BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, novembro 01, 2012

O peixe Pixote> Procurando Memo> Gênero lit.notícia>01/11/12


Sonia Junqueira

Este livro é especialmente dedicado a crianças em processo de alfabetização.
Quando este peixe desligado vai descobrir as delícias do fundo do lago?
 
 
Desenhos e atividades














O Peixe Pixote

Pixote vivia num lago e andava sempre muito infeliz.
Ele não gostava do lago. Lá era tudo muito escuro, escuro que nem breu.
E Pixote morria de medo do escuro. Toda hora, ele ia até a margem do lago, botava a cabeça pra fora, e achava tudo lindo!
Céu azul, sol, grama. Flores para todo lado. Criança, gato, cachorro. E era tudo tão colorido, tão alegre, tão claro!
Pixote queria morar na grama, entre as árvores. Ele ficava um tempo na margem do lago, mas tinha de voltar pra água. Pra respirar. Pra não morrer.
Pixote começava a nadar de novo, no meio do lago. Era uma escuridão sem fim, pra margem, da margem pra água. Sempre sozinho, cheio de medo, infeliz da vida.
Um dia, Pixote estava nadando e olhando os outros peixes. Eles brincavam, contentes, nas águas claras do lago. De repente, Pixote pensou:
- Ué! Outros peixes? Águas claras? O que que aconteceu?
- Será que eu vim parar em outro lago sem saber? – perguntava Pixote. E olhava pra todo lado, e via um monte de coisas novas.
Via peixes, peixinhos, peixões. Via pedras de todos os tamanhos, de todas as cores. E plantas aquáticas, sapos, rãs. Até sapatos velhos e brinquedos de crianças tinha lá!
E era tudo tão lindo! A água meio azulada, cheia de claros e escuros, cheia de brilhos. Uma beleza mesmo!
Pixote olhava e ria. Cadê a escuridão?
Cadê o medo? Pixote estava contente, feliz da vida! De repente, Pixote descobriu o que tinha acontecido. E começou a rir:
Eu sou mesmo um pateta! Ficava nadando pra lá e pra cá, morrendo de medo do escuro...Lógico! eu só nadava de olho fechado!
1. Vamos consultar o dicionário para descobrir o significado da palavra:
Margem-
2. Quem era Pixote?
3. Pixote era feliz ou infeliz?
4. Onde morava Pixote?
5. Por que Pixote era infeliz?
6. De que Pixote tinha medo?
7. Onde Pixote ia toda hora?
8. O que ele via?
9. Onde Pixote queria morar?
ATIVIDADE LITERÁRIA:

1.Observe a capa do livro e responda:
a)Nome da obra:____________________________________________________
b) Autora:__________________________________________________________
c)Ilustradora:_______________________________________________________
d)Editora:__________________________________________________________

2.Escreva as características:
a) do lago:__________________________________________________________
b) de Pixote:________________________________________________________
c) do ambiente que cercava o lago:___________________________________

3.Ordene os fatos de acordo com os acontecimentos:
( )Olhava pra todo lado, e via um monte de coisas novas.
( )Sempre sozinho, cheio de medo, infeliz da vida.
( ) Pixote vivia num lago e andava sempre muito infeliz.
( )Pixote olhava e ria. Cadê a escuridão?
( )Pixote queria morar na grama, entre as árvores.
4. Depois que Pixote abriu os olhos, o que ele descobriu?
5.RECORTAR, COLAR E ILUSTRAR:

 
Procurando Memo


Tem mais AQUI
Literatura Infantil e Notícia de Jornal:
 correlacionando dois gêneros.

Ler, com desenvoltura, uma história infantil e uma notícia de jornal, correlacionando-as.
Pesquisar, em diferentes fontes, a diversidade de peixes existentes na natureza;
Refletir a respeito das características dos peixes a partir da realização de uma pesquisa.
Apresentar, com clareza, os resultados da pesquisa, através de exposição oral e escrita.
Reconhecer a estrutura do gênero Notícia de Jornal, através de atividades relacionadas.
Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
O professor levará para sala de aula um peixe de verdade em um aquário e dirá a turma que aquele peixe será deles; assim eles deverão votar um nome para ele e cuidar dele durante o restante do ano.
Cada final de semana, um aluno será responsável por levar o peixe para casa para cuidar.
Após a votação do nome, o professor deverá discutir com os alunos quais são os cuidados necessários com o peixe e deverão concluir que ele precisa ser alimentado todos os dias (O professor terá levado a ração do peixe para a sala também), o aquário deve ser limpo toda semana (a água deve ser trocada), o peixe deve ser mantido na água, dentre outras ideias sugeridas pelas crianças.
A turma deverá, também, escolher uma parte da sala para colocar o peixe e decidir a ordem de alunos que levará o peixe para casa.
Momento 2
O professor proporá aos alunos uma pesquisa, com o objetivo de conhecerem com maior profundidade a vida e as características dos peixes e para, dessa forma, poder cuidar melhor do peixe da sala.
Para tanto, a turma será dividida em grupos e o professor orientará a pesquisa da seguinte forma:
Os alunos deverão pesquisar em diversas fontes, como: livros, internet e revistas, os diferentes tipos de espécie de peixe explicando que espécie é o mesmo que um tipo de peixe ou família de peixes e deverão pesquisar também suas características principais, levando para a sala imagens de diferentes peixes.
Essas informações serão anotadas em uma folha como a do modelo:
Pesquisa sobre os peixes:
■Nome de diferentes espécies de peixes e diferenças e semelhanças entre eles: (Exemplo: Nomes de espécies: Piraputunga, Lambari, Tilápia, Bagre, Mero. Diferenças e semelhanças: Lambari, Piraputanga e Mero possuem escamas e se alimentam durante o dia; já o bagre tem pele coberta de couro, se alimenta a noite e possuiu barbatanas
■Alimentação: (Eles comem minhoca, ração, inseto, peixes menores, algas, frutas, etc)
■Lugares onde habitam: (água doce -rios e água salgada - mares)
■Como respiram? (Através das brânquias e na água)
■Como nascem? (Através de ovos)
■Como se locomovem? (Com o auxílio de nadadeiras)
■Como seu corpo é coberto? (O corpo é coberto de escamas)
■Figuras de peixes:
Caso o professor tenha acesso a uma sala de informática com computadores, deverá levar os alunos e realizar a pesquisa lá, orientando a escolha dos sites.
Momento 3
O professor combinará um dia para os alunos levarem o resultado da pesquisa, se ela não tiver sido feita no Laboratório da escola, os grupos deverão apresentar à turma as informações encontradas, mostrando também as figuras.
As imagens comporão, ao final, um mural na sala de aula.
Momento 4
O professor dirá aos alunos que eles irão conhecer a história de um peixe tristonho.
Assim, ele entregará o livro de Literatura "O peixe Pixote", de Sônia Junqueira, para eles lerem, sentados em formato de círculo no chão.
Após a leitura individual e oral, realizada por alguns alunos escolhidos, o professor conversará com a turma a respeito da história, fazendo com que eles a recontem oralmente. Para tanto, poderá utilizar perguntas como:
■Onde Pixote vivia? (Ele vivia em um lago)
■Ele era feliz? Por quê? (Não. Ele era muito infeliz, pois não gostava do lago)
■Como era o lago? (O lago era escuro)
■Aonde Pixote gostava de ir? (Ele gostava de ir à margem do rio)
■Como era a margem do rio? (A margem era colorida, o céu era azul, tinha grama, crianças, cachorro, etc)
■Por que Pixote não podia morar na margem? (Porque ele não conseguia respirar na margem)
■Os outros peixes também eram tristes? (Não, eles nadavam e brincavam contentes)
■Um dia, o que Pixote viu no lago? (Outros peixes, pedras, plantas, sapos, rãs, sapatos velhos e brinquedos)
■Por que você acha que tinha sapatos e brinquedos no lago? (Resposta pessoal na qual o aluno terá que reconhecer que alguém jogou esses objetos no rio)
■Você acha normal, objetos como sapatos e brinquedos estarem no lago? (Resposta pessoal, na qual os alunos terão que reconhecer que esses objetos não pertencem ao lago e o poluem)
■Por que de repente Pixote começou a achar o lago bonito? (Porque ele descobriu que nadava de olhos fechados)
■Vocês conhecem rios e lagos que têm muitos objetos como os encontrados por Pixote? (Resposta pessoal)
■Que objetos vocês acham que as pessoas jogam no lixo? (Resposta pessoal)
■Esses objetos deixam o rio sujo e poluído? (Os alunos deverão entender que objetos como sucata sujam o rio e o poluem)
Momento 5
O professor conversará com os alunos a respeito da poluição dos rios, dizendo-lhe que o peixe Pixote enxergava o lago escuro por não abrir os olhos, mas que, atualmente, as pessoas jogam tanto lixo nas águas que os peixes moram em locais escuros, devido a poluição.
O professor complementará dizendo, ainda, que muitos peixes morrem devido a poluição.
Para os alunos constatarem esse fato, o professor entregará para lerem a Notícia de Jornal abaixo:
Região tem 11 espécies de peixes em extinção
Allan de Abreu
Vítimas da pesca predatória, da poluição e das usinas hidrelétricas, espécies de peixes típicas da região aos poucos desaparecem dos rios. O Livro Vermelho, publicado neste mês pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, lista 11 espécies de peixes da região ameaçadas de extinção, sete delas com valor comercial, como o pacu-prata, o surubim-pintado, o mandi e o jaú.
Outras três, dourado, tabarana e cascudinho-de-Marapoama, são classificadas como “quase ameaçadas” e uma é considerada extinta na natureza, o pirapitinga-do-Paraná. Pescador desde criança, José Alves da Silva, 34 anos, de Adolfo, acompanha de perto o sumiço dos peixes. “Faz anos que não sei o que é um mandi ou um dourado no Tietê.” Profissional há dez anos, ele se lembra com saudade do tempo em que era rotina pegar até 300 quilos por mês de mandi na rede. Agora, conta nos dedos os exemplares capturados. “Se for dois por ano é muito.”
De tão raro, o último dourado encontrado por Argemiro Lopes de Freitas, 52 anos, também pescador profissional, está bem guardado na lembrança. “Foi em março de 2009. Peguei um de cinco quilos.” Outra espécie cada vez mais rara é o pacu-prata. “Faz tempo que não vejo nenhum”, afirma o motorista Odair Mirabelli, 55 anos, pescador nas horas vagas.
Notícia retirada do site: http://www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Meio+Ambiente/9540,,Regiao+tem+11+especies+de+peixes+em+extincao O professor dirá aos alunos que o texto acima é uma notícia retirada de um jornal da cidade de São José do Rio Preto e que, nessa notícia pode-se constatar o fato de muitas espécies de peixes estarem morrendo.
Para trabalhar com a notícia, o professor escreverá no quadro negro algumas perguntas e escolherá alguns alunos para respondê-las, escrevendo as respostas no próprio quadro.
Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de discutir as questões e refletir coletivamente a respeito da estrutura e do conteúdo da Notícia.
As perguntas anotadas no quadro serão as seguintes:
1.Quando essa notícia foi escrita? (Ela foi escrita em 23 de maio de 2010)
2.Quem é o autor dessa notícia? (Allan de Abreu)
3.Em qual jornal essa notícia foi publicada? (No Diário da região de São José do Rio Preto)
4.Qual é o título da notícia? ( Região tem 11 espécies de peixes em extinção )
5.A que região o título se refere? (A região de São José do Rio Preto)
6.Qual assunto é tratado nessa notícia? (A extinção dos peixes na região devido a poluição, a pesca e a Usinas)
7.Quantas espécies estão sendo ameaçadas? (11)
8.Por que os pescadores ficam preocupados? (Porque a pesca é o sustento deles e com a poluição eles não conseguem pescar)
9.Qual é o objetivo da notícia? (Informar aos leitores a respeito do desaparecimento dos peixes)
Após a discussão dessas questões, o professor enfatizará com os alunos que uma notícia de jornal tem o objetivo de informar as pessoas a respeito de algum assunto e que precisa apresentar a data em que foi escrita, o nome do Jornal em que foi publicada e o nome de quem a escreveu.
O professor ainda perguntará aos alunos se eles perceberam diferenças entre a história do Livro de Literatura e a notícia de jornal.
A turma poderá responder de acordo com suas concepções e o professor deverá conduzir a conversa de modo que eles percebam que no livro de Literatura uma história sobre peixes foi contada por um autor, já na notícia um acontecimento verídico, com relação aos peixes, foi reportado e sendo assim fez-se necessário apresentar local, época e nome da pessoa que garante a veracidade dos fatos.
Recursos Complementares
As informações a respeito dos peixes podem ser encontradas em sites como: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/peixes/peixes-alguns-tipos.php
 Avaliação
O professor avaliará:
Se o aluno foi capaz de cuidar do peixe quando o levou para casa.
Se o aluno conseguiu pesquisar com êxito e apresentar os resultados da pesquisa, através da correção da folha de orientação de pesquisa e da apresentação oral dos grupos.
Se os alunos leram com desenvoltura o livro de Literatura quando solicitada a leitura oral e se souberam recontá-la.
A desenvoltura da leitura da notícia e se os alunos compreenderam seu conteúdo e sua estrutura ao responderem as perguntas do quadro negro.


 Análise pedagógica e filosófica sobre esta obra de Sonia Junqueira

Surpreendendo-se com os animais aquáticos:
A aventura dos peixes - UCA/Metodologia Científica
(Peixe Pixote + Memo)

Identificar as características e modos de viver dos peixes.

· Compreender sobre alimentação, habitat, reprodução, espécies e preservação dos peixes.
· Interagir com os pares.
· Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica.
· Registrar informações obtidas em listas, quadros, anotações, fotos ou desenhos.
· Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos.
· Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar.
· Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Aula completa AQUI





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios