BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, janeiro 11, 2017

O sabiá e a girafa>Diversidade>Estímulos sensíveis>11/01/2017

A voz poética de Léo Cunha ecoa sempre em seus livros, seja pelo apuro estilístico, seja pela originalidade de seu olhar. Neste texto, acompanhamos a história do sabiá e da girafa e do encontro que os aproxima e completa. O texto, repleto de cadência e sonoridades, vai contando as insatisfações de cada um, histórias paralelas que se desenvolvem ao mesmo tempo, em espaços distintos da mesma floresta. O encontro é motivo para descobertas e sensibiliza o leitor para a delicadeza do final.

É uma história com apenas dois personagens: Um deles é o sabiá, que, aliás, sabia assobiar e cantar muito bem. Ele tinha apenas um sonho, que por mais que tentasse não consegui alcançar: ele queria voar.
O outro personagem é uma girafa, gigante, bonita e esbelta, e que só pensava em uma coisa: ela queria cantar e ser livre para mostrar ao mundo sua voz. Tentou muito, mas a voz não saiu.
Um dia, vencidos pela melancolia e tristeza, foram coincidentemente no mesmo cajueiro para suspirar. Ele nos galhos e ela em baixo, no chão. Foi quando o sabiá caiu de cabeça na cabeça da girafa, e os dois formaram uma dupla.
Ela corria com o sabiá no alto de sua cabeça, realizando o sonho dele, enquanto ele cantava para ela, e muito felizes, continuaram assim para o resto de suas vidas.
Atividade


Aprender a lidar com as dificuldades, mesmo aquelas inerentes à própria espécie, trabalhar os desejos e a frustração de não conseguir realizá-los; esgarçar os limites para alcançar objetivos pessoais sem abrir mão do sonho é o tema de O sabiá e a girafa.
Mais
Atividades
AQUI
AQUI
Mais sugestão
Nossa atividade começa com a montagem do mini-livro, conforme indicações do passo-a-passo.
 O minilivro trabalha fundamentalmente com a sequencia narrativa. 
Cada gomo do livro abriga uma das ações da história que queremos contar.


Selecionar as ações mais importantes de cada parte da narrativa do livro escolhido e sua ordenação, é o primeiro passo para essa atividade. Portanto, anteriormente à atividade com o mini-livro, sugere-se uma ampla conversa com o grupo de alunos sobre a história, sobre as características e desejos de cada personagem de modo que as crianças se sintam motivadas e esclarecidas sobre as três narrativas. Em seguida, nosso mini-livro está pronto para contarmos bonitas histórias. Há quatro fichas: os quatro retângulos que preparamos para encaixar na base do mini-livro. Nestas fichas, cada criança poderá desenhar, escrever ou desenhar e escrever. 

A primeira proposta é contar a história do sabiá, dividindo-a de quatro até oito partes. Se a escolha for de quatro momentos, vamos utilizar apenas a parte da frente de cada retângulo. Caso a criança opte por mais cenas, sugerimos a utilização da parte de trás de cada ficha. Nesta parte do trabalho é fundamental a orientação do(a) professor(a) para auxiliar as crianças a escolherem quais e quantas ações são indispensáveis para que a história seja bem contada. Se a atividade inicial foi bem sucedida é provável que cada criança já tenha ideia da ordenação.

A segunda proposta é que seja contada a história da girafa, usando a mesma dinâmica aplicada à história do sabiá.

A proposta final é de que seja contada a história das duas personagens. Este exercício é importante para que se aprenda a interpretar textos, para entendê-los melhor e para distinguir entre ações fundamentais – que não podem faltar - e ações secundárias, que podem ser descartadas sem prejuízo na compreensão da narrativa.

AQUI








Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios