BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, março 03, 2013

Pedro e Tina>Descobertas>Amizade>Sentimentos>Artes>PDF> 03/03/13



Stephen M King
A importância do equilíbrio para o alcance de uma vida feliz e saudável.

Quem não queria ter um amigo assim??
Tenho certeza de que todas Tinas queriam ter um amigo igual ao Pedro!
E os Pedros, então…. tenho certeza de que adorariam ter amigas Tinas em suas vidas!!
Com toda delicadeza que lhe é característica, Stephen Michael King – em “Pedro e Tina, uma amizade muito especial” – apresenta pra gente o valor enooorrrrme da verdadeira amizade!

Livro
Ouvindo: AQUIAQUI
Quintal da cultura: AQUI
Pedro e Tina
Uma amizade muito especial
Ela conta de maneira muito fofa a descoberta da amizade pelos dois personagens que não tem nada de parecidos.
Pedro faz tudo ao contrário e Tina é muito certinhas, a amizade não tinha nada para dar certo, mas aos poucos os dois foram se conhecendo e ensinando tudo o que sabiam um para o outro, fazendo dessa AMIZADE, um sentimento para a vida toda.

Sequência Didática:

Com o intuito de se trabalhar permanentemente a construção da escrita e da leitura pelos alunos de 2o/3o/4o/5o ANO e o respeito às características individuais de cada um, visando conhecer melhor os colegas da sala e para fazer novos amigos,irei desenvolver  uma sequência didática que contempla a evolução  no processo de alfabetização e toda uma magia em volta da amizade para tornar o aprendizado mais significativo e feliz.

Temas: AMIZADE e Nomes Próprios
Conteúdos: - Leitura e escrita de nomes próprios
-Valor da amizade
- Organização Espacial (lateralidade)
-Coordenação Motora Fina (grafia em cursivo)
Objetivos:
.Identificar e reconhecer seu nome e dos amigos do seu grupo;
.Reconhecer a função da escrita dos nomes para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula...
.Realizar a escrita do próprio nome e do nome de alguns colegas;
Obs.:A partir da referência estável (nome) refletir como a escrita funciona.
Conteúdo: Leitura e escrita de nomes próprios e amizade.
- Descobrir com as crianças o conforto e a aceitação de si mesmas e dos outros.
- Aprender a trabalhar em grupo, saber dividir os materiais na Sala de Apoio e respeitar o jeito de cada um.
Tempo Estimado: 8 a 10 encontros
Material Necessário: Livro Pedro e Tina,lápis, borracha, lápis de cor, craft, papel cartão, papel oficio, papel dupla face, fotos do grupo, Mesa Educacional Alfabeto, alfabeto móvel, revistas, jornais, cola, tesoura, pincel, tinta guache, sucata(caixas, rolinhos), canetões, máquina fotográfica, boliche do alfabeto.
1a Etapa -
Propor que cada criança desenhe seu melhor amigo, fazendo um lindo trabalho para apresentá-lo.
2a Etapa - Linguagem oral:
· Explorar a capa do livro.
O que aparece nesta capa?
Que nome vocês dariam para este livro?
· Além de Tina, Pedro tem um outro amigo, que sempre está pertinho dele.
 Quem será esse amigo?
3a Etapa:
Leitura da professora - Pedro e Tina e após leitura, descrever as características físicas e comportamentais de cada um.
Explorar que cada aluno fale sobre suas qualidades e sobre o que pensa que precisa e pode melhorar consigo mesmo e para com os outros.
4ª Etapa –
Cada amigo do grupo ganhará uma folha sulfite para desenhar o que mais gostou da história.
No término das produções será questionado aos alunos de como fazer para que se saiba a quem pertence cada material desenhado na aula do dia(melhor amigo e parte da história).
 As crianças darão sugestões.
Solicitar na sequência que cada um escreva seu nome e chamar a atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras, a contagem das sílabas, o registro do pensamento em frases, histórias, etc.
Obs.: Com os alunos dos 3os Anos, será trabalhado a grafia em cursivo.
5ª Etapa –
Confeccionar uma lista coletiva com os nomes do nosso grupo, a partir dos nomes de Pedro e Tina. Classificar quanto ao gênero Feminino e Masculino.
6ª Etapa –
No caderno ilustrar com desenhos ou recortes nomes de objetos, animais, alimentos que comecem com a mesma letra do seu nome.
7ª Etapa -
Caça-palavras com nomes do grupo sem o apoio da lista de nomes.
8ª Etapa –
Bingo de nomes do grupo e registro do nome marcado em cartela paralela.
9ª Etapa –
Mesa Educacional Alfabeto - Escrita dos nomes - letra inicial - escrever nomes de objetos, alimentos, etc, e trabalhar a escrita dos sons onomatopaicos a partir da seguinte introdução aos alunos:
As coisas têm sons! Os objetos têm sons?
Olhe só! Olhe só! Olhe, o Pedro da nossa história na poça d'água ! (mostrar no livro)
O barulho, o som dos objetos e das coisas, chama-se onomatopeia.
Qual é o som do cachorro? Au-au...
Do gato? Miau-miau...
O som do relógio? Clock ... clock ... clock... ou tique-taque - tique-taque...
O som do sapato? Plac... plac...plac... ou ploc...ploc...ploc...
Explorar outros sons do dia a dia que os alunos lembrarem.
10a Etapa:
Assitir o vídeo (YOUTUBE) -PEDRO E TINA - Imagens e narração da história.
.Dramatizar a história no pátio da escola. Definir quem será o narrador, os personagens e o cenário.
.Fazer um cartaz com os 2os Anos contemplando o assunto(Onomatopeias) com figuras e sons correspondentes.
 Os alunos dos 3os/4os e 5os farão a reescrita da história Pedro e Tina para exposição e propaganda do livro no quadro mural da escola.
11ª Etapa –
Acróstico a partir dos nomes PEDRO e TINA.
12ª Etapa –
 Recorte e colagem.
Disponibilizar revistas para que cada aluno procure, recorte e cole no caderno palavras que comecem com a mesma letra ou primeira sílaba do seu nome. Tentar elaborar cruzadinhas
13ª Etapa –
 Roda Cutia. Vamos formar num círculo(roda) no pátio.
·Explorar os conceitos em cima/embaixo, frente/costas, para baixo/para cima, direito/esquerdo a partir do livro Pedro e Tina. Relembrar, perceber e identificar a partir do(a) colega que estiver mais próximo, conforme a professora der o comando.
Na sequencia cantar a cantiga RODA CUTIA.
Enquanto cantarmos um amigo deverá pegar uma ficha na pilha dos nomes.
Terá que ler o nome do amigo, colocar a ficha atrás do mesmo que sairá correndo tentando pegá-lo.
Se for pego fica no centro da roda e se não for senta no lugar do amigo que agora escolherá uma ficha dos nomes também.
Enquanto o amigo contorna de pé a roda todos cantam:
Roda Cutia,
de noite e de dia.
O galo cantou e
a casa caia!
Obs.:Com os alunos dos 3os Anos, trabalharei com BOLICHE do ALFABETO, onde cada pino não derrubado, deverá ser anotado um nome próprio com a letra correspondente.
Vence quem marcar menos nomes.
14a Etapa:
Palavra puxa palavra com alfabeto móvel - A partir do nome da professora ROSANGELA, criar novas palavras: rosa, ANA, gela, gelo,ANGELA,ROSA, rola, nela, ROSANA, ROSANE, SOLANGE, ela, olá,sala, rala,galo, gola, sol, sal, SARA, sara, sola, ralo,
*Primeiro fazer com os alunos, depois cada um fará individualmente ou em dupla as palavras que conseguir(em). Observar cada aluno:comportamento e escrita.
*Entregar uma lista das palavras impressas para leitura; pintar os nomes próprios; circular palavras que possuem mais de três letras; traçar as palavras com três letras, etc.
*Entregar fichas com quadradinhos impressos com sílabas dos nomes próprios trabalhados, recortar e colar no caderno.
Marcar:Número de letras-Número de sílabas, letra inicial, letra final.
Ex.: RO/SA/NE - Letras - Silabas- 1a Letra - Última letra:
RO-SA-NE 6 3 R E
SO/LAN/GE 7 3 S E (etc).
15a Etapa:
 Escrever as palavras do puxa palavra a partir da tabela. Abaixar as letras que formem palavras em sequência:
R O S A N G E L A
_R_0_S A___________
_____S_A_______L_A
_____S_A_______L___
_R_O___________L_A
_R_O_S_A_N______A
_R_O_S_A_N_E_____ (etc)
Observação:
Durante as etapas serão realizadas atividades de registro(porta-atividades) em forma de caça-palavras, cruzadinhas, frases lacunadas, cartas enigmáticas correspondente a: brincadeiras de meninos e meninas, sentimentos, vestuário, animais, tendo como tema gerador e relacional, a história de Pedro e Tina
http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/2012/03/literatura-infantil-pedro-e-tina.html
   

"Cada vez que Pedro tentava escrever uma linha reta...
Ela saia toda torta.
Quando todos à sua volta olhavam para cima...
Pedro olhava para baixo.
Se ele achava que ia fazer um dia lindo e ensolarado...
Chovia.
Um dia, de manhã bem cedo, quando estava andando de costas contra o vento, Pedro deu um encontrão em Tina.
Tina fazia tudo certinho.
Ela nunca amarrava errado os cordões de seus sapatos nem virava o pão com a manteiga para baixo.
Ela sempre se lembrava do guarda-chuva e sabia muito bem escrever seu nome.
Pedro ficava encantado com tudo que Tina fazia.
Então, Tina mostrou a ele a diferença entre direito e esquerdo, entre a frente e as costas, e que o céu era em cima e o chão era embaixo.
Um dia, eles resolveram construir uma casa na árvore.
Tina fez um desenho para que a casa ficasse bem firme em cima da árvore.
Pedro juntou uma porção de coisas para enfeitar a casa.
Eles acharam muito engraçado.
Bem no fundo, Tina gostaria que tudo que ela fizesse não fosse tão perfeito.
Então, Pedro lhe arranjou um casaco e um chapéu que não combinavam.
Depois, ensinou Tina a andar de costas e a dar cambalhotas.
Eles rolaram morro abaixo...
E juntos aprenderam a voar.
Pedro e Tina são amigos inseparáveis... até debaixo d´água, e para sempre."

Motivação para a leitura


· Propor que cada criança desenhe seu melhor amigo, fazendo um lindo trabalho para apresentá-lo.
Propostas de atividades
Vejam aqui:
http://diariodeumadiretora.blogspot.com.br/2012/03/literatura-infantil.html

Vivência em artes: PDF: AQUI
 




Link para essa postagem


Um comentário:

  1. Adorei as idéias, Pedro e Tina é um dos meus livros prediletos para os primeiros trabalhos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios