BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, julho 23, 2012

Se eu fosse um tomate>Ricardo Azevedo>Alimentação>23/07/12

Se eu fosse um tomate
Duas histórias

Se eu fosse um tomate.
Às vezes fico pensando o que seria de mim se eu fosse um tomate.
Nossa, que horror!
Já estou até me vendo todo gelado, espremido, junto com os outros lá na gaveta da geladeira.
É... Se eu fosse um tomate seria muito triste... seria terrível... seria o fim.
Sim porque eu odeio tomate e como poderia viver me odiando tanto?
Ainda bem que eu sou gente!
Ser um tomate deve ser pior do que chuva nas férias ou ficar sem jogar videogame por causa de nota baixa no boletim.
Bom, estou aqui pensando nisso, mas pra falar a verdade, eu nem sei o que é um tomate.
Verdura eu sei que não é, porque verdura é verde.
Será que tomate nasce embaixo da terra? Não pode ser, senão seria minhoca.
Ah, eu não sei o que é tomate, só sei que detesto isso.
Aliás, eu nem sei pra que é que ele serve!
Só se for pra dar trabalho, pois quando vou comer, preciso ficar prestando atenção só pra não ter que engolir o danado. Às vezes ele vem disfarçado no meio de folhas de alface.
Acho que vou perguntar pra professora, pra que serve o tomate, porque se perguntar pra minha mãe, certamente ela vai querer que eu experimente.
Mãe é sempre assim, acha utilidade pra tudo!
Augusta Schimidt

Atividades propostas:
 Procurar saber como se faz um molho de tomate e trazer a receita para a sala.
 Fazer uma lista de coisas que se faz com o tomate. Colocar a lista em ordem alfabética.
 O que realmente é o tomate. Legume? Fruta? Cereal? Verdura?
 Escreva um texto: “E se eu fosse uma banana” ou “Se eu fosse uma melancia”


Se Eu Fosse Um Tomate

SE EU FOSSE UM TOMATE
Ricardo Azevedo

Se eu fosse um tomate ia ser duro, porque, sinceramente , odeio tomate.
A pior coisa da vida, pior que chuva nas férias, nota baixa ou ser pego em flagrante , é a gente não gostar da gente mesmo.
Se eu fosse um tomate ia detestar eu mesmo.
É gostoso comer em lanchonete, mas quando vem um cheese-salada, melhor procurar bem.
Tem sempre um tomate escondido atrás da alface ou disfarçado de maionese.
Tenho certeza que eles fazem de propósito, só para ver a careta dos fregueses engasgados e dar uma risadinha na cozinha.
Para falar a verdade, nem sei o que o tomate é. Se é cereal, legume ou fruta, hortaliça ou arbusto. Verdura não é, porque verdura é verde. Talvez nasça no chão feito formiga ou minhoca.
Talvez dê em cachos. Tudo pode ser. Agora, a vantagem do tomate, isso ninguém descobriu.
Perguntei ao professor qual a função do tomate no mundo em que vivemos.
Ele mandou prestar atenção na aula. Na minha opinião, o tomate não serve para coisíssima nenhuma.
Tive dois sonhos. No primeiro, vinha voando e de repente cai. Quando vi , estava cheio de sangue no meio de cobras brancas se enroscando pelo meu corpo. Gritei. Mas aquilo não era sangue.
Era molho de tomate . Tinha caído num prato gigante de macarronada .
No outro sonho, a gente estava na classe, alguém imitou um gato.
A professora arregalou os olhos, foi ficando vermelha , foi inchando e virou um tomate enorme de óculos e rabo-de-cavalo .
Telefonei para o meu pai e perguntei quem inventou o tomate .
Ele estava ocupado e mandou eu ir brincar de outra coisa .
A Marisa não acha ser tomate nada demais. Se ela fosse tomate nem ia esquentar a cabeça. Ficava dependurada numa árvore ou empilhada numa barraca de feira.
 Ela disse também que ia se achar a melhor coisa da pizza.
A Marisa senta na carteira da frente, na escola, vivo olhando os cabelos dela e sentindo o seu perfume.
 Quando ficar grande quero me casar com ela.
Revista Nova Escola

1- O texto nos mostra que o garoto estava muito preocupado em definir o tomate. Por que ele estava tão preocupado com esse assunto?

2- Como reagiram o professor e o pai diante das perguntas do menino ?

3- O menino teve dois sonhos. Por que lhe causaram tanto medo?

4- Marisa não acha nada demais ser tomate. Explique, usando palavras do texto.

5- Se fosse não fosse gente, o que gostaria de ser ? Conte como seria a sua vida.


Vejam aqui atividades sobre alimentação
http://silylandia.blogspot.com.br/2009/06/projeto-alimentacao.html


O que você faria se fosse a dona Carlota?






Palavra livre
Liliana Iacocca
Editora Ática





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios