o(a) professor(a) utilizará os piões de metal e de plástico, que são rodados impulsionados por mecanismos próprios que são acionados pelos alunos, os mais modernos trazem cores e sons variados.


Pião de Plástico

O (A) Professor(a) estimulará que os alunos descrevam os diferentes tipos de pião, quanto ao material e também com pela forma que são impulsionados, discutindo quais são as maneiras mais fáceis e quais as mais difíceis.

3ª Atividade
Nessa atividade vamos trabalhar com o pião tradicional de madeira que é jogado com a utilização de uma fieira (corda) o segredo para se rodar o pião é a maneira como a fieira é enrolada e como é feito o movimento de soltar o pião.


Pião de Madeira e a Fieira
O(A) Professor(a) ensinará a maneira correta de se enrolar o pião e acompanhará os alunos quando executarem essa tarefa.
Após aprenderem a enrolar o pião os alunos jogarão seus piões de forma livre.
Caso ache necessário o(a) professor(a) poderá propor desafios para que se veja quem manterá seu pião rodando por mais tempo.

Recursos Complementares
Os links abaixo contribuirão para aumentar os conhecimentos sobre o tema.





Avaliação
Os alunos serão avaliados levando-se em consideração o envolvimento e o desempenho nas atividades.


Leitura do poema Convite, de Paulo Paes

Assunto: Várias brincadeiras
Aula completa aqui

Zé pião
Ducarmo Paes

LIVRO ZE PIAO


A autora nos ajuda a embarcar numa deliciosa aventura junto com Zé Pião, já que esse pião aventureiro resolve escapar da fieira à procura de amigos e acaba se envolvendo em muitas peripécias com outros brinquedos do nosso folclore.
Em um texto poético e com ilustrações atraentes, Zé Pião nos apresenta brincadeiras folclóricas tradicionais e emocionantes que o tempo jamais apagará de nossas lembranças.
Assunto: brinquedos e brincadeiras infantis em estrofes populares.
Interdisciplinaridade: Linguagem Oral e Escrita, Identidade e Autonomia, Língua Portuguesa e Literatura, Arte, Estudos Sociais e Sociologia e Ciências da Natureza.
Transversalidade: ética, cidadania, pluralidade cultural e temas locais.
Propostas: pesquisar brincadeiras de outras épocas a fim de compará-las às atuais; confecção de brinquedos com sucatas.
Indicações:
- Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental

Ouvindo a história: AQUIAQUI

Texto by Krika
 
Zé Pião é meio atrapalhadinho e curioso, quer viver aventuras e por isto fugiu da fieira de seu dono:
 
" Zé Pião vivia preso
na fieira de seu dono.
Aproveitou sua distração
e deitou o pé no chão."
 
Encontrou vários amigos, como a pipa que vivia entre as nuvens sonhando;
A bola -de-meia, no meio do campo de futebol toda amassada....
Encontra mais adiante a Renata pé-de-lata e Lalau perna-de-pau.Estes dois competindo uma corrida...
Mas,uau,,,ele leva um tombo!
 
"Zé Pião tão descuidado,
leva um tombo sem querer.
È que ficou enroscado
no cordão do bilboquê."
"Mas a boneca de pano
que a tudo assistia
socorreu o Zé Pião
num gesto de simpatia."
 
Zé,ainda dodói,tonto foi saindo assim sorrateiramente...
Ele acha que viu p Gil do corrupio e também as cinco  Marias.Será que viu?
Estava meio cambaleando.... Porém seguiu em frente....
Cruzou com a molecada na calçada,pulou corda e deu um tapa na peteca.
Viu muitas brincadeiras folclóricas deliciosas, brincou de carrinho, e até foi homenageado pela criançada com uma cirandinha divertida:
 
" O pião entrou na roda, ó pião....
Roda,pião, Bambeia, ó pião..."
( vejam esta ciranda na aula acima)
 
Mas o dia não tinha fim. Ele foi se cansando....
Acho que era saudade do seu dono.
Então,começou a procurá-lo.
 
"Do outro lado do muro
uma menina brincava.
Pulava com um pé só
pra catr uma pedrinha.
Você já sabe o que é?
È o jogo da amarelinha".
 
Zé pião triste e cansado sentiu-se perdido...
De repente viu a fieira...Seu dono!
Ufa, ficou aliviado!
 
"Zé Piaõ está cansado
mas precisa chegar lá.
Vai girando, vai girando.
Para os eu dono encontrar.
- Não desista meu amigo,
grita o dono do pião.
Rode só mais um pouquinho...
E venha dormir na minha mão."




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios