BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, julho 01, 2017

Três formigas amigas>Formiga amiga> Estímulos literários e audiovisuais>Lucas um intruso no formigueiro>01/06/2017

Três Formigas Amigas

Marcelo Xavier

Três formigas resolveram abandonar a vida monótona e ditatorial do formigueiro para buscar novas emoções. Depois de uma longa viagem, divertida e perigosa, chegaram a uma praia. 
E aí começaram uma nova vida, acreditando na amizade, no sonho e na coragem para recomeçar.

Atividades
-Interpretar com os alunos a primeira página do livro, analisando a situação das formigas.
-Debater:
 -A presença do humor na narrativa e nas ilustrações;
 -Opressão e trabalho;
 -A chegada do progresso: prós e contras.
-Produção de texto:
 -Acabou-se o que era doce;
 -Três ursos na Lagoa do Mel.

Fonte



Vejam algumas fotos das amigas


A formiga amiga passeia pela pedra fria da pia. Aos poucos ela vai se tornando dona da cozinha e passa a dormir no açucareiro.
Quatro livros fazem parte da Série 'Eu sei de Cor', escritos para as crianças iniciantes na leitura. Os textos buscam elementos existentes no universo infantil - humor, rima, fantasia e o inusitado. Por meio dos livros, os jovens leitores vão se encantar com as possibilidades das palavras e seus sentidos. Assim, ler e escrever passam a ser um prazer.

Proposta de trabalho
As formigas como foco de aprendizagem/Aula
AQUI


A FORMIGA AMIGA

Neide Escada da Rosa
Esta é a história de uma formiga

Tudo o que ela queria na vida

Era ter uma verdadeira amiga!

Ela inventava brincadeiras

E era até muito atrevida
Perto das outras, tão ordeiras!
As formigas de seu formigueiro
Não achavam a vida divertida
Elas só trabalhavam o dia inteiro!
Mas a formiga sempre insistia
Não se dava por vencida
Sempre chamava e repetia...
Até que algumas formigas
Resolveram mudar de vida
E da formiga ficaram amigas!
Elas inventavam brincadeiras
E aquela formiga atrevida
Conquistou as outras tão ordeiras!
Agora as formigas de seu formigueiro
Acham a vida divertida
Elas trabalham e brincam o dia inteiro!

Música formiguinha da roça
AQUI

Lucas um intruso no formigueiro
Desenho animado
AQUI
Atividades
AQUI
Aula/Companheirismo e organização
Fazendo um formigueiro


O filme "LUCAS, UM INTRUSO NO FORMIGUEIRO" serviu para facilitar o entendimento dos alunos acerca da vida da formiga, da sua estrutura física, da colônia etc., fazendo-os compreender que uma colônia de formigas é formada por diferentes indivíduos adultos e que cada um desses indivíduos constitui um grupo social, com membros da mesma etnia, o que podemos chamar de castas. Dessa maneira, eles aprendem

que uma colônia de formigas consta das seguintes castas: rainha (fêmea), operárias (fêmeas), soldados (fêmeas) e alados (machos e fêmeas com asas, sexualmente ativos).
AQUI





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios