BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, agosto 24, 2013

O elefante caiu > Elmer > Estímulos literários > Parlenda > tangolamango > 24/08/13


Um elefante caiu e não consegue se levantar. 
O que fazer para ajudar o elefante?
 Ora, o melhor é chamar os amigos elefantes e alguns elefantes parentes. 
A manada se reúne e nem sabe por onde começar. 
Será que é melhor puxar pela tromba? Ou pelas orelhas?

O elefante caiu
Ivan Zigg
Esta é a divertida história de um elefante que caiu e não consegue se levantar. 
Outros elefantes tentam ajudar o colega, mas em vão: ele só conseguirá sair desta terrível situação por meio de um estratagema muito engraçado.
O enredo remete à conhecida parlenda : 
"Um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais...
" No entanto, a história amplia o aspecto lúdico da brincadeira acima. 
Outra referência folclórica é a cantiga "Tangolomango" que apresenta os seguintes versos:
 "eram doze moças solteiras/ sobraram onze...
" A obra é repleta de ritmo e o escritor estabelece uma cumplicidade com o leitor em diversas passagens:
 "São cinco elefantes agora, fora o que caiu, estão acompanhando?
" História muito divertida para ler aos que ainda não se alfabetizaram ou para as crianças recém-alfabetizadas apreciarem sozinhas. (A.C.)

 Vamos fazer arte?
Cartão elefante



Download aqui:

Era uma vez uma manada de elefantes. Elefantes novos, elefantes velhos, elefantes altos, magros ou gordos. Elefantes assim, elefantes assado, todos diferentes, mas todos felizes e da mesma cor. Todos, quer dizer, menos o Elmer.

O Elmer era o diferente. O Elmer era aos quadrados. Ele era amarelo e cor de laranja, cor - de- rosa, roxo, azul, verde, preto e branco. Ele não era cor de elefante, mas sempre fazia os outros elefantes felizes com suas trapalhadas. Quando havia um sorriso, mesmo pequenino, normalmente era o Elmer que o tinha causado.

Uma noite o Elmer não conseguia dormir; estava a pensar, e o pensamento que ele estava a pensar era que estava farto de ser diferente. “ Quem é que já ouviu falar de um elefante aos quadrados”, pensou ele. “Não admira que se riam de mim.” De manhã, enquanto os outros ainda estavam dormindo, o Elmer escapou-se de mansinho, sem ninguém perceber.

Enquanto atravessava a floresta, o Elmer encontrou outros animais. Todos diziam: “Bom dia, Elmer.” E de cada vez o Elmer sorria e dizia: “Bom dia.” Depois de muito andar, o Elmer encontrou aquilo que procurava: uma grande árvore. Uma grande árvore coberto de frutos cor de elefante. O Elmer agarrou-se à árvore com toda a sua força, até os frutos caírem todos no chão. Quando o chão estava todo coberto de frutos, o Elmer deitou-se e esfregou-se todo com eles, uma vez e outra vez, cobrindo-se com o sumo dos frutos, até não haver sinais de amarelo, nem de cor de laranja, nem de azul, nem de verde, nem de preto, nem de branco. Quando acabou, Elmer estava parecido com outro elefante qualquer, e foi novamente até a manada

De volta, passou pelos outros animais. Desta vez cada um deles disse-lhe: “Bom dia, elefante.” E de cada vez que Elmer sorriu e disse: “Bom dia, elefante.” E de cada vez que Elmer sorriu e disse: “Bom dia”, muito satisfeito por não ser reconhecido.

Quando Elmer se juntou aos outros elefantes, eles estavam todos muito quietos. Alguma coisa havia acontecido? Mas que seria? Olhou em volta: a mesma floresta de semp re, o mesmo céu luminoso de sempre, a mesma nuvem escura que aparecia de tempos em tempos, e por fim os mesmos elefantes de sempre. Elmer olhou para eles que estavam absolutamente imóveis, sérios Quanto mais olhava para os elefantes sérios, silenciosos, sossegados, mais vontade tinha de rir. Por fim não conseguia agüentar mais. Levantou a tromba e berrou com tanta força: BUUUU!

Com a surpresa, os elefantes deram um salto e caíram cada um pro seu lado. “São Trombino nos valha!”, disseram eles, e depois viram Elmer rir perdidamente. “Elmer”, disseram eles. “Tem de ser o Elmer.” E depois os outros elefantes também riram muito.

Enquanto estavam rindo a nuvem escura apareceu, e quando a chuva começou a cair em cima de Elmer os quadrados começaram a aparecer outra vez. Os elefa ntes não paravam de rir enquanto Elmer v oltava às cores do costume. “Oh Elmer”, ofegou um velho elefante. “Já tens pregado boas brincadeiras, mas esta foi a melhor de todas. Temos que comemorar este dia todos os anos. Vai ser o dia do Elmer.
Todos os elefantes vão ter de se pintar e o Elmer vai-se pintar de cor de elefante.
E foi isso mesmo que aconteceu. Num certo dia do ano, pintaram-se todos e desfilaram. Neste dia, se vires um elefante todo colorido, já sabe que é Elmer.


Mais atividades do Elmer



http://verinhaalfabetizacao.blogspot.com.br/2011/11/elmer-o-elefante-xadrez.html
Atividades
AQUI
AQUI
AQUI
AQUI
Sugestão de aula
Objetivos:


• Interagir ludicamente a partir da história ouvida;

• Despertar a criatividade a imaginação;

• Desenvolver a linguagem oral
Estratégias e recursos da aula:
1. Contar a história: Elmer: o elefante xadrez. Mostrar imagens de elefantes e um especialmente de quadradinhos coloridos.

2. Após contar a história, conversar com os alunos sobre as atitudes de Elmer, e o que eles pensam sobre o fato dele ser diferente dos outros elefantes.
3. Propor para a turma a hora do “Reconto”. Nessa atividade, peça aos alunos que recontem a história com auxílio do professor.

4. Explorar a escrita do nome do personagem principal da história “Elmer”, enfatizando a letra inicial. Propor aos alunos que observem a letra inicial do nome, que a identifiquem e a recortem de revistas. Após, pedir aos alunos que colem e completem a ficha do nome com essa letra.



Expor na sala a produção dos alunos.



5. Trabalhando a percepção tátil: Ampliar um elefante no papel Kraft e levar para a sala de aula materiais como: vários tipos de sementes e grãos, lixa, algodão, pedaços de tecidos etc. Com esses materiais as crianças irão cobrir o elefante, depois com os olhos vendados elas irão sentir a textura e dizer se a sensação é de algo macio, duro, áspero etc. Aproveitar esse momento e trabalhar as diferenças entre as pessoas, animais e coisas.



6. Propor as crianças que pintem o amigo Elmer.

7. Propor as crianças que cortem papéis de várias cores e decorem o elefantinho Elmer.

http://educacaoinfantilsma.blogspot.com.br/

Planejamento: 
Estratégias de ensino na alfabetização da pessoa cega e com baixa visão
http://cantinholudicodagre.blogspot.com.br/2013/05/planejamento-elmer-o-elefante-xadrez.html
Alfabetização
Sugestão letra E
Trabalho com todas as letras do alfabeto ao mesmo tempo através de textos, mas depois vou sistematizando a escrita das letras separadamente, procuro sempre trabalhar com um tema, história ou música. Está semana estou sistematizando a escrita da letra "E", e resolvi passar para os meus alunos a história Elmer - O Elefante Xadrez. Esta é uma linda história que você pode abordar os temas as diferenças e a amizade, e fazer um trabalho legal com a meninada. Passei a história no power point e estou deixando aqui para download.

http://brincandocomcores.blogspot.com.br/2010/04/elmer-o-elefante-xadrez.html

undefined
Meu cachorro é um elefante
Vejam aula
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15740


Um dia, brincando no tanque de areia, Heitor encontra um elefante fugitivo do zoológico. 
A única saída é levá-lo para casa...
 Mesmo que a mãe se assuste a ponto de desmaiar. 
Heitor vai fazer de tudo para ficar com o amigo. 
Mas não vai dar. 
Tristeza vai, tristeza vem, um novo amigo aparece... com uma grande e divertida surpresa!
Naquela terça-feira, Heitor foi brincar em sua caixa de areia e encontrou um hóspede inesperado: um elefante fugitivo do jardim zoológico. 
Comovido com a situação de seu novo amigo, o garoto resolve escondê-lo em seu quarto, mas os sustos e os desmaios da mãe ao trombar com com o elefante nas dependências da casa fizeram com que o garoto tivesse que encontros outros meios para esconder o grande animal. 
Com muita imaginação, Heitor tentou disfarçar o elefante de alce, de dinossauro, de borboleta e de cachorro. 
Até que chega o momento do elefante voltar para sua terra, em algum lugar da áfrica. 
Uma história divertida, escrita com letra bastão, sendo muito apropriada para crianças em fase de alfabetização. 
As ilustrações com linhas fortes e cores brilhantes contribuem parta o senso de humor da obra.






Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios