BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, março 22, 2015

O olfato do rato> E outros sentidos> Atividade PDF> Projeto>22/03/2105



Explorando informações que recebemos do meio ambiente
Autor: Caio Riter
Gênero: Texto em prosa: pequena história
Rato vive intensas aventuras e aromas até encontrar aquele que é o mais desejado. 
Ilustrações de Lúcia Brandão.

COLEÇÃO SENTIDOS 
Os sentidos são apenas cinco, mas é através deles que se descobre o mundo. 

Nesta coleção, audição, olfato, paladar, tato e visão são apresentados através dos animais.
 Cada texto conta com um ilustrador, proporcionando ao leitor um verdadeiro mergulho nas sensações.
Sugestões de atividades
AQUI
Portal do professor
Aula os cinco sentidos
AQUI
Olfato
AQUI
Os cinco sentidos atividades
OBJETIVO: Trabalhar as percepções e as sensações; permitir que as crianças conheçam seus corpos e seus sentidos
AQUI
Slides
AQUI

Estimular a percepção através de atividades direcionadas aos órgãos dos sentidos e uma sugestão é fazer uma aula em que eles possam ter a consciência desses sentidos. Para isso você pode separar cinco carteiras e colocar em cada uma delas elementos que estimulem cada um dos órgãos dos sentidos: 

Mesa 1: alimentos variados com sabor doce, salgado, azedo e amargo e pazinhas de sorvete. Dê preferência para alimentos pastosos.

Mesa 2: álcool, desinfetante, perfume, pasta de dentes, terra molhada e água.

Mesa 3: metal, madeira, gelo, plástico, vidro, recipiente com água quente.

Mesa 4: copos de vidro, aparelho de som e outros objetos que façam barulhos específicos.

À medida que os alunos vão identificando qual o sentido e cada órgão é estimulado em cada mesa, o professor coloca uma identificação do tipo “mesa da visão”, por exemplo. Este material pode ficar exposto na sala para trabalhos posteriores com as crianças.

Outra opção para trabalhar o tato é o jogo memória tátil, cuja preparação é muito simples: preparar vinte cartelas, divididas em 10 pares, cada uma delas tendo coladas ao fundo texturas diferentes (lã, seda, feltro, lixa, arroz, etc.). Os alunos com os olhos vedados devem procurar as cartelas pares. Vence quem conseguir o maior número de pontos. 

Para os alunos maiores uma sugestão é orientar para que organizem um “painel dos sentidos”, com informações gerais sobre a fisiologia e curiosidades específicas.

ROTEIRO / RODA DE LEITURA 

Público: crianças de 4 a 6 anos (É importante adequar o tipo de leitura à idade do público) 
Tempo estimulado: 1 hora 
Livro utilizado: O Olfato do Rato - Coleção Sentidos   
Breve apresentação do livro: A obra, conta a história de um rato que vive intensas aventuras e aromas, até encontrar aquele que é o mais desejado (queijo). 
MOTIVAÇÃO 
Materiais necessários: venda para cobrir os olhos das crianças; perfume; chocolate; queijo; laranja e pipoca.     
·       Vendar os olhos das crianças e pedi que com o olfato (cheiro) das coisas, elas adivinhem que objeto está sendo mostrado.· 
      Através do queijo usado na brincadeira anterior, levantar perguntas tais como: Quem gosta de queijo?  
Vocês sabem o nome do animal que gosta muito de queijo?  
O Rato é um bicho grande ou pequeno?·       
Dizer as crianças que existe um livro (mostrar o livro) que conta a história de um rato que através do aroma descobre várias coisas.
 Convidar as crianças para escutarem a história “O Olfato do Rato” que foi escrita por Caio Riter. 
LEITURA OBJETIVADA 
·       Mostrar o livro e perguntar as crianças o que elas acham que o ratinho vai encontrar na história?·       Solicitar que escutem a história prestando atenção para descobrir o que o rato vai encontrar no decorrer da história.·       
Enquanto a história é contada, vai levantando em alguns momentos a curiosidade e imaginação da criançada, perguntando: E agora o rato está sentido cheiro de que?.·     
   Fórmula para terminar a história: E era uma vez a vaca Vitória que caiu no buraco e acabou-se a história. Que a história terminou, batam palmas bem contentes,
batam palmas quem gostou. 
EXPLORAÇÃO 
·   Lançar questionamentos que envolvam compreensão, interpretação e opiniões das crianças sobre a história contada no livro. 
Questionamentos: 
a) Quem ficava procurando coisas na história?
 O que ele usava para encontrar as coisas?
b) O rato fez alguma coisa com o Rei do castelo? 
 O que ele fez com ele?
c)   Quais objetos o rato encontrou na história? 
 Qual objeto estava com mau cheiro?
 E qual ele mais gosto?
d)  Quem já usou o olfato para encontrar alguma coisa? 
O que vocês encontraram?
e) O rato encontrou algo que deixou ele muito feliz e vocês já encontraram algo que também deixou vocês felizes? O que foi?
f) Quem acolheu o rato? 
Ela deu um pedaço de que para ele?
g) Vocês acham que se uma cozinheira encontrasse um rato na cozinha dela, o que ela ia fazer com ele? Por quê?
h) Como devemos tratar os animais? Por quê? 
EXTRAPOLAÇÃO 
Materiais necessários: garrafa pet; imagens dos seguintes objetos: bolo, botas, peixe e queijo; papel ofício e cola. 
·       Distribuir imagens das coisas encontradas pelo rato da história, solicitando que as crianças colem as imagens obedecendo à ordem que aparecem na história. 
·       Confeccionar junto com as crianças um ratinho de garrafa pet. 

Atividade PDF:  AQUI

PROJETO: “O OLFATO DO RATO”
Justificativa
Com o objetivo de integrar os conteúdos estabelecidos ao tema norteador, um novo sentido será apresentado e explorado: olfato.
Afinal, a vida é mesmo cheia de perfumes, aromas e de odores bons e ruins.
Duração: 1 mês (agosto).
Objetivo:
• Conhecer o sentido: olfato;
• Identificar e cuidar das partes do corpo;
• Participar das atividades do projeto;
• Identificar as características dos diferentes cheiros apresentados;
• Reconhecer ações para preservação do meio ambiente;
• Apresentar as ações de preservação, para outras turmas.
Estratégias/Atividades
• Abertura de projeto: SALA SURPRESA!
OLFATO
Leitura do livro: O Olfato do Rato – realizada em slides no projetor da sala multimídia.
Recursos: Nariz (tamanho grande no panamá), incenso, alimentos.
Leitura interativa - apresentação dos cheiros e gostos apresentados no livro. A cada página um cheiro diferente: chulé/tirada do tênis, torta de amora/geleia, queijo/mussarela.
Levantamento de hipóteses:
 Vocês sabem o que é cheiro? Qual vocês mais gostam? E cheiro ruim? Vocês conhecem algum?
A partir das respostas elaboramos uma lista;
• Relembrando a história: uma por semana
Preservação da natureza: Cuidados com o meio ambiente (plantas e árvores). Apresentação de slides com o antes e depois de diversas florestas.
Atividade: Cuidando do meio ambiente com o rato (colagem de folhas encontradas no chão da escola para o primeiro lugar visitado pelo personagem – A Floresta).
Cuidados com o rio/mar: Apresentação de slides dos animais que vivem no mar/rio. Agora que conhecemos os animais vamos descobrir onde moram.
Vamos brincar? Com um celofane grande, os alunos brincam de mar. Aos poucos “algumas sujeiras” são descartadas ( jogadas no lixo ), para representar o mar despoluído. Nesse momento as questões para as crianças: será que os animais e os peixes estão felizes com sua casa suja?
Levantamento de hipóteses: O que podemos fazer para ajudar esses animais? Confecção da lista com as respostas.
Atividade: dois cenários com o rio poluído e o outro não. Os alunos colocam os peixes no cenário mais propício para sua moradia.
Cuidados dentro de casa: O que podemos fazer para economizar água e energia? (Fichas de orientação temporal).
Atividade: os alunos devem colar, na sequência, três fichas representando economia de água e energia elétrica.
Intercâmbio de informações: Será escolhido um tema, junto ao grupo, para que possam compartilhar com outras turmas, as descobertas sobre a preservação do meio ambiente;
• Você sabia?
Apresentação de cheiros: Cheiro gostoso – perfume
Cheiro ruim – chulé
• Pesquisa de campo: Qual cheiro você mais gosta?
Os alunos andam pela escola, com pranchetas, para descobrirem qual cheiro preferido dos funcionários (pesquisa individual/registro em folha A4).
• Que cheiro é esse: Com vendas nos olhos, os alunos tentam adivinhar os cheiros apresentados. Ex: cheiro de shampoo / comida / flores / terra / etc...




Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Bom dia! Estou encantada com esta coleção Os Sentidos. Estou trabalhando sobre eles na educação infantil de tempo integral na escola Marista e gostaria de ler estas histórias e contar para as crianças. Tem alguma página virtual que possa acessar estas histórias, conhecê-las, se possível baixar? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei curiosa para conhecer a coleção. Não possuo os livros,os links que encontro coloco na postagem.

      Excluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios