BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORAS VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
SERIA MUITO BOM RECEBER PALAVRINHAS...
QUEM SABE SUGESTÕES,DEPOIMENTOS,ETC.
EMAIL ABAIXO:

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil

LINGUAGEM FOI SELECIONADO EM JANEIRO/2011.
OBRIGADA!

Daisypath Anniversary tickers

Daisypath Anniversary tickers

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2017
8 ANOS DE LITERATURA INFANTIL

quarta-feira, junho 13, 2012

Sentimentos>Literatura> O grande arrasador de mundos e outros> 13/06/12



Linguagem selecionou algumas leituras sobre valores.
O foco é sobre tristeza,alegria e raiva
Gênero literário narrativo

Perdoar, sempre!
Coleção pequenas lições
Editora Soler

O pai da Aninha lhe mostrou uma lição:
Não devemos ficar com raiva de ninguém











Quem é o vilão?
Pisei na bola.E agora?
Selma Said
Editora Vozes

Neste capítulo a autora conta que  Betão sentia raiva da professora.
Dizia ele que ela era chata, que implicava com ele...







VALORES HUMANOS MUDAM CONFORME O LUGAR?


O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Reconhecer a importância dos valores humanos para o desenvolvimento pessoal e social.
2. Identificar e refletir de maneira crítica sobre os valores praticados ou não em diferentes situações sociais.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, para o desenvolvimento desta aula, será necessário que os alunos saibam como produzir histórias em quadrinhos ou tirinhas. Para isto, você poderá obter informações e exemplos, acessando os sítios abaixo indicados:


“Como fazer uma história em quadrinho”;


 “Quadrinhos - Turma da Mônica”.

Estratégias e recursos da aula
Comentários para o professor:
Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana, tais como: respeito, solidariedade, cooperação, honestidade, paz, verdade, justiça, ética, generosidade, disciplina, amizade, responsabilidade, tolerância, integridade, amor, liberdade, não violência, igualdade, não discriminação, perseverança, simplicidade, paciência, compaixão, prudência, retidão, humildade, coragem, delicadeza, determinação, discrição, obediência, compromisso e outros.
Estes valores são essenciais para o desenvolvimento integral do indivíduo e, consequentemente, para uma sociedade mais equilibrada, saudável, justa e feliz.
Desse modo, é importante e necessária a vivência cotidiana destes valores, pois não se ensina cooperação como um valor sem a prática da cooperação; não se ensina justiça, sem a reflexão sobre modos equilibrados de se resolverem conflitos; não se ensina tolerância sem a prática do diálogo.
Assim, quanto mais se exercitar os valores e possibilitar trocas diversas entre as pessoas, mais amplo poderá ser o exercício da reciprocidade - pensar e considerar o que pode ter valor para si e para o outro.
Professor, para maiores informações acerca do tema “Valores humanos”, você poderá acessar os seguintes sítios:

l "Axiologia: os valores”

“Educação em valores humanos: o resgate da construção do indivíduo ético”.

 “Valores na escola”.

Momentos da aula:
1º Momento: O professor deverá, inicialmente, apresentar o vídeo “Valores Humanos”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=yY-2HAyOH2w.

Em seguida, instigar os alunos a identificar e comentar sobre os valores humanos abordados no vídeo. Complementar a discussão com as seguintes questões:
Vocês conhecem outros valores que não foram citados no vídeo?
Quais são eles?
No dia a dia, as pessoas têm ou não exercitado estes valores?
 Quais valores vocês têm praticado em casa, na escola e em outros espaços sociais?
E quais vocês têm deixado de praticar? Por quê?
(Professor, registrar na lousa os valores relatados pelos alunos e, se necessário, acrescentar outros valores que não foram citados por eles ).

2º Momento: Para enriquecer a discussão, utilizar o vídeo “Chico Bento – Na Roça é Diferente”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0&feature=related
 .
Logo após assistir ao vídeo, o professor deverá propor aos alunos que iniciem a discussão pelo título: O que na roça é diferente? Comentar, também, sobre os valores praticados por Chico Bento (respeito, amor /carinho/delicadeza, paciência, tolerância, simplicidade, humildade, cooperação, solidariedade, v erdade, não-violência...) e o que o primo do Chico Bento aprendeu nos dias em que passou no sítio. Na sequência, perguntar: Vocês concordam ou não que os valores mudam conforme o lugar (por exemplo: da “roça” para a cidade; de casa para a escola...)?

3º Momento: Alunos divididos em pequenos grupos. O professor apresentará a seguinte proposta: Cada grupo deverá pensar em uma situação relacionada aos valores humanos, que será contada por meio de história em quadrinhos ou tirinhas criadas pelos alunos de cada grupo, podendo utilizar o próprio Chico Bento e também outros personagens da Turma da Mônica.

4º Momento: Cada grupo deverá apresentar a sua história ou tirinha, para que toda a turma possa fazer comentários, trocar idéias relativas às situações criadas.
Posteriormente, professor e alunos poderão socializar para outras turmas e educadores da escola interessados pelo tema, a reflexão feita pelo grupo quanto aos valores humanos e as histórias produzidas pelos alunos. Na sequência, possibilitar que essa reflexão se amplie no sentido de abrir espaço para que os participantes possam também emitir opiniões, trocar informações e experiências acerca do tema.

Recursos Complementares
Professor, você poderá assistir ao vídeo “Mudança de valores” (dublado e legendado), como forma de enriquecer as discussões com os alunos, acessando o sítio

Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula.
Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e na produção grupal. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Verificar em relação aos alunos a capacidade de: reconhecer a importância dos valores humanos para o crescimento pessoal e social; identificar valores que são praticados ou não em diferentes situações sociais; trabalhar de forma cooperativa e respeitosa com os colegas; produzir histórias em quadrinhos ou tirinhas de maneira criativa e adequada ao tema.




Vejam aqui aulas sobre sentimentos
Aprendendo a se conhecer



Linguagem recomenda
O grande arrasador de mundos
Jeo Safá
Ilustração: Sergio Magno
Editora Noovha America


Biba queria muito uma coisa, mas ela não aconteceu.
 O fim detarde é chuvoso, não tem nada para fazer, então ela, chateada, vai paraseu quarto tirar um cochilo.
Mas algo incrível vai acontecer.
Pela vidraça chuviscada da janela, o Grande Arrasador de Mundos penetra em seu sonho.
O que poderá acontecer nesse fim de tarde que parecia sem graça e perdido?

Assunto: convívio em família e o medo infantil.
Interdisciplinaridade: Identidade e Autonomia, Corpo e Movimento e Artes Visuais.
Transversalidade: afetividade, pluralidade cultural e saúde emocional.
Propostas: organizar com as crianças discussão sobre o que a deixa chateada e sobreseus medos. O que chateia as meninas, chateia os meninos?
Os medos das meninassão os mesmos dos meninos.
O que eles fazem quando estão chateados ou com medo?
Que tal inventar estratégias de enfrentar, com auxílio da família, dos professores eamigos, essas situações?
Indicações:
- Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental


Texto by krika
Com o dia chuvoso Biba estava aborrecida e até com uma raivinha do mundo...
Um dia cinzento e chato para ela,além disto estava sem amigas para brincar. Fez birra com a mãe, e contrariada, foi ficar triste em seu quarto.

(...) " Que raiva teve também naquela hora.
-Ora bolas, por que o mundo não se acaba agora?
A gota de chuva, iluminada pela luz da rua, engordando na vidraça, piscava.
Biba sentiu os olhos cansados de olhar aquela gota e se encolheu toda na cama fofa."

De repente aparece para Biba uma grande cabeça de lata dizendo que ía dar cabo do mundo.
Biba assustada perguntou a lata quem ela era. A lata respondeu que ela desejou que o mundo se acabasse, e por isto estava ali para cumprir seu desejo.  Já que era  um grande arrasador de mundos!
Sentindo medo Biba viu aquela lata se multiplicar. Quanto mais medo,mais latas apareciam ao seu redor. Era sua imaginação negativa,raivosa, que trazia tantas imagens horrendas.
Pensou então em flores lindas para o pesadelo de lata desaparecer.
Biba sonhou com cores maravilhosas,mas as latas medonhas ainda estavam lá.
Biba encheu-se de coragem, firmou seu pensamento em coisas maravilhosas, enfrentou seu pensamento negativo com convicção e assim aquele arrasador de mundos transformou-se em gotinha de chuva, gorducha e cintililante, escorrendo lentamente pela vidraça.







Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais sugestões...

2leep.com
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios