BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, novembro 03, 2013

As tranças de Bintou > Mais atividades afins>parte 2> 03/11/13

As tranças de  Bintou
Estou maravilhada com o número de visitas que Bintou recebeu aqui no Linguagem!
Por isto, pesquisei mais...E aí vai....
Lembrando que :
" É importante que a temática das relações étnico-raciais esteja contida nos projetos pedagógicos das instituições, evitando-se práticas esporádicas em determinadas fases do ano, como abril, maio, agosto e novembro.
 Estar inserido na proposta pedagógica da escola significa que o tema será trabalhado permanentemente, e, nessa perspectiva, é possível criar condições para que não mais ocorram intervenções meramente pontuais para resolver problemas que surgem no dia-a-dia relacionados ao racismo. 
Aos poucos, o respeito à diversidade será um princípio das instituições e de todas as pessoas que nelas atuam."
http://diversidadeetnica.blogspot.com.br/2012/05/sugestoes-de-atividades-para-educacao.html
Neste link acima tem uma postagem pedagógica completa sobre o tema.
Vejam plano de aula sobre produção de textos aqui

Do blog da Gi Barbosa trouxe estas ideias, Lá tem mais...
Proposta de Atividade - Linguagem
Conteúdos:
Leitura de imagem e produção textual
Eixos: Linguagem Oral e Escrita / Identidade e Autonomia
Objetivos:
·         Respeitar diferentes culturas;
·         Refletir acerca de seus desejos;
·         Produzir texto a partir de leitura de imagem.
Estratégias e recursos da aula
Alunos sentados em círculo

Apresentação de Slides do livro  “As tranças de Bintou” de Sylviane Anna Diouf e leitura feita pelo professor

Roda de conversa sobre o texto apresentado.

O lugar onde Bintou mora é igual sua cidade?
Por que Bintou não podia ter tranças?
Aqui no Brasil qualquer criança pode usar tranças?
Qual era o maio desejo de Bintou?
E qual seu maior desejo?
Após roda de conversa pedir que cada criança  registre um de seus  desejos em uma folha,  escreva abaixo seu nome e coloque dentro da caixinha de desejos que será previamente preparada pela professora.
Obs: A criança poderá registrar seu desejo em forma de desenho

Em seguida o professor retira aleatoriamente um dos desejos, e convida a criança responsável por ele para contá-lo para a turma.

Por último pedir que cada criança escolha uma das imagens do livro e escreva um texto sobre ela

Caso a criança não tenha desenvolvido ainda a capacidade de escrever o registro poderá ser feito em forma de desenho e apresentado oralmente para os colegas ou ainda o professor poderá registrar a fala do aluno.
Recursos: Livro, Data show ou utltrabook,  folhas de papel ofício, caixa de sapatos, lápis de cor.
Avaliação
Será realizada  por meio do debate e da leitura individual das histórias escritas.
Elaboração Gi Barbosa Carvalho
Esta atividade é parte do Portólio Síntese Reflexiva As Tranças de Bintou 

Proposta de atividade Matemática:
Conteúdo: Sequência numéricanúmero e quantidade, agrupamento.
Eixo de trabalho: Matemática
Objetivos
·         Relacionar numerais às quantidades correspondentes;
·         Fazer contagem e registro.
·         Desenvolver o raciocínio lógico.
·         Organizar objetos em uma sequência numérica
·         Agrupar grãos de milho, feijão etc...
Estratégias e recursos da aula
  • Apresentar uma das páginas do livro onde aparece Bintou e pedir que façam à contagem do número de birotes em sua cabeça.
  • Registrar o numeral 4 no quadro e pedir que cada criança agrupe 4 grãos de milho, feijão ou pedrinhas.Em seguida apresentar seis bonecas, cada uma com um número de birotes de 0 a 5 e pedir que as crianças coloquem na seqüência.
  •  Escrever a sequência no quadro de giz em uma reta numérica.
  • Colocar as bonecas em uma caixa e pedir que cada criança em sua vez retire uma, conte o número de birotes e escreva no quadro o numeral correspondente.
  • No próximo momento o professor oferecerá fios de lá e pedirá que cada criança faça uma trança para Bintou.
  • Desenhar uma menina no quadro e pedir que cada criança cole sua trança nela.Utilizar fita crepe ou durex para colar as tranças.
  • Ao final as crianças deverão desenhar Bintou com 5 lindas tranças.
Recursos: Livro, pedrinhas, grãos, quadro,bonecas, caixa, lã,, fita crepe, durex, folhas de ofício
Avaliação:
O professor deverá ao final da aula observar se o aluno:
Contou e registrou o número de birotes;
Colocou as bonecas na sequencia corretamente;
Registrou em forma de desenho a personagem do livro com o número indicado de tranças
Natureza e sociedade aqui:




SINTESE AS TRANÇAS DE BINTOU

SÍNTESE REFLEXIVA

        “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”.
      Vejam no link abaixo

Sequência didática

Mais aulas sobre Bintou

Filmes

Livro

Gosto das atividades desta professora.
Ela oferece apostilas online baratinhos...
CONSCIENCIA.4FATOS

http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/tag/consciencia-negra/

album




















Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios