BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2016
7 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

sexta-feira, junho 07, 2013

O sapo apaixonado >Estímulos românticos e literários > 07/06/13


O Sapo Apaixonado



Certo dia um sapo acorda se sentindo muito estranho. Sentia uns calafrios, outra hora umas ondas de calor e já não sabia se estava alegre ou triste. Passava as noites perambulando. Dentro do seu peito tinha alguma coisa que fazia tum-tum de forma descompassada, feito uma bateria de escola de samba sem ensaio. Sabendo que o Seu Coelho era um animal muitíssimo letrado, resolveu consultá-lo para ver se descobria qual era o seu mal.
- Seu Coelho, não sei o que está havendo comigo...
- Ah, Seu Sapo, o que faz tum-tum no seu peito é o seu coração, o meu também faz e não estou doente!
- Mas, Seu Coelho, às vezes ele bate mais depressa que o normal... Ele faz assim: um-dois, um-dois...
- Ahá!!!!! Você está apaixonado!!!!!!
- APAIXONADO ??????????????? – espantou-se o sapo. Uau! Estou apaixonado!!!!!!!
O sapo saiu da casa do Seu Coelho todo animado, até que pensou: - Ué, mas por quem será que estou apaixonado??? Pela Sapa não é! Pela perereca não é! Pela macaca, girafa, lagarta? Também não! Ah, já sei!! Estou apaixonado pela Dona Pata!! Ela é tão linda e tão simpática!! Mas será que ela vai gostar de mim?? Eu sou todo verde e ela tão branquinha... branca...
Pensando em agradar sua amada, o sapo foi até sua casa e desenhou um lindo coração para dar à Dona Pata. Pegou também um buquê de flores do campo para entregar junto com o desenho, mas faltou coragem. Seu coração batia forte: tum-tum, tum-tum, tum-tum. Então ele foi até a casa dela, durante a noite, mas a falta de coragem não deixou ele entregar pessoalmente. Então, esperou que ela se deitasse, que a luz se apagasse, que a noite chegasse e deixou o buquê na soleira, e o coração ele colocou por debaixo da porta . A noite passou, a pata acordou e quando viu o desenho na manhã seguinte, ficou toda encantada:- Meu Deus, que coisa mais linda!!!!! E olhe aqui na soleira, um buquê de flores!!!! Quem será que está me mandando estes presentes????
De tanto pensar na Dona Pata, o sapo apaixonado já não comia, já não dormia, caiu de cama !!!!! Os animais todos da floresta estavam preocupados com ele, e Seu Coelho convidou a Dona Pata para visitá-lo.
Chegando lá, ela foi logo cuidando do Seu Sapo, levou um prato de sopa, um suco de laranja, ajeitou o travesseiro dele dizendo:
- O que está havendo Seu Sapo?? Estou muito preocupada, pois gosto muito de você e...
O sapo não deixou a Pata terminar. Encheu-se de coragem e foi falando:
- Pata querida, eu também gosto muito de você, aliás, estou apaixonado, e é por isso que estou doente.
Deste dia em diante, o Sapo e a Pata começaram a namorar, e até hoje o coração dos dois está fazendo tum-tum, só que agora juntinhos.
E do casamento do Sapo com a Pata, nasceram os Sapatos e as Sapatas!!!



Livre adaptação do livro "O sapo apaixonado" de Max Velthuijs - Recontado por James Silva

Atividades
É uma história muito bonita sobre um sapo que não sabia que estava apaixonado.
No final da História, a professora pediu-nos que fechassemos os olhos e respondessemos a uma pergunta:
-"O que é estar apaixonado?"
-"É quando os olhos ficam com corações!" - Daniel
- "É quando gostamos de alguém e ela é gira para nós!" - Bruna
- "É estar com as bochechas vermelhas!" - Adriana
- "É ter o coração a bater muito!" - Francisco
- "É ficar tonto..." - Ana Inês
- "É olhar para o outro e dar-lhe um beijinho!" - Catarina
- "É quando damos um ramo de flores!" - Inês Dias
- "É quando perdemos o apetite!" - Jair
- "É casar, dar beijinhos e gostar muito um do outro!" - João Bernardo







O sapo apaixonado, uma leitura agradável a todas as idades do ensino fundamental.
A história fala de forma bem descontraída, de amor, do respeito à natureza e das regras de convivência.
“O Sapo Apaixonado” é um livro que consta do Plano Nacional de Leitura.
Fala de um Sapo que se apaixona por uma Pata e não tem coragem de assumir os seus sentimentos.
“Alguns dos seus amigos achavam estranhíssimo que um sapo se apaixonasse por uma pata”.



Conteúdos que se pode abordar
Questões como o respeito pela diferença, a discriminação, a importância da amizade e principalmente de que “o Amor não tem barreiras”.



As competências desenvolvidas com as ações:
Desenvolver o gosto pela leitura;
Promover a comunicação e a expressão de sentimentos;
Estimular a reflexão sobre variados temas: emoções, respeito, amizade…
Identificar na história as diversas emoções;
Identificar as personagens principais e secundárias;
Caracterizar física e psicológicamente as personagens;
Identificar o(s) contexto(s) em que decorre a ação;
Caracterizar os locais e ambientes em que decorre a ação;
Elaborar finais alternativos;
Identificação da mensagem ou das mensagens que o autor quis veicular.



Atividades que poderão ser sugeridas aos alunos:
Debate em grupo sobre o respeito pela diferença, a discriminação, a importância da amizade e sobre os diferentes tipos de amor;
Montar cartazes sobre os diferentes tipos de amor: amor entre pessoas da mesma família, entre pessoas de classes sociais diferentes, amor pela natureza, pelo planeta, pelos animais…
Motivar as crianças a escreverem bilhetes ajudando ao sapo a se declarar a seu grande amor (motivação para escrita).
Artigo escrito por : Elizabete Elias

Livro aqui mais atividades







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios